Select Page

Como encontrei o meu Caminho – Juliana

concerto gratuito sp rj niteroi curitba

por Juliana Francisco

Eu comecei a buscar por meditação quando assisti a alguns documentários que falavam que a meditação era o caminho para felicidade. Na época, estava buscando saber o que era felicidade. Literalmente eu busquei na internet o que era felicidade, porque eu não me sentia feliz. Pelo contrário, na maior parte do tempo estava ansiosa, confusa, com medo, triste, sem motivação e desconectada com tudo.

Eu sempre fui automotivada, alegre, determinada, consegui tudo o que sonhei e fui além do que poderia imaginar (só para esclarecer que não era algo relacionado a fracassos ou fuga da realidade ou frustrações da vida e etc.). Mas daí, cheguei em um momento em que tudo no que acreditava não me parecia real. Estava tudo vazio de significado. Eu trabalhava, tinha uma boa profissão, era casada, viajava para bons lugares, tinha amigos, ia para festas e coisas do tipo, mas nada disso estava me fazendo sentir satisfação genuína. Estava vendo a minha vida passar e sentia que nada estava acontecendo, eu ouvia as pessoas, os acontecimentos e parecia tudo igual sempre, o mesmo drama da vida comum. Será que a vida era só isso? Eu me perguntava. Até que chegou um momento em que eu pedi para Deus me mostrar meu caminho.

Quando comecei a fazer o curso de meditação, me deparei com um outro universo, uma outra realidade, muito mais bela e real do que eu poderia imaginar. Foi realmente um divisor de águas em minha vida. Eu não fazia ideia do que era meditação. E também não fazia ideia que era uma forma de trabalhar a minha espiritualidade, me autoconhecer e progredir em diversos aspectos. Não conhecia Sri Chinmoy e sinto que foi Deus atendendo ao meu pedido, pois além de começar a meditar encontrei o meu Mestre espiritual e me sinto outra pessoa desde então. Sri Chinmoy consegue trazer à tona o que há de melhor em nós. Seus ensinamentos tem uma profundidade que transcende o nosso tempo. Ele nos eleva até Deus com rapidez. A cada dia me deparo com algo novo.

Percebi que o que sentia era um completo distanciamento da minha alma e de Deus. Percebi que havia acordado deste mundo de ilusões e não podia mais voltar a dormir. A minha alma estava chorando e eu precisava alimentá-la. A meditação é a melhor forma de alimentarmos nossa alma e, se tivermos um Mestre, ele nos alimentará incondicionalmente. É o caso de Sri Chinmoy. Ele realizou Deus e traduziu essa realização através da sua consciência e ações aqui na terra, e o seu legado é tão imenso que continua se ampliando e impactando mais vidas. É muito lindo de ver, sentir e participar disso.

Hoje pratico meditação diariamente, ao menos duas vezes ao dia e faço quase tudo que Sri Chinmoy recomenda para nós buscadores, que inclui, mas não se limita, a praticar esporte, ler livros espirituais, fazer serviço desinteressado, orar e principalmente meditar. Mas além disso, ele nos ensina a como nos tornarmos pessoas melhores.

Infelizmente ainda não consigo fazer tudo que gostaria dos seus ensinamentos, pois ainda sou limitada pela minha ignorância, mas sinto que Ele tem me ajudado interiormente e estou muito feliz pelo meu progresso e mais feliz em sentir que isso é só o começo, que pode sempre ser melhor se eu fizer as escolhas certas. Sou muito grata por ter encontrado o curso, pelos meus amigos que o compartilharam e principalmente a meu querido e amado Mestre Espiritual, Ele já não estava aqui na terra quando encontrei o seu Centro, mas eu sinto sua presença na minha vida, seus ensinamentos e direcionamentos. Ele está vivo, sua consciência é eterna, a vejo e a sinto na minha vida. Sei que cada um de nós está direcionado a algum caminho espiritual, e sou realmente grata por ter encontrado o meu caminho. Lembro que busquei várias religiões e não me identificava com nenhuma delas. Daí foi muito especial e surpreendente me sentir pertencendo a um lugar que não é uma religião, mas que nos conecta com Deus.

É muito engraçado como agora fica tão claro que até os momentos mais felizes que já vivi antes de encontrar o meu caminho, nada se comparam ao sentimento que tenho hoje e que é constante. Não tenho como explicar; cada um de nós sabe de si. Eu ainda lembro de como me sentia, e o sentimento de hoje é incomparável. Não significa que os desafios cessaram, mas hoje me sinto segura e em paz.

Encontrar o Centro Sri Chinmoy foi o retorno ao lar. Voltei para minha casa; acabou a busca. Agora já tenho um caminho a seguir que me faz feliz e progredir rapidamente.

Eu lhe darei tudo

Eu lhe darei uma chance,

Se você quiser uma chance.

Eu lhe darei uma nova vida,

Se você quiser uma nova vida.

Eu lhe darei tudo de que precisa,

Mas você é quem deve receber isso de mim.

Na sua alegre luz-aceitação

Está a manifestação-perfeição da sua vida.

– Sri Chinmoy, do livro Transcendence-Perfection