Select Page

Significado espiritual dos sonhos parte 2

 Esta é uma página da coleção de posts sobre sonhos espirituais extraídos dos escritos de Sri Chinmoy, do livro Sonhos. As outras páginas são:

 

sonho espiritualQual é a melhor forma de sabermos o significado dos nossos sonhos?

É muito difícil dar o valor certo aos sonhos. Assim como há sete mundos superiores e sete mundos inferiores, também há muitos mundos dos sonhos. Se alguém tem um sonho num mundo particular, o seu significado será um e, se o tiver num mundo de sonhos mais elevado, o significado será totalmente diferente. Cada plano deve ser conhecido e compreendido corretamente. Cada plano oferece a verdade de uma maneira particular.

Muitos livros foram escritos sobre sonhos. Cada um tem a sua maneira própria de explicar os sonhos. Se você ler livros sobre a interpretação dos sonhos, cada livro mostrará um significado diferente para um mesmo evento similar. Não é possível existir uma explicação padrão dos sonhos porque se deve conhecer de que plano o sonho está vindo.

Se você não tiver um professor espiritual, precisará mergulhar fundo no seu interior para saber qual o verdadeiro significado do sonho. Tente sentir a sua própria existência dentro do sonho; tente sentir que está dentro do próprio sonho. Aqueles que meditam diariamente não acharão difícil fazer isso, pois, quando meditamos regularmente, ampliamos a nossa consciência. Se o significado não vier a partir do interior ou de um mestre espiritual, a melhor coisa é continuar aspirando. Chegará o dia em que você encontrará um professor que poderá ajudá-lo, ou então o seu ser interior será capaz de ensiná-lo o significado dos seus sonhos.

Se você conhecer o verdadeiro significado de um sonho, naturalmente obterá a inspiração para seguir em frente na sua jornada espiritual. Caso tenha um sonho maravilhoso e alguém explicá-lo corretamente, você terá mais inspiração para ir fundo interiormente. Às vezes, você pode ter uma experiência assustadora nos seus sonhos e pensar que isso significa que algo ruim para você acontecerá. Mas pode não ser verdade. Talvez o sonho indique a morte da sua vida vital ou emocional. É por isso que é bom ter um Mestre espiritual que possa orientá-lo nesse respeito. Você então saberá o verdadeiro significado dos seus sonhos. Se você tiver bons sonhos, sonhos inspiradores, terá a força de um elefante para seguir em frente, pois sentirá que o seu progresso já está ordenado. O verdadeiro benefício só pode ser obtido com a explicação adequada dos seus sonhos.

 

Os sonhos que temos nessa idade tão jovem podem ser lembranças de vidas passadas?

Às vezes são lembranças de vidas passadas. Ou, se outros membros da família estiverem brigando, ou se as pessoas na vizinhança estiverem brigando, as vibrações ficam na atmosfera. Então a criança poderá sofrer, pois é a mais fraca na família. Ela pode nem saber conscientemente dessas brigas, mas se os seus pais ou irmãos e irmãs estiverem brigando, essas vibrações ruins entrarão na consciência da criança, e ela poderá sofrer.

 

Qual o significado espiritual de sonhar em cores e sonhar em preto e branco?

Sonhar em cores representa as diferentes fases da vida, diferentes tipos de consciência na vida da pessoa, sejam elas progressivas ou destrutivas. Sonhar em preto e branco significa a união da escuridão e da luz, da noite e do dia, das forças destrutivas e das forças positivas e construtivas.

 

Qual o significado de ver cores num sonhos?

Cada cor tem um significado espiritual. Num sonho você pode não enxergar ninguém ou ouvir quaisquer palavras; talvez só veja lampejos de luz. Quando ver luz nos seus sonhos, saiba que essa luz entrará em você e se manifestará em e através de você. Quando você conhecer o significado dessa luz, imediatamente será capaz de interpretar esses sonhos.

Ao ver uma cor branca pura no seu sonho, saiba que a pureza divina e consciência divina da Mãe estão entrando em você. A Mãe Universal possui todas as cores, mas a luz branca pura é a Sua cor predileta, e é através dessa cor que Ela Se manifesta. Portanto, a sua consciência virá como uma luz branca pura.

De forma parecida, se ver uma cor azul pálida, saiba que ela indica Infinidade, espiritualidade e grande poder. O verde significa nova vida, vitalidade e dinamismo. Ver luz verde quer dizer que uma nova vida despertou. Quando vê a cor vermelha, saiba que o poder divino está entrando em você.

 

Qual é o significado de voar num sonho?

Às vezes você sonhará que está voando a seu bel-prazer como um pássaro ou avião. Você voa dos telhados, tocando a terra e novamente sobe. Você pode pensar que esses sonhos estão vindo dos planos superiores, pois, se você é capaz de voar, isso quer dizer que está num nível muito elevado. Mas, na verdade, os sonhos sobre voo acontecem apenas no mundo vital superior. Não voamos no plano mental ou em qualquer outro plano, mas apenas no mundo vital superior. Se você tem sonhos de paz e luz, se a sua consciência por completa fica inundada de paz, luz ou beleza, esse tipo de sonho acontece dentro da região da alma e não do vital.

 

Qual é o significado de estar caindo num sonho?

Um sonho onde você está caindo possui três possíveis significados. Quando você cair, se ficar morrendo de medo, isso quer dizer que a sua consciência se tornou completamente uma com o seu ser vital.

Esse tipo de sonho só acontece no plano vital. Mas se você está caindo e apreciando a queda, como uma criança brincando num trampolim, isso quer dizer que está se tornando um com a realidade aspirante que está abaixo e ao seu redor. Esse tipo de sonho acontece no plano psíquico. Se você enxergar, enquanto cai, que muitos seres humanos estão olhando para você lá de baixo, com uma fome intensa, isso quer dizer que você está trazendo a luz das alturas para alimentar a humanidade aspirante. Esse tipo de sonho é incomum e, ao mesmo tempo, muito significativo. Ele só acontece no plano da alma.

 

Eu costumo sonhar que estou caindo de um penhasco, o que imediatamente me acorda. O que isso quer dizer?

Esse tipo de sonho pode ser interpretado de duas maneiras. Ou você é energizado por uma força divina, para mergulhar fundo dentro do seu ser e iluminar a sua consciência-corpo e satisfazer Deus em todas as partes do seu ser, ou uma força não divina está compelindo-o a cair da altura que você alcançou, pois não quer que você aproveite a bem aventurança do enlevo espiritual. Quando você cai, se não ficar morrendo de medo, se, pelo contrário, você sentir uma energia tremenda para fazer algo pelo Supremo no plano aonde você chegou, isso quer dizer que uma força divina está operando em e através de você. Contudo, se tiver medo, quer dizer que foi atacado por uma força ruim. Eu sempre recomendo a oração e meditação para que você esteja sempre inspirado e guiado pelas forças divinas para a total iluminação e perfeição da sua vida.

 

Qual é o significado dos oceanos, rios e outras formas de água nos sonhos?

Água significa consciência. Quando sonhamos com a água do oceano, quer dizer consciência na sua imensidão e vastidão. Num rio, a consciência é dinâmica. O rio é movimento, movimento em direção à meta. Quando sonhamos com um rio, devemos sentir que a consciência está fluindo em direção ao destino, que é o vasto oceano.

 

O que quer dizer quando vemos animais num sonho?

Sonhos com animais em geral acontecem no mundo vital. Mas, não importa de qual plano de consciência o seu sonho venha, se você ver um cervo, e esse cervo estiver correndo, isso quer dizer que você está correndo muito rápido na sua vida espiritual. Ao ver um elefante num sonho, a despeito do plano em que o sonho aconteça, sinta que está sendo energizado com uma enorme força na sua vida espiritual. Se ver um cão mordendo você, isso quer dizer que perdeu a fé na sua vida espiritual, no seu Mestre e em si mesmo. Mas se o cão estiver seguindo você, isso indica que você possui fé absoluta no seu Mestre e que é um discípulo obediente do seu Mestre.

E peixes?

O significado do peixe, no plano oculto, é maldade. Mas os peixes podem encorajar as pessoas a nadar no mar de conhecimento e sabedoria. Se você ver um belo peixe nadando, estará vendo a consciência-água, e isso pode significar que o peixe está inspirando você a nadar no mar de luz-conhecimento.

 

O que quer dizer quando sonhamos que estamos feridos ou numa batalha?

Quando você sonha que está ferido ou numa batalha, isso quer dizer que está sendo atacado por algumas forças não divinas. Essas forças podem atacar você no plano físico, no plano vital, no plano mental e até mesmo no plano psíquico. O ataque e o ferimento também podem acontecer em qualquer plano. Mas, quando você o vê, é a sua mente quem o convence que está ferido. Se você tem um sonho em que está numa batalha, se for num plano mais elevado, isso quer dizer que está lutando contra a ignorância. Se for num plano inferior, só quer dizer que a sua vida não divina está lutando contra a vida não divina de outra pessoa. Se você é um buscador espiritual e sonha com uma batalha, isso normalmente quer dizer que está lutando contra a ignorância. Você já tomou o lado de Deus, da verdade e da luz, então agora está lutando contra as forças que estão se opondo a você, se opondo à sua mais elevada realização da luz e da verdade, se opondo à revelação e manifestação da divindade dentro de você.

 

 

Se alguém tem um sonho com o seu próprio Mestre espiritual, o sonho é confiável?

Infelizmente, é possível que as forças ruins tomem a forma de uma grande personalidade espiritual ou de um Mestre espiritual e apareçam num sonho. Às vezes elas são bem sucedidas e fazem muitas coisas ruins. Como você pode distinguir o Mestre verdadeiro das forças hostis? Quando uma força ruim aparece num sonho na forma de um Mestre espiritual ou de um grande santo, a primeira coisa que você notará é a sua impureza. Se você reparar que não há pureza, imediatamente saberá que não é o Mestre, mas sim uma força ruim na forma do Mestre. Muitas vezes aconteceu que forças negativas tomaram uma forma divina e apareceram diante do buscador, e o buscador se curvou a essas forças. Você nunca, nunca deve se curvar num sonho a não ser e até que tenha certeza de que aquela pessoa realmente é o seu Mestre, ou Krishna, o Cristo, o Buda ou outro grande Mestre espiritual. Caso contrário, no momento em que se curvar e tocar os pés da pessoa, através de um processo do ocultismo essa força ruim levará embora algumas das suas qualidades divinas.

Quando você vê um Mestre num sonho, primeiro veja se ele traz consigo uma enxurrada de pureza e a fragrância de uma flor ou o brilho da luz. Essa pureza nunca será trazida pelas forças hostis. No momento em que você sentir pureza absoluta e a fragrância de flores, saiba com certeza que é uma pessoa divina quem veio. Mas se sentir impureza ou se ficar incomodado ou com medo, saiba com certeza de que é uma força ruim em um disfarce.