Select Page

Que a minha meditação seja protegida pela Vontade do Supremo. – Sri Chinmoy

Seguem alguns vídeos de meditação guiada em português que podemos recomendar. Eles estão também no Vimeo, onde você pode baixar os vídeos com legenda em português gratuitamente (por isso também achamos melhor que o Youtube).

Meditação guiada com imagens (13 minutos)

Download da meditação guiada em português

Meditação guiada no coração (3 minutos)

Download do vídeo

Os exercícios de meditação guiada podem ser legais para quem está começando, para dar um “start” na sua disciplina. No entanto, depois de alguns dias, recomendo que procure fazer a sua meditação de manhã cedo, sem usar computadores, telefone, etc. É um encontro entre você e a sua alma.

 

Mais três exercícios de meditação guiada em português sem vídeo

Algumas dicas:

  • Tenha um lugar só para meditar (pode ser um canto do seu quarto)
  • Esteja limpo e não coma antes de meditar
  • O melhor horário para começar é até as 6h da manhã
  • Mantenha os olhos semi-abertos, focados num ponto, numa flor, etc

 

Técnicas do livro 101 Técnicas de Meditação, de Sri Chinmoy

Do site Meditação Lisboa

Uma chama no seu coração: imagine dentro do seu coração uma chama. Nesse momento talvez, a chama seja pequena e instável; não é uma chama poderosa. Mas uma dia, ela definitivamente se tornará muito poderosa e iluminadora. Então, todo dia, antes de orar e meditar, tente imaginar uma chama dentro do seu coração, uma chama flamejante. E por favor, tente imaginar que essa chama está iluminando a sua mente. Você não pode se concentrar satisfatoriamente porque a mente não está focada. A mente está constantemente pensando em muitas coisas. Ela se tornou uma vítima de muitos pensamentos indesejáveis. A mente não tem iluminação apropriada, então, imagine uma bela chama dentro do seu coração, iluminando você. Traga essa chama iluminadora para dentro de sua mente. Então você gradualmente verá um flash de luz dentro dela. Quando a sua mente começa a se tornar iluminada, é muito, muito fácil se concentrar por muito tempo e também, mais profundamente.

como amar pessoas difíceisTão puro como uma flor: Por favor, olhe para a flor inteira por alguns segundos e, enquanto estiver se concentrando nela, tente sentir que você próprio é essa flor. Ao mesmo tempo, tente sentir que essa flor está crescendo dentro do seu coração – nas profundezas do seu coração.

Então, tente se concentrar em uma pétala em particular da flor. Sinta que essa pétala que você selecionou é a forma-semente da sua existência-realidade. Após alguns minutos, concentre-se na flor toda novamente, e sinta que ela é a Realidade Universal. Dessa maneira, vá e volte, concentre-se primeiro na pétala – a forma-semente da sua realidade – e então na flor por inteiro – a Realidade Universal.

Enquanto estiver fazendo isso, por favor, não permita que nenhum pensamento entre na sua mente. Tente fazer sua mente absolutamente calma, quieta e tranquila. E também, gentilmente, mantenha os seus olhos meio abertos.

Após algum tempo, por favor, feche seus olhos e tente ver a flor na qual você esteve se concentrando, dentro do seu coração. Então, da mesma maneira que você se concentrou na flor física em sua mão, calmamente concentre-se na flor dentro do seu coração, com os olhos fechados.

Uma flor significa pureza. Tente sentir que seu coração se tornou tão puro quanto a flor.

Repetindo qualidades divinas: Por favor, interiormente repita a palavra ‘amor, amor, amor’, muito devotadamente. Enquanto pronuncia ‘amor’ com toda a alma, por favor, tente sentir que essa palavra está reverberando nas profundezas do seu coração: ‘amor, amor, amor’.

Se você preferir o conceito de paz, paz divina, então por favor, cante a palavra ‘paz’ interiormente ou repita-a para si próprio. Tente ouvir o som, o som cósmico que incorpora essa palavra. A palavra ‘paz’ será um som-semente reverberando bem fundo no seu coração. Se você quiser luz, por favor repita a palavra ‘luz, luz, luz’. Enquanto pronuncia a palavra, cantando ou repetindo-a com toda a alma, por favor, sinta que você se tornou essa palavra ou qualidade divina. Sinta que a sua verdadeira existência, da sola dos seus pés ao alto de sua cabeça, se torna o amor ou a qualidade que estiver repetindo. Todos os seus nervos, seu corpo sutil, seu corpo físico, tudo, tudo está inundado de amor. A qualidade tem esse poder mágico. Amor, paz, luz, deleite: você escolhe a qualidade divina que quer incorporar e se tornar.

https://meditacaoguiada.org/

Meditação guiada

Meditação guiada

Meditação guiada