Select Page

Curso de meditação em Belo Horizonte – MG – aprenda a meditar em BH

BH meditacao mg

Qual é a coisa primordial que podemos esperar da meditação? A paz. Paz e nada mais. A meditação é a personificação da paz. O mundo de hoje precisa apenas de uma coisa: paz.

-Sri Chinmoy, do livro Yoga, Meditação e a Aventura da Vida

Curso de meditação gratuito em Belo Horizonte – MG

Desde 1964 no exterior e desde 1997 no Brasil, o Centro Sri Chinmoy tem oferecido cursos exclusivamente gratuitos para o aprendizado da meditação e a busca por autoconhecimento.

Na nossa agenda das cidades brasileiras que ainda vamos começar um novo curso está Belo Horizonte/MG.

No presente momento, estamos anotando o nome e telefone dos interessados, como uma pré-inscrição. Assim que tivermos o local marcado (talvez seja na UFMG, mas se você tiver um auditório ou contato, por favor nos informe também), retornaremos o seu contato com a data, local e horário.

  • Preencha DDDnumero, conforme exemplo abaixo

 

Sobre as aulas para aprender a meditar em BH

Costumamos dar um curso em aproximadamente quatro dias, em módulos de 2 horas, que incluem teoria e prática de meditação em grupo. Assim, entre os dias vocês podem praticar em casa e trazer suas perguntas para a continuação.

Tentamos passar por diversos aspectos, não apenas da meditação como técnica, mas também pelos passos que surgem na nossa jornada de autodescoberta, como o significado da vida, pureza física, emocional e mental, o papel do corpo físico, dieta e esporte, caminhos e Mestres espirituais, etc. É claro, também deixamos bastantes dicas sobre a prática da meditação, principalmente para quem é iniciante, como fazer em casa, horário, respiração correta, disciplina, etc.

Tentamos ensinar pelo menos 5 ou 6 exercícios de meditação diferentes, incluindo técnicas de concentração – com certeza você irá se identificar com um ou dois deles.

 

Como meditar: a meditação no coração

…quando meditar, tente abrir o seu coração e todo o seu ser. Por vezes, quando você abre o coração e mantém a porta aberta, e o convidado está prestes a entrar, você então fecha a porta. A quantidade de Paz, Luz e Deleite que o recipiente interior recebe é, assim, limitada. Esse recipiente possui uma consciência própria. Você pode mantê-lo vazio, mas além disso ele também terá de aspirar para receber. Apenas assim você terá uma meditação realmente boa.

O nosso progresso será mais rápido se meditarmos no coração. Quando meditamos na mente ou dentro da mente, sentimos que já sabemos bastante sobre a vida espiritual. Porém, quando olhamos para o interior profundo, descobrimos que não sabemos quase nada sobre a vida espiritual. Só acumulamos informação nas nossas mentes – informação, nada mais. Mas, quando meditamos no coração, sentimos que somos como crianças que realmente querem aprender tudo de novo com a sua mãe ou pai. A criança sente que não sabe nada, mas quer aprender tudo da forma correta.

Portanto, o meu conselho aos buscadores que desejam seguir o nosso caminho é que se concentrem e meditem no coração. E mesmo aqueles que não se encaixam no nosso caminho podem tentar meditar no coração. Não é só o nosso caminho que enfatiza a importância de meditar no coração. Há outros caminhos e outros Mestres espirituais que defendem a mesma ideia.

-Sri Chinmoy, do livro Meditação

 

Deixamos aqui um exercício simples para você tentar agora.

Se não conseguir fazer bem, não se preocupe – é por isso que damos os cursos presenciais!

Um exercício de concentração para meditar: o ponto

Se você quiser desenvolver o poder de concentração, aqui está um exercício para ser feito. Primeiro lave bem o seu rosto e os seus olhos com água fria. Depois faça um ponto preto na parede, na altura de seus olhos. Fixe o ponto, a uns 30 centímetros de distância, e concentre-se nele. Depois de alguns minutos, tente sentir que, quando você inspira, sua respiração vem, na verdade, do ponto. E que ele também está inspirando, sendo que a respiração do ponto vem de você. Tente sentir que existem duas pessoas: você e o ponto negro. Sua respiração vem do ponto e a dele vem de você. Em dez minutos, se sua concentração estiver bem poderosa, você sentirá que sua alma o deixou e entrou no ponto preto da parede.

Nessa hora, tente sentir que você e sua alma estão interagindo. Ela o está levando até o mundo da alma para a realização. E você a está levando ao mundo físico para a manifestação. Desse modo, poderá desenvolver o poder da concentração facilmente. Mas, para isso, esse método deve ser praticado. Existem muitas coisas que são fáceis se forem praticadas, mas justamente por deixarmos de praticá-las não obtemos resultado.

Livro recomendado para iniciantes

livro meditação online pdf ebookTemos vários livros que podemos recomendar, mas dentre eles o livro Meditação de Sri Chinmoy é o que mais podemos considerar agora. Ele custa 34,99 reais, e tem quase 300 páginas. É como se fosse um manual, mas ele “fala” com você enquanto você o lê.

Páginas relacionadas

Exercícios de Meditação para Atletas e Prática de ... Esta página foi ampliada e mudou para http://www.meditacaobrasil.com/para-atletas-tecnicas-pratica-esportes/
Sete aforismos/poemas sobre os Esportes por Sri Chinmoy (tradução de www.srichinmoylibrary.com) Eu amo meu grande triatlo. Ele mostra ao meu coração o Despertar-Visão-Deus. Eu nado n...
O significado da morte e experiências de quase mor... O significado da morte e experiências de quase morte Textos de Sri Chinmoy, do livro Morte e Reencarnação Mais sobre morte e reencarnação &nb...
Sri Chinmoy e Madre Teresa – Orações e Medit... Por Patanga Cordeiro "Meus irmãos e irmãs do mundo, Somos tão cegos que não conseguimos ver O Autógrafo de Deus em pessoa Na testa da Madre Teresa...