Select Page

como amar pessoas difíceisAMANDO PESSOAS DIFÍCEIS

Do livro de Sri Chinmoy, Amor


Página central com todos os tópicos e posts sobre o amor.


 

 

A cada momento que pensamos

Nas imperfeições dos outros

Nós devemos sentir com maior sinceridade

Que estamos usando mal e perdendo

O mais precioso alento-vida

Do nosso sonho de Deus-realização.

 

 

Como podemos amar alguém quando seus defeitos e más qualidades são tão evidentes?

 

Tente sentir que os defeitos e as más qualidades de alguém não representam ele totalmente. O verdadeiro eu dele é infinitamente melhor do que o que você vê agora. Além disso, as imperfeições dele são suas próprias imperfeições.

Se realmente quer amar a humanidade, então você tem que amar a humanidade como ela está agora e não esperar ela subir a um certo nível. Se a humanidade tivesse que se tornar perfeita primeiro, então ela não precisaria do seu amor, afeto e cuidado. Agora mesmo, neste estado imperfeito de consciência, a humanidade precisa da sua ajuda. Dê à humanidade sem reservas mesmo a mais limitada e insignificante ajuda que você tem à sua disposição.

Você é uma Criação de Deus; a humanidade também. A humanidade é tão somente uma expressão do seu coração universal. Você pode e deve amar a humanidade, não apenas como um todo, mas também individualmente – porque até que a humanidade tenha realizado a Meta suprema dela, sua própria perfeição divina não estará completa.

 

Tente não aperfeiçoar os outros;

Isso é Tarefa de Deus.

Tente aperfeiçoar a si mesmo;

De fato, essa é a sua

Tarefa Deus-ordenada.

 

Como podemos aprender a amar pessoas que nos machucam?

 

Neste mundo nem todo mundo é gentil. Mas por sentir que alguém é muito ruim, você está ganhando alguma coisa? Quando alguém fez algo muito prejudicial a você, sua reação imediata será odiar essa pessoa. Mas odiando aquela pessoa você perdeu algo muito doce dentro de você. Por que você deveria perder algo tão precioso de si mesmo, só porque quer corrigir alguém odiando a ele?

Digamos que alguém tenha feito algo desagradável a você. Se você o punir e ataca-lo, o que irá acontecer? Sua consciência o atormentará. Você dirá, ‘’O que foi que eu fiz? Ele fez algo errado, é verdade, mas agora eu fiz algo pior. Então de que maneira eu sou superior a ele?‘’

Neste mundo temos de ser muito sábios. Você irá dizer que ele foi muito mau e você tinha de fazer algo. Mas odiar não é a abordagem correta. A arma mais eficaz é o amor. Você pode pensar que amor não é uma arma forte o suficiente, enquanto o ódio é uma faca afiada. Não! O poder do amor é infinitamente mais poderoso do que o poder do ódio, porque quando você ama alguém, as qualidades divinas dele vêm para fora.

 

É possível desenvolver esse amor?

 

Sim, cedo pela manhã, quando você se levanta, apenas diga: ‘’Ó Deus, na Sua Criação eu quero ver somente boas qualidades! Se más qualidades estão à minha volta, ou pessoas estão me incomodando, então por favor me dê a paciência necessária, de modo que eu possa permanecer repleto de paz. ‘’

 

Ás vezes odiamos alguém sem nenhuma razão aparente.

 

Ódio é frequentemente uma forma contrária de amor. Você odeia alguém que deseja verdadeiramente amar, mas não consegue amar. Talvez ele mesmo impeça. Você pode odiar apenas alguém que você tem a capacidade de amar, porque se você é realmente indiferente, você não tem energia suficiente para odia-lo. Ódio é a frustração ou bloqueio do normal, livre-fluente amor.

Se você achar difícil amar o humano em alguém, então ame o divino nele. Você sabe que Deus existe naquela pessoa assim como Deus existe na sua vida. Se você pode tornar-se conscientemente ciente da Existência de Deus nele, então você não poderá conscientemente ser perturbado pelas imperfeições e limitações dele.

 

O ódio dele pelo homem

Está todo dentro da sua cabeça.

O amor dele por Deus

Dentro do seu coração

Inundará em breve

Todo o seu ser.

Porque nada

Salvo e exceto o amor

É sua verdadeira natureza.

 

Como podemos amar alguém se nós estamos zangados com ele?

 

Quando você está zangado com alguém ou prestes a ficar zangado, por favor sinta a necessidade de sua unicidade com ele. Diga a si mesmo: ‘’Se eu ficar zangado, então como posso me tornar um com ele?‘’ Tente repetir o mais rápido possível, sete vezes, a palavra ‘amor’. Então pronuncie o nome da pessoa por quem está zangado e lance amor dentro dele. Você verá que esse amor se tornará uma realidade.