Select Page

politica e espiritualidade meditacao oracao florVocê às vezes sente que, apesar de ter aspirações e metas tão sublimes, por vezes o seu trabalho é ofuscado pela política?

Sri Chinmoy: Não, ele não é ofuscado pela política, pois não fazemos comparação entre política e a espiritualidade em si. O que fazemos aqui é orar e meditar em silêncio. Tentamos fazer tudo em silêncio. A política está no mundo exterior, ao passo que a nossa oração e meditação estão no mundo interior. Através da nossa oração e meditação sinceras, estamos tentando trazer à tona a paz, luz e deleite que temos. Então essa paz, luz e deleite tentamos oferecer ao mundo, ao mundo político, para que o mundo político também possa se iluminar, aperfeiçoar e satisfazer.

 

Você sente alguma relação com os políticos nas Nações Unidas?

Sri Chinmoy: Sim e não. Não em sua capacidade como políticos. Mas quando eles me procuram como buscadores, já que eu mesmo sou um buscador, posso conversar com eles a níve espiritual – não político. Política não é o meu forte, ao passo que conheço um pouco sobre espiritualidade. Quando os políticos me procurar como buscadores, eu tento oferecer luz para eles.

 

Pergunta: Um aspirante espiritual pode participar ativamente em política?

Sri Chinmoy: Com muita freqüência ouvimos a palavra “política” ser seguida por “ um negócio sujo”. As pessoas dizem: “ Política é um negócio sujo.” Existe bastante verdade nisso. Há uma luz escassa, praticamente inexistente, no mundo da política. A política é desprovida de luz, por ser desprovida do verdadeiro sacrifício. É apenas um tipo de competição que ocorre entre partidos, os quais são igualmente ruins. Naturalmente, um deles irá vencer no final.

Se sentirmos que somos capazes de mudar a face do mundo, pelo caminho da política, infelizmente estaremos enganados. Nada pode mudar a face do mundo, exceto a aspiração interior. A aspiração interior é de grande importância, especialmente para os buscadores da verdade. Aqueles que quiserem participar ativamente em política irão, sem dúvida, perder a sua mais pura aspiração por Deus.

Deus está em tudo; então naturalmente Deus também está na política. No entanto, temos que saber qual a melhor maneira de chegarmos a Ele. Será a nossa aspiração que nos levará direto ao Altíssimo. Uma vez que alcancemos o Altíssimo, o Supremo mais elevado nos levará ao coração da humanidade.

Eu não estou dizendo a vocês que deixem de votar. Longe disso. Porém o mais importante é fazer a sua escolha interior. Os aspirantes espirituais têm que optar pela divindade que habita no interior deles. Quando essa divindade lhes diz o que fazer, eles têm que cumprir. Desse modo, não importando o que aconteça na vida exterior, no mundo da política, o buscador ficará satisfeito.

Quem resolverá os problemas do nosso país? Não será esse ou aquele partido. Será você que irá resolver os problemas do seu país e não uma liderança política. Sua aspiração pela humanidade será capaz de salvar não somente a América, mas o mundo todo. Cada um de vocês aqui tem esta chama de aspiração. Quando sua aspiração subir até o mais alto e descer de lá para inspirar o mundo ignorante, esse mundo então se tornará um lugar melhor.

Um buscador genuíno e sincero deverá ter cuidado com o quanto se envolve em política. Espiritualidade, vida interior e disciplina interior vêm em primeiro lugar. Existem bilhões de pessoas no mundo que podem se envolver em política, já que elas não estão envolvidas com a espiritualidade. Aspirantes, no entanto, devem permanecer bem acima do mundo político, no Colo do Supremo. Lá eles irão crescer constantemente na luz, paz, felicidade suprema e harmonia universal.

Extraído de “Politics and Spirituality: Can They Go Together?”

 

Política e espiritualidade

A espiritualidade

Pode entrar na política

A espiritualidade

Não dispensa a política.

 

A política pode abraçar a espiritualidade.

Igualmente,

A espiritualidade pode abraçar a política.

Política e espiritualidade

São galhos da mesma árvore-vida,

Da árvore-vida que é

Toda paz-unicidade.

 

Espiritualidade é o coração.

Política é o corpo.

Ambas são

Interdependentes

E indispensáveis uma à outra.

 

O corpo é a flor.

O coração é a fragrância.

A flor nos lembra de forma encantadora

Da nossa beleza universal.

A fragrância nos lembra incansavelmente

Da nossa divindade transcendental.

Gorbachev a flor

O nosso mundo exterior ama inigualavelmente.

Gorbachev a fragrância

O nosso mundo interior entesoura completamente.

 

Sri Chinmoy, Gorbachev: the master-key of the Universal Heart, Agni Press, 1990 – Carta ao Presidente Gorbachev

  1. GMK 85. This essay was written by the author and sent to President Gorbachev on 11 June 1990.

Páginas relacionadas

Meditação no Ano Novo Meditações de Ano Novo e como aprender a meditar em 2018 Poemas e aforismos de Sri Chinmoy   Possa a beleza do Ano Novo Embelezar o m...
Marcadores de página / marcador de livro com poema... Segue abaixo uma coleção de marcadores de página que fiz uns anos atrás. Você pode clicar neles para fazer o download dos marcadores gratuitamente. ...
Vida após a morte Vida após a morte Textos de Sri Chinmoy, do livro Morte e Reencarnação Mais sobre morte e reencarnação     Vida após a mo...
“Vida após a morte” – escrevendo suas experiências... Apesar do nome “vida após a morte” possa ser bastante impactante, na verdade vamos falar sobre algo muito natural na vida de um buscador espiritual, e...