Select Page

Significado dos sonhos parte 1

Esta é uma página da coleção de posts sobre sonhos espirituais extraídos dos escritos de Sri Chinmoy, do livro Sonhos. As outras páginas são:

 

significado sonhosSe, durante um sonho, sentimos um amor profundo por alguém, como podemos melhor levar o amor desapegado para o nosso relacionamento exterior?

Se sentirmos amor profundo por alguém num sonho, primeiro devemos saber se esse amor é emocional ou não. Se for amor vital emocional, então devemos imediatamente oferecer o nosso amor e o objeto do amor ao Supremo em nós.

Esse tipo de sonho é como comer um bolo. Primeiro tentamos não comer o bolo, pois não queremos ganhar peso. Mas, se temos de comer o bolo, o faremos em segredo. Temos medo de comer o bolo em público por medo de que o mundo nos verá e rirá da nossa gula. Assim, comemos em segredo. Mas o melhor é não comer o bolo de forma alguma, nem mesmo em segredo.

Se interiormente fizermos algo errado conscientemente, será muito difícil, quase impossível, nos desapegar daquilo. Portanto, devemos buscar sempre estarmos completamente despertos, para que durante nossos sonhos não façamos as coisas que não devemos e não faríamos durante as horas de vigília. Podemos ficar completamente conscientes nos nossos sonhos ao desenvolvermos mais força de vontade consciente durante as horas de vigília.

 

Eu tive um sonho em que a minha mãe morreria. Eu sabia daquilo, então orei e orei. E ela morreu mesmo.

 O seu sonho o estava preparando. Se não soubesse, o seu choque e tristeza teriam sido maiores. Quando a sua mãe faleceu, por um lado você estava triste, mas, por outro lado, o seu sonho já o havia auxiliado a ficar mais forte.

 

Tive um sonho com a minha irmã mais velha. Ela estava vestindo um sari verde e estava numa estrada no crepúsculo.

 O verde significa nova vida. Se a sua irmã estava vestindo um sari verde, isso quer dizer que ela recebeu uma nova vida, uma nova esperança.

Mas há dois tipos de crepúsculo. Um é o crepúsculo da manhã, do nascer do sol, e o outro é o da noite, do por do sol. Seu sonho foi com qual deles?

Era o crepúsculo da noite.

O sari verde significa inspiração energia dinâmica, nova esperança, nova identidade, nova vida, e o crepúsculo significa metade luz e metade escuridão. Apesar de a sua irmã ter esperança e inspiração e esteja clamando por uma nova vida, ela não está completamente pronta para aceitar o caminho espiritual. Ela está pronta para aceitar cinquenta por cento escuridão e cinquenta por cento luz. Ela tem ou teve a oportunidade de ser dinâmica, muito energizada e cheia de entusiasmo, e entrar no mar de luz, mas ela não valorizou a oportunidade. Ela não a aproveitou. Ela quer desfrutar do mundo exterior de escuridão e, ao mesmo tempo, do mundo interior de iluminação, algo que é impossível. Ela quer metade luz e metade escuridão na vida, uma mistura de ambos. Mas uma mistura de ambos não poderá satisfazê-la.

 

Certa vez eu sonhei com um templo muito ancestral, onde muitas pessoas estavam venerando estátuas. Eu reconheci todos os rostos que vi. Qual é o significado disso?

 Essas são pessoas que você conhecia nas suas encarnações passadas. Esse tipo de sonho faz com que sinta que esta não é a sua primeira ou última encarnação. Você foi algo e conhecia algumas pessoas antes. Se não eram boas pessoas, você conhecerá melhores nesta encarnação. Dessa maneira, ele o encoraja. Se você não fez algo no passado, poderá fazê-lo agora e, se não fizer agora, poderá fazer aquilo amanhã. Esse é o propósito da reencarnação – se você não fez algo, terá a oportunidade de fazer aquilo em outra vida.

Se você viu uma pessoa não inspiradora na rua ontem e, hoje, num sonho você vê a pessoa novamente, que tipo de benefício há nisso? Quando o viu ontem, você não ganhou nada. Ao sonhar com a pessoa, ainda assim não ganhará nada. Mas se essa pessoa era muito espiritual, sincera e aspirante, você recebeu inspiração dela quando a viu. E, durante a noite, se você ver a mesma pessoa num sonho, receberá mais inspiração. Quando vê pessoas aspirantes, é uma bênção. Mas se você vê pessoas não aspirantes durante o dia, é só uma perda de tempo. Se vê-las de novo durante a noite, também será uma perda de tempo.

 

Eu tive um sonho onde você me pediu para fazer uma bola azul para você.

Azul significa algo muito vasto, algo infinito, e a bola significa o mundo ou a Consciência Universal. A bola azul aqui representa o instrumento eterno. Eu estava lhe contando que o Supremo está fazendo de você Seu instrumento confiável.

 

Eu sonhei que estava falando com alguém enquanto olhávamos para uma terra vasta e fértil. Eu vi um céu como um nascente dourado, com o sol nascendo sob a terra e lançando uma luz dourada.

O céu significa vastidão. E a terra vasta que você viu também representa vastidão. A satisfação só virá quando a vastidão acima e a vastidão ao redor se encontrarem. A vastidão superior é o Céu, e a outra vastidão é a Terra, o lugar onde você vive. Quando a nossa consciência-terra é ampliada, imediatamente a consciência-Céu, que é infinitamente mais ampla que a consciência-terra, encontra essa consciência-terra. Quando elas se encontram, você vê uma cor dourada. Essa é a cor da manifestação divina. Quando a Terra é receptiva, quando o coração da terra é amplo, a luz do Céu pode entrar nela. Então a consciência iluminadora do Céu e a consciência aspirante da Terra se tornam uma. Quando se tornam uma, isso é uma manifestação da Realidade divina.

 

Eu sonhei com uma serpente muito lustrosa, de cor laranja brilhante. O que isso significa?

Esse seu sonho foi muito relevante. Mas a cor que você viu não foi laranja; foi dourada. A cor dourada significa manifestação divina. A cobra significa energia. Você encontrará cobras ao redor do pescoço do Senhor Shiva, simbolizando a energia que há ao redor dele. Cada cobra possui um significado próprio. Se não forem pretas, elas serão todas boas. Caso veja uma cobra preta, saiba que é uma força não divina. Mas, se ver uma cobra com uma cor dourada ou vermelha, a cor dourada significa manifestação divina e a cor vermelha significa poder. Uma cobra dourada quer dizer a manifestação da energia divina. A energia divina entrou em você, na sua vida espiritual, e queria fluir através de você na forma de manifestação.

 

Eu sonhei que estava fora da casa dos meus pais e vi um velho amigo que conheci antes de me tornar seu discípulo. Ele fez voltar a mim uma espécie de sensação ruim, mas eu estava brincando com ele. De repente, uma poderosa e grande águia roxa veio do céu e me atacou. Eu a matei e senti a força mais poderosa que já senti em mim mesmo.

 Uma águia voa alto, mas a sua consciência é muito baixa. É como um buscador que finge estar num estado muito elevado de meditação quando, na verdade, sua consciência está no vital inferior ou no mundo das fofocas.

Quando você viu o seu velho amigo, que ainda estava na consciência que você tinha antes de entrar para a vida espiritual, a sua antiga vida não divina veio à tona de repente e atacou a sua vida espiritual. A vida não divina tem um tipo de arrogância e um sentimento de superioridade. Não é só a vida divina que sente ser superior. A vida de aspiração sente que ela é a vida real, mas a vida-desejo não divina também sente que ela é a vida real. A sua vida anterior era a vida de desejos; não havia aspiração alguma. Apesar de você ter vivido antes uma vida muito não aspirante, dentro de você havia um sentimento de superioridade. Você se sentia superior às pessoas que não estavam agindo como você. Você sentia que eles eram todos tolos que não experimentavam nada na vida, ou covardes que não eram corajosos o suficiente para adentrar a aventura da vida. Você tinha esse tipo de orgulho. Assim como a águia voa alto, mas tem uma consciência muito baixa, você também era orgulhoso e arrogante, a despeito da sua consciência estar num plano muito baixo.

Então, de repente, por você ter aceitado a vida espiritual, a sua alma veio à tona. Já que você aceitou a vida espiritual devotadamente e conscientemente, a sua alma utilizou o poder que tem e destruiu a águia. A águia representava a maneira falsa de subir. A alma quer que você suba e voe alto, mas de uma forma genuína, com aspiração, e não com desejos, arrogância e um sentimento de superioridade destrutivo e negativo. Foi a luz da sua alma que destruiu as suas qualidades divinas no sonho.

 

Eu senti que estava subindo uma colina muito íngreme com uma grama verde e bela. Estava ficando muito íngreme, e eu fiquei com medo, mas continuei subindo com a ajuda de uma pessoa não identificada. Quando eu estava prestes a chegar ao topo, fui distraído por algumas monjas oferecendo flores.

Eu gostaria de dizer que o caminho espiritual é muito árduo e muito íngreme. Quando você tem de subir, é muito difícil. Os seres que você viu não eram monjas; eram anjos. Mas você sentiu no sonho que eram monjas porque a sua mente física estava operando. A sua mente física não queria que você visse anjos, porque não queria que você sentisse tanta alegria. A mente é assim. Ela destrói tudo. Com o seu coração, você foi muito alto, mas a sua mente quis diminuir a sua alegria e fez com que você os visse como monjas. Se a mente não tivesse interferido, você teria ficado muito feliz em ver anjos com flores.

 

Eu tive um sonho onde tudo o que vi foi o seu rosto. Ele era muito poderoso e dinâmico, bem diante de mim, e parecia estar me puxando.

Esse sonho quer dizer que é necessário que você aceite a vida poderosamente e corajosamente. Você entrou para uma nova vida, mas há um medo sutil em você. Eu estava vertendo uma tremenda energia em você no sonho. Essa energia estava entrando em você e, como um ímã, estava puxando-o. Fiz uma entrada consciente na sua alma através da minha concentração, para que você não tenha medo. É necessário que você seja poderoso e dinâmico para que possa receber uma vastidão de verdade, luz e bem-aventurança na sua nova vida.

 

Eu sonhei que estava afundando em algo e, quando saí, era como sair de uma meditação. Eu quase queria ficar lá.

Não foi o caso de afundar. Você foi é muito fundo no seu interior. Você entrou na região da alma para um verdadeiro descanso e satisfação.

 

Eu tive um sonho onde eu ouvi música distante e, quando acordei, pensei que estava morto ou no Céu.

Essa foi uma experiência muito poderosa que você recebeu das profundezas da sua alma. A música que ouviu foi da alma. Essa música não pode ser apreciada pelo ouvido exterior; ela deve ser apreciada com o nosso órgão interior.

Na vida comum, quando o vital inferior ou o vital emocional não apreciam ou se identificam com algo, sentimos que estamos mortos. Quando o corpo e o vital não apreciam a música da alma, eles estão mortos para esse tipo de música, que inspira e eleva a nossa consciência. Portanto, quando o físico está separado da alma – da música da alma, da luz da alma – o físico está espiritualmente morto. Não é que você está morto, mas quando o corpo não aspirante não aceita a alma como sua fonte, sentimos que ele é como um soldado morto, assim como dizemos que quem não pratica nenhuma espiritualidade na vida é uma alma morta.

 

Eu tive um sonho em que eu entrei num quarto e vi que você e todos os seus discípulos tinham asas.

As asas querem dizer que os discípulos possuem uma aspiração intensa. Não são as asas de um anjo ou de um pássaro, mas a aspiração intensa que voa muito, muito alto, infinitamente mais alto do que um pássaro. É absolutamente verdade que os meus discípulos estão o mais sinceramente tentando desenvolver e aumentar o seu poder de aspiração. Os discípulos que aspiram certamente possuem essas asas interiores, que são chamadas de aspiração.

 

Eu sonhei que caí através da terra e me tornei prisioneiro em algum lugar. Um grupo de nós, eu e outros prisioneiros, tivemos de tentar trabalhar juntos para sair da prisão.

Essa prisão é a prisão da inconsciência, onde não há luz, não há esperança, não há absolutamente nada positivo. A prisão da inconsciência é a terra da destruição. Você saiu dela apenas porque dentro de você há algo muito sincero, muito cheio de alma, muito devotado. Assim, as Bênçãos incondicionais do Supremo entraram naquela inconsciência e o trouxeram de volta. Você saiu de lá porque a Graça divina, a Graça incondicional do Supremo, salvou você.

 

Eu tive um sonho com Krishna e Arjuna. No sonho, eu senti que era Arjuna. A palavra “Arjuna” saiu da minha barriga.

Krishna e Arjuna possuem a mais próxima das conexões. Eles são irmãos espirituais. Arjuna representa o instrumento interior, e Krishna representa o Altíssimo. Krishna quer que você seja o mais querido, efetivo, fiel e devotado instrumento escolhido de Deus. A voz que veio de dentro quer dizer que você se identificou com a consciência de Arjuna. Isso quer dizer que você queria ser tão poderoso, devotado e entregue ao seu próprio Mestre quanto Arjuna era a Krishna.

 

Eu sonhei que estava carregando uma caixa grande junto com alguém, levando-a até você. Você veio e me disse que eu não estava fazendo a coisa certa.

Você estava inconscientemente tomando a responsabilidade de outra pessoa e trazendo-a até mim. Eu lhe disse que era a coisa errada a se fazer, porque aquela pessoa não queria dar a você ou a mim a sua responsabilidade. Você sente que é o seu dever me trazer a carga, que aqui quer dizer alguma pessoa que tem a ver com a sua vida. Você queria trazer aquela pessoa até mim, e eu lhe dizia que a hora não havia chegado para aquela pessoa seguir o nosso caminho. Para ele será apenas um incômodo, e nada mais, pois ele não está pronto para a vida espiritual, principalmente para o nosso caminho. Se procurar no seu interior, você saberá quem é essa pessoa.

 

Durante várias manhãs eu ouvi um pássaro cantando uma bela música durante o meu sono, como uma flauta. Mas, quando eu acordo, não consigo me lembrar da música.

 Esse pássaro é a sua alma, e a música está vindo da sua alma. Quando você está dormindo, a sua consciência possui um livre acesso à sua alma. Mas quando acorda e volta à vida comum, não consegue manter esse livro acesso, pois a sua consciência física não está em contato com a sua alma. Se tiver uma meditação bem poderosa antes de ir para a cama, será capaz de manter a consciência da alma na manhã seguinte. Durante a sua meditação, tente sentir que você não é o corpo, mas sim a alma, e, ao mesmo tempo, que você existe para a alma. Então facilmente conseguirá se lembrar da música do seu pássaro-alma.

 

Certa vez num sonho eu senti que Sócrates e Benjamin Franklin eram duas encarnações da mesma alma. Pode-se confiar num sonho que parece tão claro?

 Depende do seu desenvolvimento. Hoje você está pensando que Sócrates era Benjamin Franklin; amanhã você poderá pensar que ele era Aristóteles e muitos outros nomes podem passar pela sua cabeça. Se for simplesmente um sonho comum ou um tipo de flash mental, não dê importância alguma a ele. Mas se despertar como uma visão, então poderá sentir que é algo verdadeiro e assim receberá algum benefício.