Select Page

Music is Eternity’s aspiration. Music is Infinity’s perfection. Music is Immortality’s satisfaction. Aspiration is earth’s birthright. Perfection is Heaven’s birthright. Satisfaction is God’s Vision-Delight. (…) – Sri Chinmoy


Música é a aspiração da Eternindade. Música é a perfeição da Infinidade. Música é satisfação da Imortalidade. Aspiração é o direito de nascimento da Terra. Perfeição é o direito de nascimento do Paraíso. Satisfação é o Deleite-Visão de Deus.

Música animal, música humana e música divina. A música animal afugenta a música humana e deliberadamente ignora a música divina. A música humana é, infelizmente, tentada pela música animal e não possui acesso à música divina. A música divina está sempre ansiosa para purificar o alento da música animal e iluminar a vida da música humana.

Música-som e música silêncio. A música som prepara o músico-buscador para ser parte e parcela da vastidão do céu universal. A música-silêncio prepara o músico-buscador para beber profusamente o deleite-néctar do Sol transcendental. Assim como há dois tipos de música – a música-silêncio e a música-som – também há apenas dois tipos de músicos. Músicos geniais e músicos com talento. Uma vez um jovem aluno foi até o grande compositor Mozart e pediu que lhe ensinasse como escrever um concerto. O compositor pediu ao jovem que esperasse mais alguns anos antes de tentar escrever um concerto. O jovem aluno lembrou Mozart de que ele mesmo só tinha oito ou nove anos de idade quando começou a compor peças maravilhosas. Mozart respondeu que, quando era criança, ele não tinha que procurar outras pessoas para que lhe ensinassem. Já que o jovem aluno precisava de conselhos sobre como escrever um concerto, o conselho de Mozart para ele era que esperasse alguns anos. Assim podemos ver a diferença entre um músico com gênio tremendo e um músico com talento comum.

A música-som podemos criar se tivermos grande talento. Mas, para a música-silêncio, isso não basta. O buscador tem de ser capaz de mergulhar em suas profundezas se quiser compor música-silêncio na lápide de seu coração. Para tanto, ele tem de se consagrar completamente à vida interior, à vida de aspiração, de paz, luz e deleite ilimitados. Deus é o Músico Supremo. Ele toca Sua Mùsica incansavelmente, devotadamente e de forma a tocar a alma. Sua Música nos desperta e eleva. Dois tipos de amantes da música Ele criou. Um tipo tentará estudar e compreender a música, a maior parte do tempo no nível mental. Esses amantes da música apreciam a música de uma maneira mental. Mas existem buscadores que não tem treinamento musical, mas buscam a música que está em seu interior. Eles apreciam a música de uma maneira psíquica. A música que ouvem por vezes vai além da música que outros estudam.

Quando um cantor-buscador canta devotadamente, ele imediatamente sente que é imortal, ou pelo menos que ficará na Terra por muitos e muitos anos. Mas, quando o mesmo cantor-buscador pensa ilimitados pensamentos, o mundo de atividades e problemas inesgotáveis entra em sua mente e a enfraquece. Nessa hora ele vê que a sua morte se aproxima rapidamente. Assim, quando canta devotadamente, ele sente que se tornou um com a Imortalidade. Quando ele pensa, ele sente que está perdido.

Um cantor-buscador sente que, se não tiver música, seu coração não tem alma. Se ele não tem música, sua vida não tem utilidade. Se ele não tem música, sua meta não tem valor. Por quê, por quê, por quê? Porque a música é a aspiração-unicidade da humanidade. Unicidade sem uma melodia plena de alma é cega, surda e inútil. E uma melodia sem unicidade frutífera é como um corpo sem uma alma. Sem aspiração-unicidade, a humanidade nunca poderá alcançar a perfeição. Sem perfeição, a satisfação sempre será um chamado longínquo. Se não há satisfação, a vida não pode ter qualquer valor. É pela satisfação que aspiramos. É pela satisfação que tentamos nos aperfeiçoar. Satisfação é a única existência-realidade de que tanto Deus quanto o homem precisam. Música plena de alma não apenas tem a resposta, mas é a resposta para essa necessidade.

Nossos sentidos são inquietos. Assim, nossa mente sofre. Nossa mente é duvidosa. Por isso, nossos sentidos sofrem. A mente não possui capacidade para prender ou disciplinar os sentidos. Então a música vem ao socorro da mente. Com o auxílio da música, a mente prende e disciplina os sentidos e faz deles instrumentos perfeitos, para que possam ser inundados com paz, luz e deleite das alturas.

Quando a mente está cheia de dúvidas, quando a mente bebe profusamente o veneno-dúvida, os sentidos não têm capacidade para injetar fé na mente. E mais uma vez a música vem ao socorro da mente. Os sentidos são auxiliados pela música para que se transformem e iluminem. Quando os sentidos estão silenciosos e tranquilos, a mente duvidosa é completamente transformada e se torna inseparavelmente uma com o coração, que é todo receptividade. Nessa hora, o nosso Piloto Interior – o Músico Supremo – pode Se manifestar devotada, poderosa e imensuravelmente. Quando Ele se manifesta em e através de nós, a música divina se torna parte e parcela da nossa existência, e nos tornamos perfeita Perfeição. Em e através de nós o Músico Supremo cria um novo mundo. Nos tornamos a música divina, e uma nova visão da Realidade transcendental de Deus opera em e através de nós.

Cada buscador é um cantor e também um músico, pois cada buscador é um amante de Deus e um servidor da Verdade. Aquele que ama Deus e serve a Verdade é certamente um cantor e um músico no Coração de Deus. Aquele que é um amante de Deus e um servidor da Verdade já estabeleceu a sua unicidade com seu Piloto Interior. E essa unicidade, inseparável unicidade, é senão a tudo-ascendente, tudo-iluminadora e tudo-energizante Música de nosso Amado Supremo, que é eternamente o Músico Supremo.

Universidade da Pensilvânia

25 de Abril de 1981

Sri Chinmoy, Sound And Silence, Part 2, Agni Press, 1982.