Select Page

meditacao ansiedade depressao

 

Meditação para ansiedade, depressão e como terapia de saúde: o aspecto espiritual x terapêutico

Ficamos sempre muito felizes com as numerosas visitas ao nosso site, de pessoas de todas as idades, contextos, sociais e condições físicas e psicológicas, além de qualquer estado de busca pela espiritualidade em que se encontrem.

Afinal, é para isso que escrevemos o site! É para compartilhar o que encontramos de melhor, de graça, com todos! Temos os vídeos, os livros sugeridos, os textos no site, os exercícios, os links e os cursos de meditação. Tudo isso está disponível a todos os interessados, sempre de forma gratuita. A única exceção é o caso dos cursos presenciais de meditação. Como envolvem toda uma logísitica, precisamos ser mais técnicos com as inscrições.

Agora, duas perguntas: Para quem é o curso? Para quem não é o nosso curso?

Caso tenha interesse em participar do curso, leia até o fim para ver onde você se encaixa.

 

Para quem é o nosso curso:

Para aqueles que têm uma vida equilibrada, têm seus ótimos empregos ou estudos, têm seu ótimo dia a dia, seus ótimos amigos e familiares, ótimos hobbies e tudo o mais, com a saúde equilibrada, sem crises de ansiedade, depressão, estresse, etc, MAS APESAR DE TUDO ISSO NÃO ESTÃO SATISFEITOS, SENTINDO QUE “SÓ ISSO NÃO BASTA”: o curso é voltado para essas pessoas. Para quem não está satisfeito com o básico. Quem quer “um algo mais” que não consegue encontrar na saúde, paz de espírito, família, emprego e lazer. O curso é voltado para o aspecto espiritual da meditação, para quem quer se aproximar do divino dentro de si de forma consciente e disciplinada. Ou seja, o curso não é para aqueles que estão buscando equilibrar uma condição psicológica.

É claro que esse “algo mais” é Deus, e você pode chamá-lo como preferir: uma busca, a verdade, uma luz, um algo mais, felicidade, algo que não sei o que é,  pois é claro, você ainda vai descobrir o que é isso. Você está sendo chamado. É para essas pessoas que criamos e voltamos o nosso curso Para quem está numa busca espiritual. Para quem não tem motivo nenhum para vir ao curso, exceto que sentem que precisam. Esse sentimento já é o seu despertar interior.

 

Para quem não é o nosso curso de meditação:

Muitas pessoas procuram os nossos cursos de meditação presenciais como uma forma de terapia contra ansiedade, depressão, estresse ou etc. Isso é normal, pois há muita divulgação na mídia sobre a meditação em seu aspecto terapêutico. Não vemos problemas algum com isso, mas os cursos que oferecemos não são formas de terapia, não temos profissionais de saúde para acompanhamento e nem aceitamos indicações de outros profissionais, sejam médicos, psicólogos, etc. Nosso curso é voltado unicamente para o desenvolvimento espiritual.

Ou seja: não conhecemos os seus casos clínicos (ou não), sua personalidade, histórico médico, ritmo de trabalho, famílias, condição social, etc. Isso são coisas que apenas um profissional de saúde poderia fazer, numa entrevista. Nosso curso é em formato de auditório, e não conversamos individualmente com cada um sobre as peculiaridades dos casos. Mesmo se tivéssemos, não teríamos qualificação para tanto.

Além disso, as perguntas e interesses do público que está buscando o tratamento de saúde são muito diferentes daquelas que buscam a meditação como autoconhecimento. Não se trata de qualquer preconceito. O motivo simples é que toda a didática, todo o intento e a nossa própria vida e experiência com a meditação são voltadas para o autodescobrimento espiritual, e não psicológico. Não temos experiência alguma com os casos de ansiedade, depressão, estresse, etc, e não nos sentimos qualificados para recebê-los. Por isso o ideal é procurar assistência qualificada ao invés de comparecer no nosso curso.

É claro que, caso o seu terapeuta recomende, você poderá tentar praticar a meditação em casa para resolver seus desafios no campo do psicológico, usando os livros e textos do site. Caso seja uma recomendação terapêutica, é claro que poderá aprender as técnicas de meditação (pois estamos falando das técnicas em si)! Todos conseguem! Além das páginas neste site, você pode usar o livro Meditação, o livro As Asas da Alegria, músicas para meditação, vídeos de meditação, ou procurar outros grupos que ensinam a meditação, pois há diversos em São Paulo e no mundo todo. Apenas que temos vagas limitadas para o nosso curso e destinamos elas aos interessados na busca espiritual que já estejam com a saúde mental em dia, por todos os motivos já explicados.

De qualquer forma, se você veio até o nosso site, deixamos logo acima as nossas dicas e esperamos o melhor para você!

 

Mais sobre ansiedade, depressão, etc.