Select Page

Estabelecendo uma prática diária de meditação

A cada manhã que surgir, antes mesmo de adentrar a correria das atividades diárias, medite por quinze minutos ou meia hora, regularmente. Então, quando sair de casa para o mundo, estará bem protegido – não com uma armadura, mas com pensamentos, idéias e propósitos divinos.

– Sri Chinmoy, as Asas da Alegria

 

pratica meditacao diaria

Um guia de meditação diária

Estabelecendo uma prática diária completa de meditação

Se você quer aprender a meditar e nunca tentou, possivelmente terá uma das seguintes experiências:

  • tudo está ficando cada vez melhor!
  • as primeiras meditações são especiais, e depois fica mais difícil
  • desde o início meditar parece difícil

Em geral, a resposta para as três experiências é simples, e bem natural para um iniciante em qualquer campo: praticar mais.

Por isso um guia de meditação diária.

Segredos para aprender a meditação (ou outra coisa)

Um atleta bem sucedido não dedica simplesmente uma hora do seu dia à prática do seu esporte. Ele possui muitas ferramentas para melhorar o seu desempenho e sentimento de realização.

Por exemplo, além de treinar por algumas horas sozinho:

  • ele faz alongamentos
  • exercícios de fortalecimento específicos
  • cuida da alimentação – quantidade, horário e tipo
  • não usa drogas, bebida, fumo, etc.
  • evita relacionamentos fúteis
  • tem horário certo para dormir e acordar
  • treina com outros atletas
  • conversa com o seu técnico para descobrir onde tem de melhorar
  • lê sobre o seu esporte – desde notícias e resultados até técnicas novas

Esta página é voltada principalmente para quem quer aprender a meditar de verdade e ver mudanças duradouras na vida – para quem quer tentar ser uma espécie de “atleta de meditação”.

Como conquistar o medo?

Basta sentar-se aos pés

De sua iluminadora luz-consciência.

Essa luz possui a força de vontade adamantina

Para protegê-lo, aperfeiçoá-lo e libertá-lo.

Sri Chinmoy

Tornando-se um “atleta”

Por que um atleta de meditação? Pense, por exemplo, num atleta de esgrima. Agora imagine-se como leigo total observando uma luta de esgrima. O que você vê? É só tentar acertar o oponente com a espada, certo? Qualquer um consegue fazer isso, né!

Agora, vamos parar e pensar sério. Por exemplo, apenas duas coisas do dia a dia de um atleta.

Autotranscendência

Para um esgrimista acertar outro esgrimista treinado, ele deverá ser tecnicamente superior, certo? Quanto tempo do seu dia você irá gastar para melhorar sua técnica? Se estiver sentindo dor durante o treino, você para ou continua? Se parar, não vai melhorar. Se continuar, vai ter de aprender a superar a dor. E, assim, se tornará uma pessoa mais forte interiormente. As mudanças começam dentro de si.

Vontade de vencer, medo de perder

Se ficar pensando em outras coisas, não vai conseguir se concentrar em atacar ou defender direito, não é certo? Agora, se você pensar que quer ganhar a luta, isso não é um pensamento que vai tirar a sua concentração? Claro que sim! Um esgrimista precisa deixar da vontade de ganhar se quiser vencer. Só assim ele poderá dar um golpe com 100% da sua capacidade. Na hora de atacar, ele tem de entregar a sua vida no seu ataque – apenas atacar, sem pensar na defesa. Se “atacar defendendo”, ele perderá, pois não faz nenhum dos dois a 100%. O inverso também vale. Se lutar com medo de perder, ele não terá 100% da energia disponível – seu ataque é falho antes mesmo de iniciar. Trocando a expectativa e o medo por fé e coragem, agimos com total convicção e alcançamos o melhor resultado possível para o nosso estado atual.

A vida interior e exterior caminham juntas

     Durante o processo evolutivo, nós fazemos progresso constante. Lenta e continuamente, nos libertamos da raiva, dúvida e outras qualidades não-divinas que obstruem nosso caminho. Apenas porque hoje temos imperfeições, não podemos dizer que tais forças não-divinas nunca nos deixarão. É necessário olhar para o passado e ver quantas horas diárias passávamos na vida-ignorância e quantas horas hoje nos dedicamos à vida-aspiração. Fazendo isso, sem dúvida veremos que estamos progredindo. – Sri Chinmoy

O ato de acertar o colega com a espada é apenas simbólico – toda a luta já aconteceu dentro do esgrimista durante os seus treinos e nos momentos antes de ele desferir o golpe. A vitória ou derrota é só o resultado material.

Assim vemos, por exemplo, como um esporte que era desconhecido para nós, e até poderia parecer simples ou sem propósito maior, se torna um mundo inteiro para quem se dedica – principalmente dentro do próprio atleta. É apenas natural que ele dedique toda a sua vida a essa busca – a busca por si mesmo.

Naturalmente, se queremos buscar pelo nosso Eu através da meditação, teremos de aprender a meditar bem. Por isso ser um tal de “atleta de meditação”.

Comparando com um esportista, seria algo assim: além do simples fato de meditar por uns minutos no início do seu dia, o ideal é ter uma espécie de ˜programa de treino”, incluindo todos os aspectos: prática, teoria, dieta, horário, exercícios em grupo, orientação individual, filosofia, etc.

Onde mais vocês viram isso? Em retiros e mosteiros! (Sejam budistas, cristãos, shaolin ou outros.) Os monges costumam ser o exemplo ideal de disciplina espiritual dedicada à busca da iluminação.

Eu não sou um monge e nem atleta, mas, apesar de trabalhar fora, tenho uma disciplina diária espiritual, a qual é a minha grande alegria e fonte de satisfação. Mas durante quase todos os momentos do meu dia, inclusive do trabalho, aproveito para tentar enxergar a minha espiritualidade espelhada no mundo, assim como o esgrimista enxerga a si mesmo no oponente e compreende seu próprio estado interior observando a ponta da sua espada.

Por isso preparamos para vocês um guia de meditação diária.

O guia diário contém diversas coisas que aprendi com o meu Mestre espiritual Sri Chinmoy.

A versão simplificada apenas tem um checklist. A versão completa explica o motivo e intenção de cada tópico, passo a passo.

Comece hoje mesmo!

 

Quando a verdadeira, a mais elevada e iluminada parte de nossa existência vem à tona, então de fato nos amamos de uma forma divina. Amamo-nos porque sabemos quem eternamente somos. Hoje somos Deus a aspiração. Amanhã, através da fé em nossa divindade interior, seremos Deus a realização.

Sri Chinmoy

Lista simplificada

(versão para impressão em breve)

 

Guia de meditação simplificado

– um programa de treino!

Você pode usar esse como um checklist, mas eu recomendo ler também a versão completa, logo abaixo, com todas as explicações

 

Na noite anterior

  • Tente não dormir tarde, de preferência até das 23h.
  • Faça um exercício de meditação logo antes de dormir, por apenas 5 minutos. (Sugestões)

 

Manhã

  • Ao acordar, vá ao banheiro e tome uma ducha ou lave bem o rosto.
  • Faça a sua meditação por 10-20 minutos, de acordo com a sua capacidade de se manter concentrado.
  • Cante alguns mantras por 5-10 minutos
  • Leia um livro espiritual por 15-30 minutos
  • Faça exercícios físicos por 20-30 minutos (sugestão: corrida na rua)
  • Tome um café da manhã sem comer carne, frango, peixe, etc

 

Meio dia (se for possível)

  • Faça uma meditação de 5 minutos antes do almoço
  • Almoço sem carne, frango, peixe, etc
  • Leitura espiritual por alguns minutos

 

Fim da tarde (ao retornar do trabalho/escola)

  • Tome uma ducha
  • Medite por 5 minutos
  • Jantar sem carne, frango, peixe, etc

 

Noite (antes de dormir)

  • Logo antes de dormir, medite por 5 minutos
  • Escreva num diário ou folha de papel como você se sentiu nesse dia
  • Tente ir para a cama até as 23h
  • Repita no dia seguinte!

 

Lista descritiva completa

Essa lista está propondo um dia ideal, com diversos elementos espirituais distribuídos. A lista foi feita pensando em quem trabalha (ou estuda) das 9h às 18h, que é um horário típico. Quem começa cedo, por exemplo, às 7h, terá de fazer alterações. Exemplificando, provavelmente não terá tempo para fazer exercícios físicos antes do trabalho e terá de fazer durante a noite. Improvise um pouco!

 

Na noite anterior

Escolha um lugar limpo do seu quarto para fazer um local de meditação

  • Assim, toda vez que sentar ali, a sua mente vai saber que é hora de se concentrar. Se quiser, coloque flores, incenso, etc. Isso vai inspirar você a encontrar a si mesmo.(Dicas de meditação)
  • Além dos efeitos da meditação em si, isso vai ajudar você a ter um bom sono, tirar as vibrações acumuladas durante o dia e receber inspiração interior para o dia seguinte. (meditar antes de dormir)

 

Tente não dormir tarde, de preferência até das 23h.

  • Quando dormimos muito tarde, nosso corpo não consegue aproveitar as horas de sono corretamente. Dormir às 2h da manhã e acordar às 9h não é tão refrescante quanto dormir às 23h e acordar às 6h.

 

Manhã

Acorde até as 6h da manhã

  • A nossa meditação é afetada pelos acontecimentos no mundo. Às seis horas, a natureza e as cidades estão menos ativas, e isso ajuda que tenhamos uma meditação mais profunda. Teremos menos pensamentos e será mais fácil concentrar-se bem.

 

Ao acordar, vá ao banheiro e tome uma ducha rápida ou lave bem o rosto e orelhas com água fria.

  • Depois do sono, nosso corpo e nervos estão meio sonolentos ainda. A água ajuda o corpo a ficar desperto e pronto para colaborar com a nossa meditação. Lembre-se que sono e meditação são coisas diametralmente opostas.

 

Faça a sua meditação por 10-20 minutos, de acordo com a sua capacidade de se manter concentrado.

  • Escolha um exercício dentre estes. (Concentração | Respiração) Pratique o quanto for possível sem forçar, mas no mínimo 10 minutos. A meditação matinal é o momento mais importante do dia.

 

Cante alguns mantras por 5-10 minutos

 

Leia livros sobre o assunto por 15-30 minutos

Mantra, japa e meditação

  • A nossa mente não participa ativamente da meditação. Assim, para que ela não se sinta excluída do processo e coloque dúvidas em você, é importante ler um pouco, de preferência livros escritos por Mestres espirituais ou discípulos muito avançados.

 

Faça exercícios físicos por 20-30 minutos (sugestão: corrida na rua)

  • O mesmo vale para o corpo. Para termos uma vida satisfatória, todas as partes do ser têm de cooperar. Assim, um pouco de exercício físico é o que irá trazer dinamismo e purificar o nosso corpo físico, que é responsável por nos carregar durante todas as horas do dia.

 

Tome um café da manhã sem carne, frango, peixe, etc

  • Veja abaixo. É importante não comer antes de meditar.

 

Continue o seu dia de trabalho ou estudos

 

Horário do almoço (se possível)

Faça uma meditação de 5 minutos antes do almoço

  • Se você tiver a privacidade suficiente no seu trabalho e for possível, tente fazer uma meditação curta para recarregar as baterias no meio do dia!

 

Almoço sem carne, frango, peixe, etc

  • A dieta vegetariana é um auxílio importante para quem quer ter uma boa meditação e ter mais paz de espírito durante o dia. A carne de todos os animais carrega uma energia pesada e agressividade. Quando a comemos, essa energia entra em nós e passa a fazer parte do nosso dia. Simplesmente evitar de ingerir qualquer tipo de carne vai ajudar, e muito, para termos um dia mais satisfatório e harmonioso. Muitos atletas de ponta são vegetarianos, e sua performance não é nem um pouco reduzida pela dieta – pelo contrário, costuma aumentar.

 

Leitura espiritual por mais alguns minutos

  • Se ainda tiver um tempinho no horário do almoço, aproveite para juntar inspiração para terminar o dia!

 

 

Fim da tarde (ao retornar do trabalho/escola)

Tome um bom banho

  • O banho vai retirar, juntamente com a sujeira física, as energias que não são legais que acumulamos no dia (tensão, conflitos, vibrações, etc)

 

Medite por 5 minutos

  • Isso vai complementar a sua transição de “estar trabalhando” para “estou em casa, e comigo”.

 

Jantar sem carne, frango, peixe, etc

  • Idem acima.

 

Noite (antes de dormir)

 

Antes de dormir, medite por 5 minutos

  • Para preparar um ótimo dia seguinte!

 

Tente ir para a cama até as 23h.

  • Idem acima.

 

Como foi o seu dia? Escreva!

  • Antes de dormir de fato, escreva num diário ou folha solta de papel como foi o seu dia. Guarde isso para si mesmo. Quando estiver precisando de motivação, basta olhar o seu diário – provavelmente, sua vida está melhorando com a meditação e esse programa!

 

Repita no dia seguinte!

  • Se quiser realmente aprender a meditar, sugiro tentar esse programa, em sequência: 1 dia, depois uma semana, depois um mês. Após um mês, você já vai estar pegando o jeito para um iniciante.

 

Se meditarmos corretamente, estaremos destinados a sentir paz em nossas mentes. Também sentiremos nossos corações muito vastos, capazes de abrigar o mundo inteiro. E haverá alegria espontânea. Nem sempre teremos a percepção para saber de onde é que vem essa alegria. Contudo, ela é proveniente da nossa própria meditação.

Em nossas profundezas interiores existe eterno silêncio, paz e serenidade. Quando nos encontramos absolutamente tranqüilos e silenciosos, percebemos que a vida interior nos oferece o seu próprio alento. A mente humana pode não o compreender, visto que tal força não se origina da mente. Mas o coração a recebe da alma.

Na meditação profunda, apenas o coração age. A atividade da mente é completamente silenciada. O coração se identifica com a paz, e, dentro dessa paz, cultivamos a verdade interior e nos tornamos a luz interior.

Sri Chinmoy, as Asas da Alegria

Meditações matinais diárias

Se tiver interesse, temos dois blogs com mensagens matinais e meditações diárias para inspirar você a começar o seu dia.

Páginas relacionadas