Select Page
Play video

Meditação guiada com qualidades

meditacao guiada com qualidades

Exercícios de meditação guiada com qualidades espirituais

Exercícios de Sri Chinmoy, do livro 101 técnicas de meditação.

 

Aqui deixamos vários exercícios de meditação guiada de Sri Chinmoy, todos voltados para concentração em qualidades espirituais. Pratique as técnicas diariamente, com afinco e pontualidade, e logo verá os resultados. Para melhorar a sua prática meditativa, sugiro ver nossas páginas com dicas de meditação. E nunca desista!

Meditação guiada 1

Simplicidade, Sinceridade, Pureza e Certeza

Em silêncio, gentilmente repita a palavra ‘simplicidade’ sete vezes dentro da sua mente, dentro de sua cabeça.

Agora, delicadamente repita ‘sinceridade’ sete vezes dentro do coração, em silêncio, devotadamente. Concentrando-se no coração, por favor, repita a palavra ‘sinceridade’, silenciosamente, sete vezes.

Agora gentilmente, repita a palavra ‘pureza’ sete vezes em silêncio, muito devotadamente, dentro do centro do umbigo ou nessa região.

Depois delicadamente, medite no terceiro olho na testa, entre e um pouco acima das sobrancelhas. Gentilmente repita a palavra ‘certeza’ ali, sete vezes, em silêncio.

 

Meditação guiada 2

Simplicidade, Sinceridade, Pureza e Certeza com gestuais

Por favor, ponha a mão no topo de sua cabeça (no chakra da coroa) e apenas diga três vezes: “Eu sou simples, eu sou simples, eu sou simples.”

Depois, por favor, coloque sua mão no seu coração e diga três vezes: “Eu sou sincero(a), eu sou sincero(a), eu sou sincero(a).”

Agora, por favor, ponha a mão no seu umbigo e simplesmente diga três vezes: “Eu sou puro(a), eu sou puro(a), eu sou puro(a).”

Depois, por favor, coloque sua mão no terceiro olho (usando o terceiro dedo ou a mão direita) e apenas diga três vezes: “Eu tenho certeza, eu tenho certeza, eu tenho certeza.”

Sri Chinmoy deu essas duas séries anteriores, uma após a outra, como parte da mesma sessão de meditação.

 

Meditação guiada 3

Simplicidade, Sinceridade, Humildade, Pureza e Divindade

Sri Chinmoy deu uma flor para cada pessoa presente durante uma meditação, e então, pediu aos participantes para meditar na flor, enquanto ele deu a seguinte instrução:

A flor significa beleza. Beleza é simplicidade. Beleza é sinceridade. Beleza é humildade. Beleza é pureza. Beleza é divindade.

Simplicidade: Simplicidade é a alma e a alma é o representante direto de Deus. Então por alguns minutos, vamos sentir que não temos um corpo, um vital, uma mente ou mesmo um coração. Por favor, tente sentir que você se tornou a alma. Não dê nenhuma forma a esta ideia. Apenas repita em silêncio: ‘alma, alma, alma’, e sinta que você se tornou um representante consciente e direto de Deus.

Sinceridade: No mundo exterior, falar a verdade é a mais elevada forma de sinceridade. No mundo interior, a sinceridade está vendo a Verdade através do Olho de Deus. Vamos sentir que nós crescemos na sinceridade interior e que estamos vendo tudo através da Visão de Deus. Vamos nos tornar a sinceridade interior.

Humildade: No mundo interior, a humildade sempre nos lembra o que nós fomos anteriormente, o que somos agora e o que vamos nos tornar. É por causa de nossa humildade que aceitamos a vida espiritual.

É a humildade que cultiva dentro de nós a avidez de conhecer e crescer nas mais elevadas realidades. Tudo está dentro de nós. Mas apenas porque somos humildes, as realidades mais elevadas têm a oportunidade de se satisfazer através de nós.

Vamos meditar em nossa sinceridade e humildade interior por alguns minutos.

Pureza: Pureza física é limpeza, pureza do vital é um coração aberto e pureza mental é a ausência de pensamentos não divinos e doentios. Pureza interior é o nosso coração-gratidão. É através da gratidão, gratidão constante ao Supremo em nós, que expandimos a nossa consciência e conhecemos a nossa realidade e visão mais elevadas. Se pudermos semear uma semente de gratidão, a qual germinará, crescerá e se tornará um arbusto, e depois uma grande árvore, então, sob essa grande árvore em nossos corações-gratidão, milhares de buscadores serão capazes de buscar abrigo e crescer na divindade. Por alguns minutos, vamos sentir que o que nós somos e eternamente nos tornaremos, não é nada além de um coração-gratidão.

Divindade: Finalmente, a flor significa divindade. A vida espiritual é a vida da alma. Temos que nos tornar conscientemente um com nossa alma. Por quê? Porque é somente quando sentimos nossa unicidade com a alma, que a verdadeira satisfação pode alvorecer em nossas vidas.

Então, vamos meditar na divindade, nossa própria e mais elevada divindade interior.

 

Meditação guiada 4

Doçura, Amor e Unicidade pela contemplação

Se você quiser aprender a arte da contemplação, precisará de três importantes qualidades: doçura, amor e unicidade. Capacidade-doçura, capacidade-amor e capacidade-unicidade você tem que desenvolver.

Para conseguir a qualidade da doçura, tente visualizar bem à sua frente, uma adorável criança – uma bela, muito bela, belíssima criança – e sinta que todas as qualidades da criança estão entrando em você.

Para a qualidade do amor, você tem que imaginar o amor de uma mãe pelo seu filho ou de uma criança pela mãe. Se você puder alcançar a capacidade-amor de uma mãe ou de uma criança, então tenha certeza que o seu coração fez um grande progresso.

Para desenvolver unicidade, você tem que visualizar ou imaginar o Céu e a terra ao mesmo tempo. Tente reviver a supremamente poderosa mensagem-unicidade de Cristo, o Salvador: “Eu e meu Pai somos um.” Aqui, o Pai Celestial e o filho terreno são inseparavelmente um e a unicidade deles não é nada menos do que perfeição e satisfação. Então, doçura, amor e unicidade, são as três qualidades supremas que um buscador avançado tem que desenvolver para contemplar.

meditacoes guiadas com qualidades espirituais

Meditações guiadas

Se quiser ver mais sobre meditação guiada, veja nossa página de técnicas de meditação guiada.

Páginas relacionadas

Video | Aqui e agora Vídeos para meditar e sobre espiritualidade Transcrição do da entrevista com Sri Chinmoy e legenda por Sri Chinmoy Centre Brasil Lista de vídeos...
Meditação na USP – aulas grátis Teremos no fim de maio um curso de meditação grátis organizado por alunos da USP Leste. Se quiser participar, basta ligar para 98551-8574 (com o Pa...
Meditação no trabalho Meditação no trabalho Por Sri Chinmoy, do livro Meditação, Yoga e a Arte de Viver: a Aventura da Vida   Podemos alcançar o portal da perfe...
Aspiração-Evereste: livro de palestras em prosa po... Aspiração-Evereste - livro recomendado Estas palestras inspiradas, da autoria de alguém que chegou ao cume, são seguramente o melhor roteiro para aqu...