Select Page

Técnicas de meditação

Técnicas de meditação e meditações guiadas para você variar a sua prática diária ou para quem está começando a aprender a meditar.

É o que gostaríamos de compartilhar com vocês nesta página.

Todos os exercícios desta página são do livro 222 técnicas de meditação e do livro Meditação.

 

 

tecnicas meditar

Livro fonte: 222 técnicas de meditação

Técnicas de meditação no coração

Esta página foi dedicada especialmente a uma série de exercícios e técnicas de meditação ensinados por Sri Chinmoy que se focam no coração. Tente algumas das técnicas para meditação guiadas algumas vezes e, se não der certo, tente outra técnica de meditação diferente. Você também pode começar com técnicas de concentração por alguns minutos.

Abrindo o Coração

 

O que eu vejo na minha meditação?

Na minha meditação eu vejo

Um oceano de paz

Maior-do-que-o-maior

E um azul-vasto céu

Dentro do meu menor-do-que-o-menor

Coração.

 

Sinta-se como uma criança: Para um iniciante meditar no coração, ele tem que sentir que é uma criança, não importa qual seja a sua idade terrena. A mente de uma criança não é desenvolvida. Quando ela tem doze ou treze anos, sua mente começa a funcionar num nível intelectual, mas, antes disso, ela é toda coração. Tudo o que vê, ela sente como parte de si. Identifica-se espontaneamente. É isso o que o coração faz.

 

Brincar num jardim florido: Quando sentir que é uma criança, imediatamente sinta que você está num jardim florido. Esse jardim florido é o seu coração. Uma criança pode brincar num jardim por horas. Ela irá de uma flor a outra, mas não sairá do jardim, porque ela obtém alegria da beleza e fragrância de cada flor. Dentro de você está o jardim, e você pode ficar nele pelo tempo que quiser. Dessa maneira poderá meditar no coração.

 

Chore como uma criança desamparada. Uma criança sempre terá quem tome conta dela, mesmo que seus pais não estejam presentes. Deus arranjará alguém para tomar conta da criança, porque Ele sente que ela está desamparada agora. Quando uma criança chora, imediatamente alguém vem para ajudá-la. Quando uma criança chora, mesmo que seja por um doce, ela é muito sincera. Nessa hora, seu doce é o mundo todo para ela. Se você lhe der cem dólares, ela não ficará satisfeita; ela quer apenas o doce. Quando você sentir que está chorando como uma criança por paz, luz e verdade, e que apenas essas coisas lhe satisfarão, aí então, seu clamor será atendido.

 

Uma flor desabrochando no coração: Quando meditar, por favor, medite no coração e então, tente que a paz, luz e bem-aventurança do coração percorra todo o seu ser. No coração você tem paz, e, como uma flor, ela tem que desabrochar pétala por pétala, aqui, ali, em todo lugar. Então você tem uma flor de paz, cujas pétalas desabrocharam em todas as partes do ser.

 

Concentre-se no coração: Se pode se concentrar na ponta do seu dedo ou numa vela ou em qualquer outro objeto material, você também pode se concentrar no seu coração. Pode fechar os olhos ou olhar para uma parede, mas todo o tempo estará pensando no seu coração como um amigo querido. Quando esse pensamento se tornar muito intenso, quando absorver toda a sua atenção, você terá ido além do pensamento comum e entrado na concentração. Você não pode olhar fisicamente para o seu coração espiritual, mas pode focar toda a sua atenção nele. Então, gradualmente, o poder da sua concentração entra no coração e lhe tira completamente do reino da mente.

 

Sinta as batidas do seu coração: Se mantiver suas mãos em cima do seu coração e sentir suas batidas, automaticamente irá sentir a intensidade da sua aspiração. Dentro dessa intensidade irá descobrir a pureza da sua mente e a divindade do seu coração.

 

Concentre-se e medite na pureza.

Veja, toda a sua resistência interior

Desaparece,

E automaticamente a porta do seu coração

Se abre completamente.

 

Você não é nada além do seu coração: Sinta que não tem braços, nem nariz, nem olhos, nem orelhas: você não tem nada além do coração. Esse coração não precisa estar no centro do seu peito; ele pode estar na sua testa ou em qualquer outro lugar.

Tente sentir que toda a sua força, toda a sua determinação e poder-vontade estão num lugar em particular, aqui, dentro do seu coração. Sinta que você não existe, a não ser nesse pequeno local. Você não tem olhos, não tem nariz, não tem mais nada. A intensidade virá apenas quando sentir que toda a sua existência está concentrada num lugar em particular e não dispersa.

 

Luz no coração: Quando começar a sua meditação da manhã, sinta que você tem o coração e que você é o coração. Então, após algum tempo, sua consciência irá lhe dizer onde o coração está. Nesse momento, você irá se concentrar nesse ponto e sentir que esse é o único lugar para você se tornar o coração.

 

Convide seus amigos para o seu coração: Por favor, sinta que está na porta do seu coração e que convidou seus amigos – amor, paz, luz, deleite, poder e outros mais que você acalenta e valoriza – para entrar. Se todos os dias puder convidar mesmo que um só amigo, isso será o começo de uma amizade divina. Diga para si mesmo: “Hoje eu permitirei apenas que o meu amigo amor entre e ninguém mais. Amanhã deixarei que a minha amiga alegria entre e, depois de amanhã, convidarei minha amiga paz para entrar”.

E então poderá dizer: “Eu me desenvolvi consideravelmente. Eu tenho a capacidade de convidar mais de um amigo para entrar. Definitivamente, convidarei todos os meus amigos a entrar – amor, alegria, paz, luz e deleite. Antes eu não tinha meios suficientes para alimentar mais do que um amigo de cada vez; portanto, eu só podia convidar um. Agora posso convidar todos os meus amigos divinos e deixar que eles entrem na minha sala-coração.”

 

Olhe para o seu coração num espelho: Se tiver um sentimento estranho, como tensão em sua cabeça, por favor, sinta que não tem uma cabeça ou uma testa; só sinta que tem um coração. Você tem essa tensão porque está meditando no lugar errado. Está meditando dentro da mente, o que não é aconselhável. Tente focar toda a sua atenção no seu coração. Você pode até mesmo colocar um espelho à sua frente e olhar para o seu próprio coração dessa forma, se achar difícil se concentrar interiormente nele.

 

Concentre-se no coração do seu Mestre: Outra coisa que você pode fazer é olhar para uma foto do seu Mestre espiritual e, ao invés de olhar para o terceiro olho dele, olhar para o coração. Concentre-se no seu próprio coração, com ou sem um espelho, ou olhe para a foto sentindo o coração Dele – como preferir.

 

O altar no seu coração: Se você não tiver pureza abundante, se incontáveis desejos terrenos estão possuindo o seu coração, então antes de se concentrar nele, você deve invocar a pureza. A pureza é o sentimento de ter um altar vivo nas profundezas do seu coração. Quando sentir a presença divina de um altar interior, automaticamente estará purificado. Nesse momento, sua concentração no coração será mais efetiva.

 

Pureza no coração: Nós podemos ter mais poder-coração repetindo: “Eu sou o coração, eu sou o coração, eu não sou a mente.” As qualidades do poder-coração são a pureza, a beleza e o sentimento de unicidade. Quando pensamos num templo, imediatamente pensamos no altar dentro dele. Pensamos nas flores, no incenso e tudo o mais no altar. Se não fosse por essas coisas, um templo seria como qualquer outro prédio. Mas quando dizemos ‘templo’, imediatamente, dentro do nosso corpo, dos nossos nervos, do nosso ser, sentimos algo puro. Alguma coisa eleva a nossa consciência. O que é? As velas, o incenso e as flores do altar. Pensamos em qualquer coisa que se relacione com a pureza.

Da mesma maneira, quando pensamos no poder-coração, o tesouro mais significativo que o coração tem é a pureza. Quando você pensa na mente, a pureza não é encontrada. Lá você pensa apenas em confusão ou supremacia: a mente pensa que você é inútil ou que o resto do mundo tem inveja de você. Não há ninguém que vá sentir ou estabelecer unicidade com a mente. As boas qualidades da mente são a serenidade, a clareza e a iluminação. Mas elas raramente são encontradas.

 

Uma flor no seu coração: Quando pensar no poder-coração, a primeira coisa é pensar em poder-pureza. O que nos dá um senso de pureza imediato? Qualquer flor de que você mais goste – uma rosa ou lótus ou qualquer outra flor. Você tem que sentir que está inspirando a beleza e a fragrância da flor que você mais gosta. Por favor, tente visualizar isso dentro do seu coração.

Primeiro sinta que a flor está lá. Imagine-a dentro do seu coração. A imaginação tem uma realidade própria. Tão logo imagine que há uma flor dentro de você, uma rosa ou qualquer outra, tente então sentir a fragrância dessa flor.

Então, após quinze minutos ou meia hora ou mesmo alguns dias, tente sentir que essa flor se torna invisível dentro do seu coração. Você não tem que ver a flor como tal, não tem que sentir a fragrância, não. Tão logo pense no seu coração, verá que ele se torna a mais linda flor, a mais linda rosa.

Logo, para adquirirmos poder-coração ou sermos conscientes do poder-coração, primeiro temos que desenvolver o poder-pureza. E dentro da pureza está a unicidade. A pureza aceita a todos. Uma criança é pura; é por isso que ela aceita a todos. Uma flor é pura; ela permite que qualquer um aprecie a sua beleza.

 

Quando olhamos para uma flor,

Adquirimos a sua fragrância.

Veja, por alguns segundos

Nossa consciência ascende

E nos tornamos auto-doação.

 

O nascer do sol no seu coração: Não importando em que hora do dia você esteja meditando, mesmo se for à noite, imagine o nascer do sol por alguns poucos segundos. Imagine que o sol está nascendo e irradiando luz dentro do seu coração. Ou você pode imaginar a mais bela e linda flor se abrindo e desabrochando, pétala por pétala, dentro do seu coração.

Tão logo veja o nascer do sol ou a flor, sentirá a luz ou a pureza do seu coração. Então, conforme inspirar e expirar, sentirá que a luz ou a pureza de dentro do seu coração aumentam. E quanto mais luz e pureza você sentir em seu coração, mais brilhante será o nascer do sol ou a flor. Após isso, tente sentir que você se torna o nascer do sol. Ou tente sentir que a flor-pureza dentro do seu coração desabrochou totalmente e você se tornou essa mais bela flor. Toda a sua existência, das solas dos seus pés ao alto de sua cabeça, é a própria flor. A beleza, a pureza, a fragrância da flor é você todo.

Do nascer do sol ou da mais bela flor que você se tornou, a luz irá se irradiar e a pureza irá se espalhar. Quando a luz e a pureza se espalham, elas entram naqueles ao seu redor. Dessa forma, você pode meditar mais no coração. Não sinta que tem que ir para o coração. Apenas sinta que você é o coração.

 

O jardim no seu coração: Dentro do nosso jardim-coração estão todas as nossas qualidades divinas. Elas são como flores belas e perfumadas. Primeiro repita para si próprio: “Eu estou dentro do meu jardim-coração.” Tente ver e sentir todas as lindas flores que estão lá. Então diga: “Eu sou o meu jardim-coração. Todas as flores divinas de dentro do meu jardim-coração são parte e parcela do meu próprio eu.” Até agora você tem estabelecido a sua unicidade com a realidade que vê na sua vida exterior. Mas agora você estabelece a sua unicidade com a sua mais querida e pura existência, que é a sua vida interior, a vida do seu coração.

Quando estiver meditando, se acontecer de olhar para o seu ombro ou joelho, por favor, diga para si mesmo: “Isso é o meu coração.” Se tiver um bom pensamento durante a sua meditação, então, imediatamente, dentro desse bom pensamento, tente sentir a existência do seu coração.

 

Todos os dias

Quando meditar

Tente sentir que a sua vida

Está no jardim-fragrância do seu coração.

 

Técnicas para meditar

 

Páginas relacionadas

Meditação para atletas e técnicas para prática de ... Sri Chinmoy comenta sobre a sua prática e motivação para os esportes numa entrevista na Austrália. Meditação para atletas, esportes e exercícios ...
Hinduísmo Por Patanga Cordeiro, com textos de Sri Chinmoy “Conheça a ti mesmo” – essa é a vida do Hinduísmo. - Sri Chinmoy   O hinduísmo é uma reli...
Video | arte e poesia para meditar Vídeos para meditar e sobre espiritualidade Transcrição do da entrevista com Sri Chinmoy e legenda por Sri Chinmoy Centre Brasil Lista de vídeos...
27 de outubro – meditação diária 27 de Outubro - meditação matinal diária   A entrega incondicional só acontece quando a mente se torna completamente uma com a alma. &nb...