Select Page
Play video

Meditação e técnicas de meditação para atletas

Sri Chinmoy comenta sobre a sua prática e motivação para os esportes numa entrevista na Austrália.

meditacao para atletas

Meditação para atletas, esportes e exercícios

por Adriano Passini e Patanga Cordeiro

 

Corra e se torne;

Torne-se e corra.

– Sri Chinmoy

 

Se esportistas quiserem meditar, como devem fazê-lo?

Sri Chinmoy: Todos as manhãs, ao acordarem, antes de começarem a correria do dia a dia, os atletas podem orar a Deus para que lhes conceda um dia pacífico, um dia feliz. “Ó Senhor Deus, conceda-me hoje um dia de paz.” Essa é uma forma, a oração.

A outra forma é a meditação. Você tenta tornar a mente absolutamente calma e silenciosa. Foque a sua concentração bem no seu coração. Tente sentir que você existe somente no seu coração e que não existe mais nada. Lá você visualiza a sua própria existência interior, a sua própria divindade. Não tenha nem um minúsculo pensamento. A mente precisa estar calma, tranquila e absolutamente silenciosa. – Conversations with Sri Chinmoy

 

Introdução à meditação para atletas

A vida de uma pessoa espiritual e a de um atleta tem muitas coisas em comum. Aqueles que seguem uma vida espiritual têm um único objetivo: satisfazer a vontade de Deus, entrar em unicidade com Ele até atingir o ápice, que é a realização em Deus. O atleta também, nas devidas proporções, tem seu objetivo, porém por vezes se limita a completar uma prova, baixar o seu tempo ou aumentar o seu desempenho.

É interessante que ambos necessitam de duas coisas para seguir em frente: a disciplina e um objetivo. Essas duas coisas os moverão para frente para buscar sua meta. Um buscador espiritual precisa meditar e orar todos os dias, ler escritos espirituais, fazer serviço abnegado e procurar satisfazer a vontade de Deus acima de tudo. Um atleta deve treinar todos os dias, não utilizar nenhum tipo de droga ou substância que prejudique seu corpo e psicológico, e ter uma alimentação equilibrada.

O atleta e o buscador espiritual também têm dificuldades. O buscador espiritual enfrenta suas qualidades não divinas, por exemplo, a letargia de manhã cedo, que pede incessantemente para ele continuar dormindo ao invés de meditar e orar. O atleta também enfrenta o cansaço, que pede que ele treine menos ou até mesmo não treine para que ele fique dormindo ao invés de treinar.

Os dois lutam contra a mente, lutam contra as dificuldades do dia-a-dia. A mente pede para que o buscador desista da vida espiritual, pois dá muito trabalho levantar cedo e seguir a disciplina. A mente implora para que o atleta pare e desista antes do final de uma prova ou treino, ou que continue dormindo ao invés de treinar.

Porém, o buscador espiritual e o atleta erguem suas forças praticando a disciplina, determinação e força de vontade. Os dois se concentram para alcançar os seus objetivos e não medem força para alcançá-lo. Eles lutam bravamente até o fim, e a cada conquista obtêm muita alegria – que por vezes não é compreendida por outras pessoas, mas eles sabem que fizeram o que seus corações pediram.

O grande momento é quando um buscador espiritual se torna um atleta ou, até mesmo mais, quando um atleta se torna também um buscador espiritual. Nesse momento é que eles percebem o quanto têm coisas em comum. Suas forças se multiplicam, e os objetivos atléticos e espirituais, como pólos de um íma, atraem-se, trazendo notada melhora.

meditacao e esporte

Técnicas de Meditação para Atletas

Abaixo, algumas técnicas de meditação ensinadas por Sri Chinmoy.

 

O pulsar do coração da vida.

“Alguns buscadores gostam de se concentrar na batida do próprio coração. Se você quiser fazer isso, não fique com medo de que o coração pare ou que você morra. Se quiser ser um verdadeiro herói na vida espiritual, poderá se concentrar no pulsar do coração. Essa é a oportunidade propícia para entrar na vida infinita. A cada vez que você ouvir o som de uma batida do seu coração, sinta imediatamente ali a sua vida infinita, imortal.” – do livro Meditação

O exercício é exatamente o descrito! Não faça nada a mais. Não pense, não divague. Concentre a sua atenção nas batidas do seu coração! Logo verá a sua mente silenciando e se encontrará no mar de capacidade infinita da sua alma. Seu rendimento certamente melhorará!

 

Inspirando paz e alegria.

“A primeira coisa em que você precisa pensar quando pratica técnicas respiratórias é na pureza. Ao inspirar, se puder sentir que a respiração está vindo diretamente de Deus, da própria Pureza, então sua respiração poderá ser purificada facilmente. Assim, a cada vez que você inspirar, tente sentir que está trazendo paz infinita para o seu corpo. O contrário de paz é agitação. Quando expirar, procure sentir que está colocando para fora a agitação de dentro de você bem como a agitação que está à sua volta. Ao respirar desse modo, verá que a agitação vai embora. Depois de praticar algumas vezes, tente sentir que está inspirando o poder do universo e, ao expirar, sinta que todo o seu medo está saindo do seu corpo. Após praticar algumas vezes, procure sentir que está inspirando alegria infinita e expirando tristeza, sofrimento e melancolia.” – do livro Meditação

O exercício é simples. Para começar, sugerimos praticar de manhã cedo como a primeira coisa do dia, antes do café da manhã/esportes. Sente-se com a coluna ereta e a) feche os olhos ou b) foque sua vista em um ponto específico. Respire com plenitude, mas sem tensão. Concentre-se apenas em respirar. Depois de uns 2 minutos, imagine que o ar não é ar, mas sim paz. E ao inspirar, imagine que o que sai é agitação, tensão. Repita por um ou dois minutos. Depois, inspire poder, e expire medo, por mais um ou dois minutos. E termine inspirando alegria pura, e expirando sofrimento e tristeza.

Quando estiver mais acostumado, além de fazer de manhã, poderá facilmente fazer o exercício durante a sua prática de esportes, e até mesmo durante uma competição!

 

A vastidão do céu

“Mantenha os olhos semi-abertos e imagine o vasto céu. No começo, tente sentir que o céu está diante de você. Mais tarde, tente sentir que você é tão vasto quanto o céu, ou que é a própria vastidão celeste.
Depois de alguns minutos, feche os olhos e tente ver e sentir o céu dentro do seu coração. Por favor, sinta que você é o coração universal, e que dentro de si mesmo está o céu em que meditou e com o qual se identificou. Seu coração espiritual é infinitamente mais amplo do que o céu. Portanto, você pode facilmente abrigar o firmamento dentro de si mesmo.” – do livro Meditação

O procedimento é o mesmo do exercício anterior. Apenas o foco muda. Você irá primeiro imaginar o céu. Depois vai sentir o céu todo dentro de si. A chave é afastar outros pensamentos. No silêncio dos seus pensamentos, você ouvira uma nova música, de paz e dinamismo!

Técnica para aumentar performance em competições e completar treinos de intensidade

Durante uma competição ou um treino de intensidade, por exemplo, 15 x 100m nadando, 10 x 400m correndo ou 7x 2km pedalando, muitas vezes sentimo-nos mergulhados em um mar de sofrimento. O nosso físico revolta a cada momento. Nossa mente, a cada 5 segundos, nos diz que devemos diminuir o ritmo, parar o exercício, descansar, enfim, o “caminho fácil”. Mas sabemos que isso não leva a lugar nenhum.

Como se livrar dessa enorme carga psicológica e física?

Cada um pode chamar por um nome, mas há um lugar de onde tudo veio e para onde tudo vai. Deus, o Senhor, o Supremo, “Algo ou Alguém”, enfim, todos são diferentes nomes para a mesma coisa.

Se o sofrimento veio Dele, se é Ele quem age em e através de você enquanto faz esportes, também é Ele quem é o destino correto do sofrimento associado! Não se preocupe, pois o Supremo vê a si mesmo em tudo – alegria e sofrimento são para Ele a mesma coisa.

Entregue ao Supremo tudo – suas alegrias e tristezas, sofrimentos e recompensas. Logo verá a sua capacidade multiplicar, pois, ao participar de forma consciente do Jogo Divino, você também passa a ter um aliado: o Dono do Jogo!

Experimentem!

meditação para performance

Exercícios de meditação para atletas e prática de esportes

Hatha yoga e esportes,

Meditação e esporte

Atividade física e meditação

Relaxamento para atletas

 

Páginas relacionadas

A árvore da vida A árvore da vida canta com auto-doação e dança com a beleza das estrelas-pureza para iluminar o meu céu-coração. Livro e meditações de Sri Chinmoy...
Cursos de meditação no ABCD, Guarulhos e Osasco Começaremos cursos gratuitos em Santo André São Bernardo do Campo São Caetano do Sul Diadema Guarulhos Osasco Ainda não temos d...
Aspiração-Evereste: livro de palestras em prosa po... Aspiração-Evereste - livro recomendado Estas palestras inspiradas, da autoria de alguém que chegou ao cume, são seguramente o melhor roteiro para aqu...
Histórias de Mestres Espirituais https://vimeo.com/169437832   O que é, como reconhecer, ensinamentos, discípulos e mais: a figura do Mestre espiritual Logo abaixo está a pá...