Select Page

O despertar interior

.

A minha nova tarefa

.

Quando enxerguei a minha vida

No silente aposento da morte

Fiquei eletrizado.

Eu sorri porque

Recebi um novo trabalho

Do meu Senhor Supremo:

Descobrir um oásis

No infindável deserto da morte.

Imprestável, perdido, indefeso e inútil

Não mais eu sou.

Não mais o pulsar do meu coração

É uma piada tosca, um deboche.

Realizarei a minha tarefa Deus-ordenada

E me tornarei o Sonho da Infinidade e

A Realidade da Eternidade.

.

– Sri Chinmoy, The Dance of Life

 

consciência interior

O despertar interior

por Patanga Cordeiro

Leia o poema acima de novo. Você já sentiu algumas coisas que estão descritas nele? Em particular, “Imprestável, perdido, indefeso e inútil … o pulsar do meu coração é uma piada tosca, um deboche.” Eu já me senti assim. Na verdade, eu me senti assim durante metade da minha vida. Mas, honestamente, hoje, ao escrever para vocês, ao olhar para o desenrolar do meu ano e, na verdade, da segunda metade de toda a minha vida, com toda a gratidão e humildade, eu sinto a minha vida seguindo muito mais assim:

“Fiquei eletrizado…

“Recebi um novo trabalho…

“Imprestável, perdido, indefeso e inútil não mais eu sou…

“Realizarei a minha tarefa…

“E me tornarei o Sonho da Infinidade e a Realidade da Eternidade.”

Hoje abordaremos o despertar interior. Não quero fazer um texto corrido, com conclusões e explicações. Até porque o despertar interior não funciona assim. Ele não tem lógica e nem ordem. Ele não tem hora humana a ser descrita.

Você está desperto. Você vê a luz. Você corre em sua direção. É a única alternativa.

.

 

Na vida espiritual, o despertar da alma não é suficiente. Muitas pessoas estão despertas para a verdade, para a vida interior. Mas, uma vez desperto, é necessário mergulhar, correr, voar. Deve-se mergulhar o mais fundo, correr para o mais longínquo, voar até o altíssimo. Apenas assim pode o despertar interior do buscador desabrochar na flor da realização.

Sri Chinmoy, Life-tree-leaves

Sentimento de vazio e falso preenchimento

– um fim para isso

Comumente, o sentimento de vazio é predominante quando não estamos aspirando. E, quando estamos procurando satisfazer os nossos impulsos e conseguimos alcançar as metas ordinárias, o sentimento de falso preenchimento, fugaz e dissimulado, ainda que por vezes doce, é pior do que o vazio.

Mas isso tem um fim. O nome desse fim é o despertar interior.

 

Ele encontrou, ele encontra


Às margens da tristeza

Ele encontrou a sua mente sem coração.

À beira do desespero

Ele encontrou seu coração sem alma.

No mar da destruição

Ele encontrou a sua alma sem meta.

Séculos caíram mortos.

Agora,

Na margem do Tempo

Ele encontra a sua mente buscadora,

Ele encontra o seu coração suplicante,

Ele encontra a sua alma iluminadora.

- Sri Chinmoy, The Dance of Life

despertar da consciencia interior

O despertar da consciência

Cedo ou tarde, por mérito de esforço pessoal, paciência, da graça divina ou do Mestre espiritual, uma pessoa está destinada a alcançar o despertar interior da consciência.

Eis-me aqui” é a tão célebre frase dos santos e heróis das histórias que lemos na Bíblia, sejam reis e profetas do Antigo Testamento ou discípulos no Novo Testamento. Os profetas alcançaram o despertar através do esforço e graça divina. Os discípulos alcançaram através do amor incondicional do seu Mestre espiritual.

.

 

A vida dele é cheia de barulho,

A vida dele é cheia de correria,

A vida dele é cheia de pressa.

Ele é uma imagem da insinceridade,

Ele é uma imagem da ingratidão,

Ele é uma imagem do fracasso.

Ele falha em silenciar a tempestade de sua carne,

Ele falha em sair do abismo de sua dúvida,

Ele falha em sepultar o caixão do seu medo.

Ainda assim

Ele será salvo,

Ele será libertado,

Ele será completo.

Pois

Ele ouviu os passos de seu Mestre.

 

Sri Chinmoy, o Mestre e o Discípulo

Como começar a meditar e despertar interiormente

Play video

 

Comece agora

Nem tudo está sob o seu controle. Comece agora, com a menor capacidade e compreensão que tiver ao seu dispor. Como o poema acima, tenha a certeza que há Alguém cuidando de você, planejando a sua vida e o seu sucesso e progresso. Se você esperar até que uma oportunidade clara apareça, poderá não ser capaz de reconhecê-la quando ela vier. Você já viu heróis desviando de balas de rifle nos filmes, não? Mas você conseguiria fazer o mesmo no mundo real? Não. Quando você tiver ouvido o som da arma, já foi atingido. Então, não espere ser tarde demais. Se não o fizer, a dor do arrependimento será muito além da sua capacidade de suportar. Comece agora.

.

 

Conquistas-talentos

Vêm do despertar interior

Do coração Deus-amante.

 

Sri Chinmoy

Despertando o gigante interior

Através das eras ouvimos histórias de pessoas que realizaram o impossível – Davi derrota o gigante Golias, Krishna ergue uma montanha, Hanuman salta um oceano, Arjuna derrota um milhão de guerreiros em um dia.

Não tente repetir os feitos deles. “Imitação é suicídio”, disse sabiamente Ralph Waldo Emerson. Tente descobrir a sua missão. Sua missão não é fazer algo. Sua missão é se tornar algo. A missão pode ou não ser tão bombástica quanto esses exemplos, mas, sendo a sua missão, é a coisa mais importante que você pode fazer, não apenas por si mesmo, mas pelo mundo todo. Desperte o gigante interior. Lembre-se que você é parte do mundo.

.

 

A paz alcançada através da transigência é um pássaro que foge voando.

A paz que vem do despertar interior é a paz que dura para sempre.

Sri Chinmoy, Compassion-sea and satisfaction-waves

despertando o gigante interior

A luz-renúncia o ajuda

No seu despertar interior.

O seu despertar interior o auxilia

No seu Deus-tornar-se.

 

Sri Chinmoy

Deixe para trás – “let it go”

Olhe para tudo na sua vida. Posses, relacionamentos, idéias, conceitos de si e dos outros, que foi acumulando com os anos. Hoje em dia, você precisa de toda e cada uma dessas coisas?

Assim como num quarto bagunçado é difícil encontrar as coisas que buscamos, se há coisas demais na nossa vida que não são absolutamente necessárias, as coisas importantes de verdade acabam se perdendo em meio a coisas supérfluas.

Eu digo isso por experiência pessoal. Aprenda a encontrar, mas também aprenda a deixar para trás. A felicidade não vem da posse, mas sim da doação.

Sucesso e progresso

Quando você ganha num jogo, isso torna você uma pessoa melhor? Provavelmente não.

Quando você perde, isso torna você uma pessoa melhor? Se você aprender com os seus erros, sim.

Segundo Sri Chinmoy, a melhor filosofia não é o sucesso, mas sim o progresso. Não o ter, mas o se tornar.

O que é o sucesso?

Um edifício exterior.

O que é o progresso?

Um despertar interior.

O que é uma meta?

Um auto-desdobramento.

Sri Chinmoy, Ten Thousand Flower-Flames, part 26

belo despertar

Porque você adquiriu

A poderosa faculdade de duvidar,

Você nunca será capaz de aprender

A suprema Arte do despertar interior.

 

Sri Chinmoy

Duvidando de si mesmo, ou fé e conhecimento

A nossa mente é um instrumento apenas, e não a realidade. Ela pode dar o seu diagnóstico, mas não consegue enxergar a verdade completa. Isso acontece justamente porque a mente também não é perfeita, com as suas dúvidas, inseguranças, inquietações, etc.“Penso, logo existo” é um ditado de valor limitado. Você existe enquanto dorme, existiu antes de nascer e continuará existindo depois de morrer. Independentemente disso, apenas faça agora o que é necessário. As coisas não têm que estar perfeitas para você começar. Deixe a dúvida para trás e siga em frente.

Você é naturalmente perfeito, um instrumento escolhido. Acredite nisso. Você não precisa compreender nada. A fé é superior ao conhecimento, sempre, sempre, sempre e sempre. A fé enxerga com os olhos fechados, sente o invisível e almeja o que uma vez foi impossível. Ela conhece a nossa capacidade e não descansará até que exercitemos o nosso potencial mais elevado. No final das contas, a fé não é irracional – ela é uma visionária.

O despertar é belo

Estar desperto é a coisa mais linda

Mas estar desperto interiormente não é só batalhas. Despertamos para a beleza da vida, para a perfeição em toda a ação. Passamos a ser cúmplices das qualidades divinas imbuídas em cada coisa no universo.

Observando a partir de um ramo mais elevado da árvore-vida, tudo faz mais sentido. Tanto o que fazemos, quanto o que não fazemos. Passamos a escolher e sentir satisfação genuína nas nossas escolhas. Descobrimos, assim, uma alegria nova, inesperada, ao mesmo tempo muito forte e muito sutil. Eu gosto de chamar isso de alegria da alma. Porque sentimos essa alegria quando damos à nossa vida um curso que vai de encontro com a missão da nossa alma.

É nessas horas que tudo é beleza, tudo é frutífero e tudo está correto. A nossa beleza interior se reflete em todos os acontecimentos do exterior. Somos felizes por dentro, de verdade. E espalhamos a nossa felicidade genuína com cada sorriso, cada passo, cada palavra, cada ação. Vemos Aquele que é Todo-Beleza em tudo sobre o que nosso olhar pousa.

beleza do despertar interior

Não há algo tal como

Uma obrigação interior.

É o nosso despertar interior.

 

Sri Chinmoy

Dever ou privilégio

Krishna, no Bhagavad Gita, explica a Arjuna que agir não é apenas um dever; é também um privilégio. Através da ação podemos alcançar o nosso potencial ­– contanto que seja a ação sem apego aos frutos da ação. Devo agir, mas também ajo por a mim ter sido concedida a oportunidade e o privilégio de agir. O interior e o exterior são conciliados numa única ação, como uma oração que frutifica.

Aumentando a sua capacidade:

gratidão

Você está desperto interiormente. Isso quer dizer que tem um débito de gratidão ao seu Piloto Interior. Como um pequeno rio que desemboca no oceano vasto, a sua gratidão à Verdade aumentará ainda mais a sua capacidade e consciência interiores.

A maneira mais fácil de encontrar satisfação em todas as suas ações do dia a dia, assim como nas suas raras conquistas, é através da gratidão.

Reparando nas nossas qualidades usando o ego limitador, o que frequentemente desenvolvemos é arrogância, orgulho, ilusão. Nada disso é valioso.

Ao invés, reconheça que tudo o que temos nos foi dado, dado incondicionalmente.

A toda hora, por tudo, entre uma batida do coração e outra, sinta gratidão, gratidão, gratidão.

 

gratidão por estar desperto

Se você tem um coração-gratidão,

Então, sem falta,

Você será capaz de inspirar

O alento do despertar interior.

Sri Chinmoy, Twenty-Seven Thousand Aspiration-Plants

A meditação e o despertar interior


No início do texto, comentei sobre a primeira metade e a segunda metade da minha vida. Essa segunda metade eu conto a partir do dia em que comecei a meditar, doze anos atrás. A meditação é assim tão forte.

Se você quiser meditar, quiser tentar ter uma idéia do que eu quero dizer, posso convidá-lo a participar de um dos nossos cursos gratuitos sobre meditação.

livro-meditacao-semfundoE você também pode ir lendo e fazendo os exercícios do livro Meditação, que é o livro-texto do curso e que recomendamos em geral para todos os interessados no assunto de aprender a meditar. Ele é um manual completo.

 

meditação e o despertar interior

Aforismos sobre o despertar interior da consciência

 

A paz

Está no despertar interior,

E esse despertar interior

Devemos compartilhar

Com o resto do mundo.

 

Sri Chinmoy, Seventy-Seven Thousand Service-Trees, Part 13, Agni Press, 1999

 

O despertar interior

De um buscador

É extremamente encantador.

 

Sri Chinmoy, Seventy-Seven Thousand Service-Trees, Part 50, Agni Press, 2009

 

O meu Senhor Supremo canta e dança

Ao despertar interior

Da minha vida.

 

Sri Chinmoy, Seventy-Seven Thousand Service-Trees, Part 07, Agni Press, 1998

 

Um buscador do coração

É um professor

Do despertar interior.

 

Sri Chinmoy, Seventy-Seven Thousand Service-Trees, Part 15, Agni Press, 1999

 

A força invencível

Não vem do exercício exterior,

Mas do despertar interior.

 

Sri Chinmoy, Every day a new chance, Agni Press, 1991

 

A percepção,

Certa ou errada,

É um poder exterior.

A convicção,

Certa ou errada,

É um despertar interior.

 

Sri Chinmoy, Ten Thousand Flower-Flames, part 26, Agni Press, 1982

 

Na vida espiritual,

O despertar interior

Protege por vezes e mais vezes

A nossa vida exterior.

 

Sri Chinmoy, My Christmas-New Year-Vacation Aspiration-Prayers, Part 09, Agni Press, 2002

 

Sem despertar interior

Não há consciência exterior.

 

Sri Chinmoy, Seventy-Seven Thousand Service-Trees, Part 39, Agni Press, 2004

O despertar da consciência interior

Se quiser ler mais sobre o tema, todo o conteúdo deste site está dedicado ao nosso despertar interior, seja qual a forma que você prefira usar para se referir a ele. Veja as seções de teoria e prática, bem como os livros e cursos de meditação no topo da página.

Páginas relacionadas

Aprenda a meditar, exercícios de meditação guiada ... Meditação é como ir ao fundo do mar, onde tudo é calmo e tranquilo. Na superfície pode haver uma multidão de ondas, mas o mar não se afeta abaixo. Nas...
Curitiba: meditação  – aulas gratuitas para você aprender a meditar Meditação em Curitiba – aulas gratuitas para você aprender a meditar A espiritualidade não pode ...
Curso de meditação em Belo Horizonte – MG – aprend... Qual é a coisa primordial que podemos esperar da meditação? A paz. Paz e nada mais. A meditação é a personificação da paz. O mundo de hoje precisa a...
Livros sobre meditação Com os vinte anos de ensino de meditação gratuito no Brasil, selecionamos alguns dos nossos livros favoritos para quem está mergulhando na meditaç...