Select Page

livro sagrado do hinduismo pdf bhagavad gitado livro de Sri Chinmoy, Comentários sobre o Bhagavad Gita


Livro Bhagavad Gita – capítulo 12 – O Caminho da Devoção

 

Arjuna está extremamente feliz e é muito afortunado, pois ele teve a mais rara visão da Forma Cósmica. Como é possível para ele ainda estar carregado com perguntas filosóficas e espirituais? O motivo para tanto é que sua visão da Forma Cósmica não implica que ele alcançou a Meta das metas. A visão deve ser transformada em uma realidade viva, constante, na vida de Arjuna, e ele também precisa viver na própria realidade. A experiência da visão é boa. A realização da visão é melhor. A incorporação da visão é o melhor de tudo. Melhor do que o melhor de tudo é a revelação da visão. Finalmente, a manifestação da visão é supremamente e divinamente inigualável.

O caminho da meditação e o caminho da devoção são agora comparados. Arjuna deseja saber de Krishna sobre os dois caminhos ­– o caminho da meditação, que leva ao Imanifesto, e o caminho da devoção, que leva ao Deus pessoal. Qual é o melhor dos dois? A resposta de Krishna é que cada caminho, quando seguido fiel e devotadamente, leva à Meta. Mas o caminho da meditação é mais difícil e mais árduo. O corpo físico nos amarra ao mundo material. Por isso, é difícil meditarmos no Impensável, no Inimaginável e no Transcendental. Mas, se abordamos o Senhor que assume a forma humana e toma parte em Seu jogo divino no campo da Sua manifestação, nosso sucesso será indubitavelmente mais fácil, mais rápido e mais convincente, em quantidade tal que nossas mentes físicas não acreditariam ser possível.

Um buscador genuíno deve dissolver tudo o que tem – ignorância e conhecimento – e tudo o que ele é – ego e aspiração – em Deus. Certamente é muito difícil, mas não é impossível. Vejam! A ele é dada a oportunidade dourada de aceitar o mais fácil e mais efetivo caminho. Nesse caminho único, ele apenas tem de oferecer os frutos da ação ao Senhor e tem de dedicar-se – corpo, mente, coração e alma – ao Senhor.

O caminho da meditação e o caminho da devoção levarão por fim à mesma Meta. Mas o que faz com que o aspirante sinta que o caminho da meditação é extremamente difícil de seguir? A resposta é muito simples. O aspirante não pode focar a atenção da sua mente no Além Imanifesto. Mas se o aspirante é devotado ao Senhor em Sua criação manifestada, e se ele deseja enxergar e adorar o seu Amado em cada coisa, seu caminho passa a ficar certamente mais fácil. Primeiro, adore a forma. Então, a partir da forma, vá ao além Sem Forma. No início, o discípulo deve abordar o aspecto divinamente humano do Guru e, então, ele deve ir além, muito além da forma física e substância física do Guru, para comungar com e permanecer no Além indescritível e sempre-transcendente.

O discípulo quer o caminho mais fácil. Sri Krishna graciosamente concorda. Ele diz que o caminho da meditação é difícil, que o caminho do serviço altruísta é difícil e que o caminho inspirado pelo Amor e Devoção é difícil. Mas há ainda um outro caminho, que é extremamente fácil de seguir. Nesse caminho, deve-se apenas renunciar o fruto da ação. Se não podemos realizar o nosso trabalho como um serviço dedicado a Deus, não devemos sucumbir ao negro desapontamento. Podemos simplesmente agir, agir por nós mesmos. Só precisamos oferecer nossos frutos ao Senhor. No entanto, nos sairemos bem se fizermos apenas aquele trabalho que sentimos interiormente como correto. Naturalmente, faremos o trabalho o qual nos é exigido por nosso dever devotado. Se fizermos nosso dever devotado e oferecermos os frutos ao Senhor, em pouco tempo conquistaremos o nosso Piloto Interior.