Select Page

Quem pode sonhar?

Quem está sonhando?

Quem sempre sonhará?

Apenas o amante-Deus

Dentro do coração-aspiração do buscador.

– Sri Chinmoy

 

Esta é uma página da coleção de posts sobre sonhos espirituais extraídos dos escritos de Sri Chinmoy, do livro Sonhos. As outras páginas são:


nao ter sonhos ruinsComo não ter sonhos ruins

 

Eu deveria orar para não ter sonhos ruins, ou seria melhor simplesmente deixar que os sonhos que vierem venham?

Primeiro medite no coração e sinta a verdadeira presença da luz. Então pegue essa luz e lance-a no escuro abismo do umbigo para sua purificação. Você não terá sonhos ruins porque o seu vital estará purificado.

 

Quando vamos dormir, deveríamos tentar ter sonhos divinos ou simplesmente seria melhor dormir naturalmente?

Caso sintamos que alguns sonhos divinos nos inspirarão, pois nos últimos dias ou semanas ou meses não conseguimos meditar bem, seria recomendável tentar ter sonhos divinos quando formos dormir. Nesse caso, eles serão uma inspiração para nos ajudar a meditar tão bem quanto costumávamos anteriormente. Mas, se apenas ficamos encantados com a palavra “sonho” e queremos ter um sonho simplesmente pelo sentimento agradável ou prazeroso que traz, isso não nos auxiliará na nossa vida espiritual de maneira alguma.

 

Quando temos sonhos ruins, isso quer dizer que forças ruins entraram em nós?

Antes de dormir, às vezes comemos algo que não é bom para nós. Então não é por causa das forças ruins que temos sonhos ruins, mas simplesmente por causa da comida que ingerimos. E, se tivermos pensamentos ruins enquanto comemos, talvez achemos que tudo acaba por ali mesmo. Mas não acaba. Durante a noite esses pensamentos podem causar sonhos ruins. Às vezes, os sonhos ruins acontecem por conta da comida e, às vezes, eles ocorrem por conta daquilo que pensamos enquanto estamos comendo.

Se dormir com as mãos unidas no peito, em cima do coração, poderá ter pesadelos. É melhor dormir de lado ou de costas, sem qualquer pressão no peito enquanto dorme. Dormir com as mãos no peito não é nada bom. Você poderá dormir muitas horas, mas não dormirá bem. E também não é bom cobrir o rosto com cobertores ou lençóis.

 

O que deveríamos fazer se tivermos um sonho assustador?

Quando você tem um sonho amedrontador, não lhe dê importância indevida. Você pode até sonhar que algo ruim acontecerá na sua vida. Mas se ficar incomodado ou com medo do sonho, isso por si só já é algo ruim. Digamos que você tem um sonho em que um amigo ou familiar morre. O seu sonho pode estar absolutamente correto; amanhã essa pessoa certamente morrerá. Mas, se ficar com medo hoje, então hoje ela já estará morta para você. Caso se renda ao sonho, você sofrerá desnecessariamente antes da hora chegar. Também, o seu medo entrará imediatamente na vítima e será mais um fardo para ela.

Por outro lado, se não tiver medo, durante o tempo que há entre o sonho que teve e a possibilidade do seu acontecimento, você poderá lutar contra aquilo com oração e meditação. Ao invés de ficar assustado, tente oferecer as suas orações a Deus. Talvez você pense que a oração é algo feminino ou delicado, mas não é. A sua oração é a sua maior força. A força de Deus é a Sua Compaixão, e a força do homem é a sua oração. Se puder meditar, essa será uma força ainda mais poderosa. Se orar e meditar sinceramente e a Graça de Deus se fizer presente, eu lhe asseguro que você pode atrasar o acontecimento de qualquer sonho profético. Muitas vezes os buscadores espirituais sonharam que seus familiares morreriam e imediatamente eles começaram a meditar e orar a Deus, e a Graça de Deus veio. Deus nem sempre anula a possibilidade, mas Ele pode atrasar o acontecimento.

Porque Deus auxilia o aspirante em casos como esse? Deus ajuda porque Ele não está preso pela lei cósmica. Já que a lei cósmica foi criada por Deus, a qualquer hora Ele pode quebrar a Sua própria lei. Se Deus não pudesse quebrar a Sua própria lei, Ele não seria onipotente. E você pode fazer Deus quebrar a Sua lei através de orações repletas de alma. Deus pode ter dito: “Que isto aconteça.” Ele marcou aquilo. Mas, quando a oração humana entra no Seu Coração, Ele pode cancelar o Seu próprio decreto.

 

É possível transformar um sonho ruim num sonho bom?

Enquanto estiver tendo um sonho ruim, se realmente quiser transformar o seu sonho ruim num sonho bom, você precisará imediatamente tentar acordar. Levante-se e espreguice os braços; então se sente e medite. Se mergulhar fundo, a força da sua luz e meditação interiores estará fadada a transformar os seus sonhos ruins em sonhos bons, iluminadores e preenchedores. Isso é o que deve fazer se quiser transformá-los. Mas, se quiser se livrar dos sonhos ruins, levante-se imediatamente após ter tido o sonho e diga: “Ah, estou livre desse ataque maligno.” Antes de voltar a dormir, sorria, ria e dance, porque o ataque acabou.

Se você tem sonhos ruins frequentemente, deverá ser mais cuidadoso, mais consciente, mais devotado à sua vida espiritual, principalmente na hora da meditação. A cada vez que meditar, sinta que os resultados da meditação são como um rio fluindo em direção ao mar, a sua meta final. Quando tiver um sonho ruim, sinta que o sonho não é a meta. Ele é apenas parte de uma jornada. Durante a jornada, você pode encontrar condições climáticas ruins e obstáculos no caminho, mas, se for corajoso, inevitavelmente alcançará o seu destino.

Seja corajoso durante os seus sonhos e sinta que o sonho não é o fim. Se tiver um sonho infeliz, sinta que foi um passo necessário que o fortalecerá na sua vida espiritual. É desnecessário dizer, mas a própria Realidade anseia para que você chegue à sua porta. Ela desesperadamente precisa de você, do choro do seu coração e da unicidade constante e consciente da sua vida, para que ela possa se manifestar em e através de você, para a vida-perfeição e amor-manifestação na Terra.

 

Por que é que eu tenho uma meditação maravilhosa e durante a noite tenho sonhos vitais impuros?

Quando você tem sonhos vitais, isso quer dizer que o seu vital deve ser purificado. Se deixar o seu quarto bagunçado, você não pode esperar entrar no quarto e de repente encontrar tudo espontaneamente limpo. Você tem de entrar no quarto e tentar limpar a bagunça, colocando algo de lado e jogando fora outras coisas.

Durante a sua meditação, você está recebendo luz. Quando essa luz entra no seu ser, ela pode mostrar que o seu vital necessita de purificação.

Se você entrar num quarto escuro sem uma luz, não enxergará nada e talvez ache que está tudo certo. Mas uma vez que ligar a luz, verá que nada está certo, que todos os tipos de forças destrutivas estão no quarto. Isso é bom, porque então você estará em posição para transformar essas forças. Quando obtém paz, luz e deleite da sua meditação, você tem a possibilidade de entrar no seu vital e purificá-lo. Quando tiver uma meditação poderosa, tente trazer a luz da sua meditação para o vital. Os sonhos serão purificados pelo poder da sua meditação.

 

Como podemos obter mais controle sobre a pureza no estado de sonho?

Durante o tempo de vigília você tem certo controle sobre a pureza, ao passo que, enquanto dorme, praticamente não possui controle. Mas é uma questão de prática. Se quiser ser um bom músico, você tem de praticar, praticar e praticar. Você pode até tocar todas as notas corretamente, desde o início até o fim. Mas, se não praticar, você estará fadado a cometer erros. Se quiser ser um bom dançarino, você tem de praticar os passos dia após dia. Senão, nunca será perfeito.

Se você puder meditar em pureza com toda a alma e se puder ser perfeito na sua vida interior durante o dia, eu lhe asseguro que também será perfeito mesmo enquanto dorme profundamente. Uma vez que tenha pureza nos sonhos, ficará muito satisfeito, pois sonho representa realidade, e realidade representa sonho. O que você sonha é realidade em algum outro mundo, num mundo superior ou num mundo inferior. Se puder ter certa mestria sobre a impureza no mundo físico, eu lhe asseguro que no mundo dos sonhos também você terá mestria sobre a sua impureza.

 

A alma obtém experiências a partir dos sonhos negativos para ajudar na sua evolução, assim como acontece com as experiências reais na vida?

“Sonho negativo” é uma expressão muito complicada. Um sonho positivo nós conhecemos como algo que é inspirador, algo que aspira em e através de nós. Mas sonhos negativos podem ser de diversos tipos. Se, por falta de aspiração alguém sonha com a vida vital inferior, a vida sexual, esses sonhos não ajudam a alma de forma alguma. Mas se alguém sonha que está tentando fazer algo, como estudar, mas está fracassando nos exames, ou se quer correr em direção à luz, mas não consegue mover os pés, esses tipos de sonhos negativos podem ser benéficos. Essas experiências negativas, essas dores temporárias, não atrapalharão a nossa jornada como fariam se fossem experiências na vida exterior. A pessoa sofre por cinco minutos, mas quando acorda está determinada a fazer a coisa certa e ser bem sucedida. Nova determinação e nova aspiração aparecem e ela se torna mais forte e mais poderosa.

Devemos encarar esses tipos de sonhos como experiências que às vezes são de ajuda para nos tornarmos fortes. O filho de um boxeador está lutando com o seu pai. O pai está ensinando ele a boxear e, a todo tempo, o atinge e derruba. Ou um praticante de luta livre está ensinando seu filho a lutar, e o filho é empurrado e lançado. Essas experiências da vida auxiliam a alma, pois elas fazem tudo o que compõe a existência – o físico, vital, mental e psíquico – fortes no campo de batalha da vida. Essas experiências podem ajudar a alma ao fortalecer as outras partes do ser. Quanto mais fortes somos na nossa existência integral, mais oportunidades a nossa alma tem para trabalhar em e através de nós pela manifestação da sua própria luz.

Os sonhos negativos desse tipo podem certamente ajudar a alma, assim como os sonhos de progresso e sucesso. Se o sonho for sobre sucesso no mundo vital, a alma não ganhará nada. Mas se o sucesso for alcançado através das qualidades divinas que se possui, através da sinceridade e devoção, então a alma se beneficiará. E, se o sonho for sobre progresso na vida espiritual, esse sonho pode certamente oferecer ajuda substancial à alma, caso lhe dermos a importância correta.