Select Page

Orações poderosas

“Seja feita a Vossa Vontade”


 

 

Minha oração-entrega-Deus

É

A oração mais poderosa.

 

Minha oração não atendida

É um sonho repleto de alma.

Minha oração atendida

É uma poderosa realidade.

Sri Chinmoy

A nossa oração nos concede uma vida de paz.

A nossa meditação nos concede um coração de beleza.

Sri Chinmoy

Dizem que a oração é a filha do sofrimento. Mas eu digo que a oração é a mãe do deleite.

Sri Chinmoy

O que é uma oração poderosa

Por Patanga Cordeiro

Orações poderosas são aquelas que nos fazem olhar para o alto. O ser humano está sempre em busca. Busca por prazer, ou busca por felicidade genuína, ou busca pela divindade. Mas ele está sempre em busca.

A oração mais poderosa é aquela que aumenta a nossa unicidade com a Fonte, com o Divino; aquela que nos faz olhar para o Alto, e não para baixo.

Quando olhamos para baixo, vemos as nossas imperfeições, as imperfeições do mundo. Nós enxergamos essas imperfeições desde o início dos tempos, mas observá-las não fez muito para mudar a nossa condição. Quem já teve experiências espirituais provavelmente concordará que é quando recebemos algo do Alto, que a nossa vida pode se transformar num piscar de olhos. As orações que conseguirem trazer essa transformação radical e permanente para as nossas vidas serão as melhores e mais poderosas.

 

A oração mais poderosa: “Seja feita a Vossa Vontade”

Por Sri Chinmoy, do livro Meditação

 

Quando oramos, geralmente existe um desejo sutil por alguma coisa, um anseio por conseguir algo ou nos transformar em algo. Talvez o chamemos de aspiração, porque estamos orando para nos tornar alguma coisa boa, ou para ter algo divino que não temos, ou para nos livrarmos do medo, da inveja, da dúvida e assim por diante. Mas existe sempre uma tendência sutil da nossa parte de interiormente forçar os pedidos.

E, também, há sempre o sentimento de ser – vamos usar a expressão – “um mendigo divino”. Sentimos que Deus está bem lá em cima, enquanto estamos cá embaixo. Vemos um imenso abismo entre a existência Dele e a nossa. Estamos olhando para cima e clamando por Ele, mas não sabemos quando, e em que medida, Ele concederá o que estamos pedindo. Nós nos sentimos impotentes. Apenas pedimos e então esperamos que uma, duas ou três gotas de compaixão, luz ou paz venham até nós. Às vezes, existe um sentimento de toma-lá-dá-cá. Dizemos: “Senhor, estou Lhe oferecendo a minha oração. Portanto, por favor, agora faça algo por mim. Peço por favor que Você me ajude, me salve, me satisfaça”.

Porém, na meditação, não pedimos a Deus nenhuma ajuda, graça ou qualidade divina. Apenas entramos no mar da Realidade Dele. E Deus nos dá mais do que poderíamos imaginar. Na oração, sentimos que não temos nada e que Deus tem tudo. Na meditação, sabemos que qualquer coisa que Ele tenha, nós também temos ou algum dia teremos. Sentimos que, o que quer que Deus seja, nós também somos. Apenas não trouxemos ainda a nossa divindade à tona. Quando oramos, pedimos para Deus o que queremos. Porém, ao meditarmos, Ele verte sobre nós tudo de que precisamos. Vemos e sentimos que o universo inteiro está à nossa disposição. O Céu e a Terra não pertencem a outra pessoa – eles são a nossa própria realidade.

 

A oração mais elevada

A oração mais elevada é “Seja feita a Vossa Vontade”. Com certeza, essa é a altitude mais elevada para uma oração e também é o começo da meditação. Quando a oração termina a sua jornada, a meditação começa. Na meditação, não dizemos nada, não pensamos em nada, não queremos nada. No mundo-meditação, o Supremo está agindo em nós e por meio de nós para a Sua própria satisfação. E o mundo-oração está sempre pedindo alguma coisa. Mas o mundo da meditação afirma: “Deus não é surdo nem cego. Ele sabe o que fazer para satisfazer a Si mesmo em e através de mim. Portanto, em silêncio repleto de alma, apenas me tornarei o mais elevado”.

Perguntas e Respostas sobre oração e meditação

respondidas por Sri Chinmoy

Gostaria de saber se devo orar por alguma coisa que quero ou apenas para que a Vontade de Deus seja feita.

Orar para que a Vontade de Deus seja feita é a maneira mais elevada de oração. No entanto, quem está começando agora acha quase impossível orar sinceramente para que Deus o satisfaça à maneira Dele. Portanto, quando o buscador é ainda um principiante, é aconselhável orar a Deus por qualquer coisa que sinta ser mais importante, seja paciência, pureza, sinceridade, humildade, paz e assim por diante. Então Deus dará ao buscador um pouco de paz, luz e alegria, que são precursores de algo infinito que virá para o seu ser interior. Uma vez que o buscador tenha recebido um pouco de paz, luz e alegria – e elas tenham se estabelecido, até certo ponto, no seu ser interior – ele terá alguma confiança na forma de Deus operar e também na sua própria vida de aspiração.

Quando alguém está progredindo muito rápido ou se encontra num estágio já um pouco avançado, ele sente que existe alguma realidade dentro de si mesmo, e que essa realidade não vai decepcioná-lo ou abandoná-lo. Então ele sente que Deus tem total consciência do que ele precisa desesperadamente e que Deus está ávido para fornecer a ele essas coisas. Quando um buscador sente esse tipo de confiança dentro de si, esse é o momento para orar: “Seja feita a Vossa Vontade”. Ele poderá dizer com sinceridade: “Deus, quero agradá-Lo somente à Sua própria maneira”.

 

Qual é a melhor maneira de orar pelos outros?

Primeiro, antes de começar a orar, você deve invocar a presença do Supremo. Ao rogar pela presença Dele, Ele virá, certamente, numa forma sutil. Você não o verá num corpo humano, mas será capaz de sentir a presença Dele. Dentro da presença de Deus, tente ver e sentir a pessoa por quem está orando. Se você puder suplicar pela presença do Supremo e sentir aqueles por quem está orando dentro dessa presença, essa será a maneira mais eficiente de ajudá-los com a sua oração.

Todavia, antes de pedir, por meio de sua oração, ao Supremo para ajudar alguém, primeiro pergunte a Ele se você deve orar por essa pessoa. Se receber uma mensagem ou um sentimento interior de que deveria orar por essa pessoa, somente então você deverá fazê-lo. Suponha que alguém está muito doente e você quer pedir para Deus curá-lo. Mas precisa saber que talvez Deus queira que ele tenha essa experiência agora, para o próprio desenvolvimento interior dele. Você precisa saber que Deus tem infinitamente mais amor por essa pessoa em questão do que você ou qualquer outro ser humano poderia ter. Se você pedir a Deus para curá-lo, talvez esteja apenas contrariando a Vontade Dele. No entanto, se você orar por unicidade com a Vontade de Deus, então Ele poderá dizer: “Você se tornou um com a Minha Vontade. Então agora ficarei feliz se você Me pedir para curar essa pessoa”.

 

Oração e meditação

Para aqueles que querem ter a realização do Altíssimo, sempre digo que a meditação é de suma importância. No entanto, houve santos no ocidente que realizaram Deus somente por meio da oração. Eles não conheciam o conceito de meditação. Mas a intensidade da oração e da aspiração deles os levou até o mundo da meditação e além dele. As duas abordagens são eficientes. Quando oramos, vamos até Deus. Quando meditamos, Deus vem até nós. O mesmo resultado é possível no final. – Sri Chinmoy

A oração é mais bem expressada no meu dia-a-dia quando ela se torna uma entrega espontânea e abnegada à Vontade de Deus.

Sri Chinmoy

oração poderosa

Antes de me tornar poderoso

 

Antes de me tornar

Um poderoso construtor,

Fui um poderoso buscador.

 

Antes de me tornar

Um poderoso buscador,

Fui um poderoso sofredor.

 

Antes de me tornar

Um poderoso sofredor,

Fui um poderoso dormente.

 

Antes de me tornar

Um poderoso dormente,

Fui um poderoso amante-ignorância.

 

Antes de eu me tornar

Um poderoso amante-ignorância,

Fui um poderoso fazedor de promessas

Ao Senhor Supremo.

Sri Chinmoy

Orações poderosas

Veja também nossas outras páginas sobre oração e meditação. Orações de Madre Teresa e Sri Chinmoy.

Páginas relacionadas

Significado dos sonhos parte 1 Significado dos sonhos parte 1 Esta é uma página da coleção de posts sobre sonhos espirituais extraídos dos escritos de Sri Chinmoy, do livro Sonhos....
Mirabai e o sannyasi – uma história em Vrind... Uma história sobre Mirabai e o sannyasi Do livro Mantu’s Heart-Songs Por Mantu Ranjan Ghose, traduzido ao inglês por Sri Chinmoy Chinmoy traduz...
Música, filosofia e religião Music is Eternity’s aspiration. Music is Infinity’s perfection. Music is Immortality’s satisfaction. Aspiration is earth’s birthright. Perfection is...
2017 / Outubro – curso de meditação em São P... O próximo curso de meditação gratuito será em São Paulo, em meados de Outubro. Para participar, basta ler como funciona e fazer a sua inscrição...