Select Page

Sete segredos da meditação para crianças

por Patanga Cordeiro, baseado nos ensinamentos de Sri Chinmoy sobre meditação para crianças.

 

  • Imagine que o seu coração é um jardim cheio de flores e que você está lá dentro, brincando no jardim com todas as coisas bonitas que existem lá. Isso é uma meditação.

 

  • Você pode conversar com o seu Mestre, se tiver um (seja Buda, Jesus, Sri Chinmoy ou outro) – conte tudo o que estiver pensando para ele, todas as coisas boas, todas as coisas que não são boas, como está a sua escola, o que você gosta de fazer, como você ama seus pais e professores… O Mestre é uma criança da mesma idade que você, então ele entende tudo que você conta para ele. Você pode fazer isso olhando para a foto, durante a meditação ou mesmo durante o dia, na escola ou em casa. Isso também é uma meditação.

 

  • Você pode ler um texto que seja espiritual que goste várias vezes, em voz alta ou em voz baixa. Leia várias e várias vezes! Se fizer com atenção, também vale como meditação. Você também pode pedir para os seus pais lerem histórias espirituais para você.

 

  • Quando quiser ver Deus, olhe para o espelho e sorria! Não é brincadeira! Faça isso todos os dias!

 

  • Você pode fazer mantras junto com a sua respiração. Por exemplo, vamos fazer “Supreme”, que é um dos nomes de Deus, como se fosse o apelido favorite Dele. Quando puxar o ar, imagine que está dizendo “Suuuuuuuu….”. Quando soltar o ar, imagine que está dizendo “preeeeeeeeeeeme…”. Tente respirar bem devagar e repita 7 vezes ou mais.

 

  • Quando for meditar por um minuto antes de comer, sair de casa, andar de carro, etc, olhe para a figura do seu Mestre e respire sete vezes, bem devagar. Basta olhar e contar sete respirações longas. Você pode fazer o exercício acima, com o mantra Supreme, se quiser.

 

  • Durante o dia, lembre-se de sentir felicidade e gratidão ao mesmo tempo! Feliz e grato pela sua escola, pelos seus pais, pelos seus amigos, pela sua casa. Sinta-se alegre e grata a Deus e aos seus pais e a todas as pessoas.

 

E, se você é adulto… por que não tentar também?