Select Page

O que é a alma?

Textos de Sri Chinmoy, do livro Morte e Reencarnação


 

     São as mesmas almas que continuam retornando à Terra?

 

     As mesmas almas retornam, mas o Supremo também cria novas almas. Por várias razões, muitas almas pediram para descansar antes de completar a sua parte no Jogo Cósmico. Aqueles que seguem rigorosamente o caminho do Senhor Buddha e entraram em Nirvana não retornaram. Então o Supremo envia novas almas ao mundo para substituí-las.

 

 

     A alma costuma ter a mesma aparência desde o princípio e no decorrer de suas várias encarnações?

 

     Sim, ela costuma parecer a mesma. Mas dentro da alma está o ser psíquico, o qual cresce. Uma vez que toma forma, a alma costuma permanecer daquele jeito, e o ser psíquico cresce gradualmente, como uma criança pequena. De início o ser psíquico é bastante pequeno, mas ele cresce. Em buscadores espirituais o ser psíquico está mais desenvolvido do que em outros seres humanos.

 

 

     Uma alma bela sempre escolhe um ser exterior belo?

 

     Todas as almas são originalmente belas. Mas se uma certa alma é especial, em sua manifestação exterior também veremos doçura, beleza, serenidade, pureza e todas as outras qualidades divinas. Aquilo que somos interiormente também o somos exteriormente.

     Alguns têm almas muito refinadas, almas maravilhosas, mas em seus hábitos exteriores essas pessoas são infelizmente muito rudes, não iluminadas e não civilizadas. Por que isso acontece? É porque a mente e o vital não foram tocados de maneira adequada pela luz da alma. Esses indivíduos não estão interessados na luz da alma e querem continuar muito rudes, e, portanto, suas vidas carecem de harmonia. Em sua manifestação exterior eles são absolutamente infelizes e desolados.

     Existe outra razão para desarmonia entre a vida exterior e a vida interior. Se plantarmos uma semente de mangueira, naturalmente teremos mangas. Mas, às vezes, existem outras árvores ao redor dela, as quais arruínam a sua beleza. De maneira similar, se os membros de uma família não querem saber da vida espiritual, se são absolutamente obscuros, não-aspirantes, eles podem simplesmente esmagar as boas qualidades de uma criança. Como pode uma criança maravilhosa chegar a essa família não-divina? É o seu destino. Mas, geralmente, se alguém tem uma alma bela, então a expressão exterior da alma também será bela.

 

 

     A alma sempre precisa de pais físicos para reencarnar?

 

     Nesse momento o corpo físico deve vir de pais físicos. Mas, de acordo com a maioria das autoridades espirituais, chegará o dia onde não serão necessários pais para se trazer uma criança à Terra em um corpo físico. Isso será feito no plano oculto, e a alma virá num corpo luminoso. O mundo está evoluindo gradualmente em direção a esse estágio.

 

 

     Eu li que quando a alma encarna no mundo é como se estivesse entrando num campo de batalha. É verdade?

 

     Cada vez que retornamos ao campo da manifestação e adentramos o mundo, é como entrar numa batalha. Aqui o buscador espiritual, o soldado divino, deve lutar contra o medo, dúvida, ansiedade, preocupação, limitação, contra as amarras e contra o seu maior inimigo, a morte. Ele luta constantemente contra a ignorância, e a morte é prole da ignorância. Luta, e então perde a batalha e morre, ou então conquista todas essas imperfeições e forças negativas, retornando vitorioso para Deus.

 

 

     Quando a alma reencarna em um novo corpo, o que acontece com o coração espiritual? Ele também segue de uma vida à outra como a alma faz?

 

     Quando a alma deixa o corpo, ela leva consigo a quintessência das experiências que o corpo, mente, vital e coração tiveram naquela vida. Mas, ao retornar para a região da alma, não leva consigo o coração, o vital ou a mente. E quando reencarna em um novo corpo, a alma – ou você pode dizer o corpo psíquico ou Purusha – é a mesma. Ela ainda carrega as realizações e experiências de suas vidas passadas, mas agora aceita um novo coração, uma nova mente, um novo vital e um novo corpo.

 

 

     Quando a alma retorna, ela não retoma o mesmo vital?

 

     Ela pode retomar o mesmo vital ou um vital que esteja mais desenvolvido. É como comprar coisas numa loja. Você deixa algo na loja e então retorna e leva aquela mesma coisa, ou algo mais belo. Ao invés de ficar com o seu antigo relógio de pulso, pode comprar um novo. E uma outra pessoa, que tenha menos dinheiro, gostará do seu relógio antigo.

 

 

     Todos têm um vital e mente que já foram usados? Alguém já usou o meu vital antes, ou o meu coração?

 

     A alma não se importa, contanto que ela os tenha. É como uma bola de futebol ou um instrumento qualquer. Você o usa por um tempo e, então, se não gostar daquele que esteve usando, pode escolher outro. Mas, se você gostar de uma certa bola, poderá usá-la diversas vezes, até que fique totalmente gasta ou que você fique completamente satisfeito. Depende do que a alma deseja realizar. Às vezes, a alma escolhe uma mente bastante poderosa, e às vezes não a considera necessária. Quando se joga futebol com bons jogadores, deseja-se usar uma bola de boa qualidade. Entretanto, caso esteja jogando com jogadores que não são tão bons, você poderá usar qualquer tipo de bola. Portanto, depende de com quem a alma vai jogar no campo de batalha da vida.

 

 

     Porque a alma escolheria uma mente que duvida ou um vital agressivo?

 

     A alma não escolhe uma mente duvidosa. A alma aceita a mente, mas a própria natureza da mente é duvidar.

 

 

     A alma procuraria encontrar uma mente mais iluminada?

 

     Onde está a graça se todos os bons estão no mesmo time? Onde estaria o jogo? A mente também está evoluindo. Quando algo está no processo de evolução, naturalmente levará tempo para que alcance a meta. Para você, mesmo um dia possui significado. Na Visão de Deus, duzentos anos é menos do que um segundo; não é nada. Aqui na Terra, mesmo se a mente é muito iluminada, a consciência da Terra pode não ser capaz de receber a luz da mente. É como um coração puro. Um coração puro sofre simplesmente por ser um coração puro. Por que as pessoas espirituais sofrem? Por causa da magnanimidade de seus corações. Existem muitas pessoas que têm um coração puro, mas não um coração forte. Mas, se quiser permanecer na Terra, precisará de um coração puro e também forte.

 

 

     Se a mente faz progresso, o que acontece?

 

     Se a mente faz progresso, ela tentará sustentar o seu progresso, e da próxima vez que a alma receber aquela mente, ela será de valia. Se uma mente em particular alcançou alguma iluminação, esta será mantida.

 

 

     A mente esquece os detalhes de sua experiência terrena?

 

     A mente não precisa se lembrar daquelas coisas. É como lembrar do que comi hoje, de como alguma discípula cozinhou. Mas, se souber que a discípula foi muito amável comigo, que trouxe comida sempre que eu quis, isso basta. Não tenho de lembrar quantas vezes ela me trouxe comida ou quantas vezes eu apreciei. Lembrarei apenas do seu serviço abnegado. Se a mente quiser saber que tipo de comida foi trazida, ela não será capaz de dizer. Mas será de fato capaz de lembrar-se do trabalho abnegado da discípula.

 

 

     O que fazem os seres mentais no mundo da mente?

 

     Às vezes eles dormem, às vezes eles inspiram, às vezes eles entram nas mentes humanas e instigam os seres humanos. De repente um pensamento pode aparecer na sua mente sem que você saiba de onde veio.

 

 

     Quando a alma escolhe uma mente ou vital, ela já sabe que tipo de vida terá?

 

     É uma questão de possibilidades. Deus sabe de tudo, mas Ele mantém o futuro encoberto. Mesmo o próprio Deus não usa a Sua Visão última todo o tempo; se o fizesse, não haveria jogo. Digamos que em quarenta e cinco minutos o jogo acabará. Ele pode colocar diante da Sua Mente esses quarenta e cinco minutos, e digamos então que hoje Ele contará de um até quarenta e cinco, passando por cada número: um, dois, três, quatro, cinco, seis, e assim por diante. Mas, se no dia seguinte Deus contasse “um” e logo em seguida pulasse para o “quarenta e cinco”, as pessoas diriam: “Qual é a graça em jogar com Você, se Você pode pular do um para o quarenta e cinco e nós não?” É por isso que Deus não joga dessa maneira.

 

 

     Quando uma criança encarna em uma família, é possível que a alma da criança seja menos desenvolvida do que as almas dos pais?

 

     Às vezes os pais são inferiores, muito inferiores às crianças, e outras vezes os pais são superiores. Mas, da mesma maneira que no mundo exterior os pais tentam fazer com que suas crianças sejam sábias e bem-educadas, no mundo interior, se os pais oram e meditam em seus filhos, as crianças farão progresso e crescerão.

 

 

     A alma pode fazer alguma escolha com relação ao ambiente para o qual retornará e quanto ao corpo que tomará quando reencarnar?

 

     Ninguém impõe nada à alma. Ela é quem faz a escolha, mas esta deve ser aprovada pelo Supremo. A alma, enquanto sentada no topo da árvore sente que, se retornar à Terra, será para a sua verdadeira satisfação. Mas, como você sabe, o mundo é cheio de imperfeições e limitações. E quando a alma toca a base da árvore, sente que lá existem forças obscuras, forças malignas, tentando capturá-la e devorá-la. Então, após fazer a escolha, às vezes a alma sente que o ambiente que escolheu não é saudável, e pode deixar o corpo.

 

 

     Você disse que a alma escolhe a família em que nascerá. O que acontece com a alma se ela escolhe uma família ruim?

 

     Vamos pensar na alma como a proprietária da casa e na família como a casa. Como proprietário, se você não sente que essa casa esteja lhe trazendo alegria ou satisfação verdadeira, imediatamente tentará conseguir outra que lhe traga satisfação sincera. Caso uma alma sinta aversão a uma certa família, ela pode deixar o seu presente corpo e entrar em outro. Já que a alma tem sabedoria e luz, ela retornará para um lugar onde tenha um ambiente melhor, um ambiente que permita maior plenitude. Se a casa for boa, então a alma não precisa se mudar. Quando tem uma boa casa, você não quer se mudar dela, mas sim tirar o maior proveito dela. Quando a alma recebe uma casa adequada, o que quer dizer um bom ambiente e uma boa família, em que todos aspiram, naturalmente ela permanecerá lá.