Select Page

dicas para ficar acordado na meditacao sri chinmoyComo ficar acordado na meditação – deixamos aqui sete dicas de Sri Chinmoy para não dormir na hora de meditar em casa. Uma parte dessas dicas está no livro Meditação.

 

Olhos semi-abertos para meditar

Eu aconselho meus discípulos a sempre manterem os olhos um pouco abertos ao meditarem. É mais convincente e mais gratificante manter os olhos abertos. …Digo aos meus discípulos que é sempre melhor manter os olhos abertos enquanto meditam.

De outra forma, vocês manterão os seus olhos fechados e então podem pensar que estão tendo uma meditação maravilhosa, quando na verdade podem estar ficando amigos do sono. Ao invés de ficarem amigos do sono, vocês deveriam ter uma eterna amizade com a minha consciência divina…

 

Usando a respiração para ficar acordado enquanto medita

Antes de começar a meditar, respire sete vezes, com inspirações longas. Isso o ajudará. Se respirar intensamente, se energizará e, ao mesmo tempo, conquistará o sono por alguns minutos.

 

Água fria para não dormir na meditação

Pergunta: Às vezes eu caio no sono praticamente na frente do meu altar

Sri Chinmoy: Tudo bem. Que tal molhar seus olhos com água fria?

 

Beliscando-se: um truque para não dormir ao meditar

Pergunta: Eu tomo uma ducha, mais ainda assim caio no sono após uns cinco minutos.

Sri Chinmoy: Por que você não se belisca tão forte quanto puder enquanto sente que é o seu colega de quarto que está beliscando você? Então diga: “Pare, pare, pare, pare!” Quando estiver caindo no sono, belisque-se tão forte quanto o possível e pense que outra pessoa o está beliscando. Enquanto se belisca, é na verdade a sua consciência que está beliscando a sua inconsciência. Mas você deve sentir que é outra pessoa que o está beliscando.

 

Sinceridade e truques mentais para se manter acordado

Pergunta: Mas então fico o tempo todo tentando manter o corpo acordado e não medito de verdade.

Sri Chinmoy: Por que você quer meditar por meia hora ou duas horas? Por que não pode meditar direito apenas por dez minutos. Se disser, “Só tenho que meditar por dez minutos,” sentira uma certa alegria. Quando uma criança deve ler por uma hora, se a mãe disser: “Tudo bem, minha criança, hoje você só precisa ler dez minutos,” a criança já fica feliz. Letargia, sono e todas essas coisas aparecem porque não há interesse. Se existe interesse sincero, não haverá sono. …

 

Japa e óleo de mostarda para ficar acordado na hora da meditação

…Existem várias maneiras de se manter acordado. Faça japa; diga “Supreme, Supreme, Supreme” o mais rápido possível. Se isso não funcionar, lave seu rosto e olhos e se mesmo isso não funcionar, tome então uma pequena gota de óleo de mostarda e coloque no canto exterior de seus olhos. Esfregue gentilmente na pele do canto dos olhos. Arderá e queimará um pouco, mas não causará ferimentos nem destruirá seus olhos. E o manterá acordado. Essa pequena queimadura não é nada comparado com o que ganhará: paz, luz e beatitude.

O verdadeiro problema é a sua sinceridade. Se você é sincero, valoriza tudo corretamente. Quando sabe que algo o ajuda, você o faz. Precisa dar a importância adequada às coisas. Deve dizer que não se sentará com a ignorância, e se sentará com a luz.

 

Invocando o Poder divino

…Ou vocês podem tentar invocar o Poder divino quando vierem para o Centro. Se sentirem que não estão fazendo uma boa meditação e estão sonolentos, tentem invocar o aspecto Poder do Supremo. Nesse momento, não invoquem Paz e Luz. Tentem trazer à frente o Poder divino de dentro ou trazer para baixo o Poder de cima. Imediatamente, em cinco minutos, se sentirão energizados. Se invocarem o poder dinâmico dentro de vocês mesmos, verão que todo o seu corpo se tornará energizado com o Poder divino. Esse Poder divino os fará sentir que seu corpo está ardendo em febre, embora não estejam realmente mudando de temperatura.

Dicas para se manter bem acordado durante a meditação

 


 

Minhas pequenas dicas para não dormir na hora de meditar

por Patanga Cordeiro

 

Alonge-se

Para mim, quando alongo os músculos, principalmente os do pescoço, isso ajuda muito na manutenção da minha energia. Acho que os nervos “puxados” pela falta de alongamento induzem a um falso sono. Uma dica é fazer a postura de hatha yoga “halasana”.

 

Tire uma soneca antes

Quando for participar de uma meditação em grupo à noite, etc, antes de ir, tente dormir uns 15-30 minutos, se puder. Isso pode ajudar muito. Também, se você estiver passando por uma fadiga crônica, se descansar bem por um dia poderá reparar que terá muito mais energia (e até mesmo boa vontade e entusiasmo) para meditar.