Select Page

Encantar-se com um doce sonho

É o início

De uma realidade

Florescente, iluminadora e preenchedora.

– Sri Chinmoy

 

Esta é uma página da coleção de posts sobre sonhos espirituais extraídos dos escritos de Sri Chinmoy, do livro Sonhos. As outras páginas são:

 

lembrar dos sonhosComo lembrar dos sonhos espirituais

Eu tenho sonhos muito raramente. Se isso quer dizer que não estou me lembrando deles, eu deveria então tentar lembrar?

Se você não costuma ter sonhos, isso quer dizer que não precisa deles. Mas se você tem sonhos dos quais esquece quando acorda, você pode tentar recuperá-los. Para fazer isso, você tem de sentir que a sua vida não é uma realidade despida de sonhos. Você também tem de saber que cada sonho divino é uma indicação clara de uma realidade iminente. Se você valorizar o sonho como valoriza a realidade, um dos seus seres interiores irá ajudá-lo a lembrar dos seus sonhos.

 

Como podemos nos lembrar dos sonhos quando acordamos?

Se você sentiu que teve um sonho, mas não consegue lembrar-se dele, tente se concentrar na parte de trás da cabeça, na parte superior do pescoço. Quando você tem sonhos, eles se manifestam através da mente física ou, por algum tempo, por algumas horas ou mesmo um dia ou dois, eles ficarão registrados num lugar na parte de trás da sua cabeça. Portanto, se quiser se lembrar de qualquer sonho, tente se concentrar ali e sentir que está batendo numa porta. Quando a porta se abrir, você será capaz de se lembrar dos sonhos completamente.

 

Quão importante é se lembrar dos sonhos?

Se você tem sonhos ruins, nem tente se lembrar deles. Pelo contrário, esqueça-se deles imediatamente! Quanto mais cedo esquecer, melhor será para você em todos os planos de consciência. Se for um sonho ruim, encare-o como uma alucinação mental e jogue-o fora. Se for um sonho bom, lembre-se dele, mas não dê um valor exagerado ao sonho. Ou seja, não pense no sonho o tempo todo e se esqueça da sua vida-realidade, que exige a sua atenção constante e consciente. Se puder se lembrar do sonho dentro do seu coração, isso lhe trará alegria, inspiração e aspiração para que, na sua vida-realidade, você possa ser mais devotado, espiritual, divino e perfeito.

 

Quando eu vou para a cama, às vezes tenho uma forte impressão de um sonho que tive na noite anterior. Por que isso acontece?

Isso quer dizer que o seu sonho, tenha sido ele positivo ou negativo, foi muito forte. Com os sonhos positivos podemos seguir adiante. Com os sonhos negativos, retrocedemos. Um sonho positivo é como uma flor. Você mantém algumas flores no seu altar, e elas emitem uma fragrância. Se depois de um tempo você tirar as flores, ainda assim a fragrância permanecerá. Se queimar um incenso, você sentirá o seu cheiro. Mas, quando remover o incenso, a mesma fragrância estará lá. A coisa vai embora, mas a sua essência permanece.

A mesma coisa pode acontecer com uma pessoa. Se um santo fica num certo lugar, por algum tempo depois de ele ir embora, a pureza, paz, alegria e amor que ele tinha continuarão a vibrar no local. Se uma pessoa ruim e cheia de raiva e outras qualidades não divinas ficar num certo lugar, suas qualidades não divinas também permanecem lá e vibram por um tempo depois de ele sair. Quando a pessoa vai embora, a qualidade que ele incorpora permanece no lugar, e você sente o efeito da consciência que ele tinha quando estava fisicamente presente. O mesmo acontece com um sonho que permanece após acabar. Se o sonho foi muito poderoso, a essência do sonho, a sua principal qualidade, fica com você.

 

Como podemos ter sonhos espirituais?

Se quiser ter sonhos doces, sonhos inspiradores, você deverá meditar com toda alma de manhã cedo – às três, quatro ou mesmo cinco horas. Se você costuma acordar as cinco, levante-se às quatro horas. Tome uma ducha adequada e medite por pelo menos meia hora. Após a meditação, sente-se ou deite-se e se concentre no seu umbigo. Não pense em sonhos. Tente sentir que o seu chakra umbilical está se abrindo. Imagine que uma roda está girando bem rápido lá. Porque você meditou por meia hora, não precisará se preocupar com o fato de estar entrando nesse chakra, mesmo se tratando do chakra vital. Volte a dormir por meia hora ou quarenta minutos. Se a sua meditação foi boa e genuína, se veio das profundezas do seu coração, quaisquer sonhos que tenha depois dela serão divinos, dinâmicos, belos, coloridos e repletos de alma. Serão sonhos sobre anjos e deuses, ou sobre a sua vida espiritual. Ou então você verá algumas coisas inspiradoras, encorajadoras.

Se você quer ter bons sonhos antes das três da manhã, então durante a noite tente meditar no seu umbigo por cerca de dez minutos antes de ir para a cama. O umbigo é onde a emoção começa. A emoção em si não é ruim. A questão é como a utilizamos. Quando temos emoções humanas, apenas aprisionamos nós mesmos e os outros. Mas, quando temos emoções divinas, expandimos a nossa consciência. Caso se concentre no centro umbilical por dez minutos, você poderá ter controle da emoção humana e permitir que a emoção divina vá mais alto a partir do coração, em direção ao altíssimo.

Se você quer ter sonhos dos mundos superiores e não dos mundos inferiores, antes de dormir medite por pelo menos cinco minutos no centro umbilical e nos centros abaixo do umbigo. Você fará isso para trancar as portas que levam a esses centros. E medite por cinco minutos no seu centro cardíaco e nos centros acima do coração. Você fará isso para destrancar as portas que levam a esses centros. Enquanto tranca as portas do centro umbilical e dos centros inferiores, tente sentir a energia dinâmica e vulcânica de um herói-guerreiro. Enquanto destranca o centro do coração e os centros superiores, tente sentir a alegria e o deleite de uma criança. Se puder fazer isso, sem falha você terá sonhos dos mundos superiores.

 

Existem pessoas que não têm sonhos?

Não há sequer um ser humano na Terra que não tenha tido sonhos. Algumas pessoas dizem que não têm nenhum sonho, mas elas estão enganadas. Elas sonham, mas, quando acordam, provavelmente esquecem-se dos sonhos. Outras pessoas têm a capacidade de manter a memória dos sonhos enquanto estão totalmente despertas.