Select Page

Relaxamento e meditação

técnicas de relaxamento

Música para relaxamento grátis – download e online

Aqui deixamos algumas sugestões de música para meditação gratuita. Você pode fazer o download no link ou ouvir aqui mesmo no site ao apertar play.


Vídeos para relaxamento gratuitos

Aqui também há alguns vídeos de natureza para você relaxar um pouco.


Mantras para relaxar

Sri Chinmoy escreveu diversos mantras espirituais. Se fizer esses mantras, obterá uma força, que varia com cada pessoa. Para alguns, talvez essa força venha na forma de relaxamento. Para outros, na forma de energia e dinamismo. Seguem alguns dos meus mantras favoritos da Radio Sri Chinmoy.

Relaxamento e meditação

Por Patanga Cordeiro

 

A importância do relaxamento

“Relaxamento é de importância suprema na vida de (atletas como) Sudhahota Carl Lewis e para todos os atletas. Primeiro, você tem de relaxar mentalmente, depois no vital e, então, psiquicamente. Se estiver relaxado quando quiser fazer algo como indivíduo, obterá uma força dentro do seu coração, mente, vital e físico. E também obterá uma força dentro da sua alma. Cinco forças intensas, forças interiores, estarão ajudando você secretamente. Relaxamento quer dizer obter auxílio do mundo interior, secreto.

“Portanto, em tudo que fizer, o relaxamento será importantíssimo. Mas deve ser relaxamento. Não é uma questão de ficar numa letargia. O relaxamento pode acontecer o mais rápido possível se você puder tornar a sua mente calma, silenciosa, vazia. Se puder tornar a sua mente tranquila e silenciosa, verá que o relaxamento de várias partes do seu ser poderá ser rapidamente alcançado.” – Sri Chinmoy, resposta a uma pergunta. () nota do tradutor

 

O que é relaxamento

Fisicamente falando, quando não temos uma tensão excessiva, estamos no estado de relaxamento. Isso vale para as emoções e para a mente, como descrito na resposta de Sri Chinmoy, logo acima. E com isso ganhamos força adicional.

Portanto, como bem falado, a letargia é completamente diferente do relaxamento. Na letargia há a inércia, a falta de dinamismo para agir, para alcançar e se tornar. Ela não é uma coisa boa.

 

Como fazer relaxamento

Para fazer a sua mente ficar calma e tranquila e alcançar o relaxamento, você pode usar alguns dos exercícios de meditação que ensinamos neste site. Deixei um também no fim da página. A diferença estará no propósito. A meditação é para autodescoberta, para a transformação. Para isso, exigirá concentração unidirecionada e uma extrema força de vontade. Para o relaxamento, você tenta entregar a responsabilidade que é auto imposta e, assim, alivia a sua tensão e estresse.

 

O relaxamento e a meditação

Todavia, por esse mesmo motivo, não recomendamos que quem está começando a aprender a meditar agora que tente fazer relaxamento. O ser humano costuma se condicionar a padrões. Exercitar-se de um jeito e depois da forma inversa pode ser contra produtivo. Portanto, se estiver aprendendo a meditar, concentre-se primeiro em dar toda a sua intensidade e foco para meditar. Depois de muitos anos, quando for muito bom nisso, poderá tentar o relaxamento, mas sempre usando exercícios diferentes dos da sua meditação diária.

Também, a meditação pode ajudar você a relaxar de forma espontânea. Se conseguir meditar um pouco e ficar mais voltado para a sua realidade verdadeira, naturalmente deixará de lado algumas tensões auto impostas ou que recebemos dos outros. Assim, você talvez se sinta mais relaxado, a despeito de estar energizado e ativo! Assim, o objetivo da meditação não é relaxar, mas, em alguns casos, ela pode ajudar.

 

Técnicas de relaxamento:

Um exercício de meditação

 

Para Paz, Luz e Deleite

Paz: No topo da cabeça fica o centro da coroa –‘Sahasrara chakra’ nós o chamamos. Imagine que esse centro se abre sete vezes – imagine, mas não conte. A cada vez que ele se abre, um círculo faz um giro completo. Enquanto ele estiver rodando, cante ‘paz’ ou ‘Aum’ ou ‘Supremo’, ou pode tentar duas dessas três opções.

Luz: No terceiro olho, tente imaginar um disco. Imagine que o disco gira em sentido horário e, sete vezes, cante ‘luz’ ou ‘Aum’ ou ‘Supremo’, qual você preferir.

Então, dentro desse disco que gira, imagine sete chamas muito, muito brilhantes. Tente se imaginar brincando com essas sete chamas, e às vezes tente sentir que você se tornou um com essas pequenas chamas, ao invés de brincar com elas.

Deleite: Por favor, imagine um disco rodando na altura do centro do seu coração. Agora, você irá cantar ‘deleite’ ou ‘Aum’ ou ‘Supremo’. Dentro desse círculo, que é o centro do coração –Anahata nada, de onde vem o som sem som – por favor, imagine que o seu coração é um jardim-flor, absolutamente maior do que o maior. Dentro desse enorme jardim, tente ver a mais linda piscina, muito grande. A água da linda piscina é prateada. Lá, você está nadando, mergulhando e fazendo todo tipo de coisas que lhe dá alegria. Então veja dentro da piscina, um barco dourado. Entre nele, e enquanto estiver entrando, tente imaginar que todo o seu ser se torna inteiramente dourado.

 

exercício de relaxamento

Relaxamento, meditação e terapia

Se quiser ler mais sobre a possível relação de meditação e terapia, veja nosso artigo.

Páginas relacionadas

Experiências com drogas na meditação Drogas e a meditação Abaixo algumas perguntas do livro Meditação, Yoga e a Arte de Viver: a Aventura da Vida Pergunta: Há muitas pessoas que rei...
Poemas espirituais https://vimeo.com/198479985 * Mais poemas, frases e mensagens
Na prática, de que forma uma pessoa deve buscar ap... Pergunta: Falando praticamente, de que forma uma pessoa deve buscar aprender a meditar? Sri Chinmoy: Para iniciar, se a pessoa não tiver um pro...
Temas variados de meditação e espiritualidade Temas variados de meditação e espiritualidade