Select Page

 

O

O PODER DO AMOR

Do livro de Sri Chinmoy, Amor


Página central com todos os tópicos e posts sobre o amor.


 

 

Você não tem ideia

Do quanto faz pela humanidade

Quando ama a Deus incondicionalmente

Mesmo que por um breve momento.

 

 

Quando amamos Deus

Prontamente, voluntariamente, avidamente

E incondicionalmente,

Fazemos um progresso tremendo,

Não apenas por nós mesmos,

Mas também para a evolução

Da humanidade.

 

 

Na vida espiritual, o Poder e o Amor de Deus são inseparáveis; eles são como a frente e o verso da mesma moeda. Antes de realizar a mais elevada Verdade Transcendental, nós temos amor pelo poder. Mas depois de realizar a Verdade, passamos a sentir que temos apenas o poder do amor. Tanto quanto permanecemos no mundo do desejo, nutrimos o amor pelo poder. Mas, no momento em que nós entramos no mundo de aspiração, passamos a perceber o poder do amor.

 

Eu li seu aforismo que diz, ‘’ Quando o poder do amor substituir o amor pelo poder, o homem terá um novo nome: Deus.’’ Você poderia elaborar sobre isso, por favor?

 

O amor pelo poder vital está destruindo o mundo inteiro, mas apenas o amor divino, que é o próprio poder em si, pode nos transformar – transformar o humano em nós no divino. O amor pelo poder é o amor da supremacia. Um indivíduo ou uma nação sente que ao exercer poder é possível conquistar o coração da humanidade. Mas isso é impossível! Nós estamos chorando para ver a Face de Deus, não porque Ele é todo Poder, mas porque Ele é todo Amor. É apenas o poder do amor que pode conquistar o coração da humanidade verdadeiramente.

Se sentirmos que o mundo está cheio de ódio, então constantemente teremos um sentimento amargo em relação à vida. Então imediatamente tentaremos conquistar o mundo com o nosso poder vital, o poder que quer dominar. Mas, quando oramos e meditamos cedo pela manhã, se nutrimos pensamentos amorosos nas profundezas de nosso coração, imediatamente sentiremos que o mundo é nosso amigo. Estamos vivenciando o poder positivo, o poder da unicidade, que vem do amor.

Quando eu digo que ‘’Deus’’ será o novo nome do homem, ‘’Deus’’ significa universalidade. Ele é Um e Ele é Muitos. Ele era Um, mas quis apreciar a Si mesmo através da multiplicidade. Aqui individualidade desaparece e universalidade aparece. Quando usamos o poder do amor, a individualidade humana finita imediatamente desaparece e é substituída pela universalidade divina infinita.

 

 

 

Não culpe a Deus.

Ele está tentando sinceramente

Ajudar você.

 

Não culpe a si mesmo.

Culpando a si mesmo

Não pode chegar

À porta-satisfação-perfeição.

 

Apenas ame a Deus um pouco mais;

Apenas pense sobre si mesmo um pouco menos.

E eis que,

Todos os seus problemas incalculáveis estão resolvidos.

 

Como podemos usar o poder do amor para superar nossas fraquezas?

 

Fraquezas emocionais e mentais tem uma força tremenda. Mas a força das fraquezas é uma força negativa. A força positiva é o amor, amor divino.

Frequentemente quando nós não somos incapazes de superar nossas fraquezas, é porque estamos, na verdade, nutrindo elas. Em nossa vida exterior, nossas fraquezas estão nos torturando, mas, internamente, secretamente, nós estamos apreciando a elas.

Há apenas um poder que pode desafiar e vencer nossas fraquezas, que é o poder-amor. O poder-amor tem uma Fonte, que é Deus. Se temos feito algo errado, sentimos que Deus tem a capacidade e o direito de nos punir. Agora, a questão surge: Nós amamos a Deus por medo de que Ele irá nos punir? Ou nós temos medo e tristeza tremendos, não porque Ele nos baterá quando fizermos algo errado, mas porque podemos perdê-Lo? Há dois tipos de medo. Um tipo de medo diz que, porque Deus é onipotente, Ele nos atingirá muito forte se fizermos algo errado. Outro tipo de medo diz que, se fizermos algo errado, Ele poderá retirar Seu Amor por nós. Se amamos alguém verdadeiramente, e se essa pessoa desistir do seu amor por nós, não nos sentiremos miseráveis?

Agora, como você pode manter seu amor por Deus? Todas as manhãs, você tem de sentir que é a mais linda flor no Jardim-Coração de Deus. E quem é o jardineiro? É o Próprio Deus. Como o Criador, Ele cria você como uma flor; e, como o Jardineiro, Ele inspira a beleza e sente a fragrância de Sua Criação. Desse modo, Ele obtém uma alegria enorme.

Quaisquer fraquezas que nós temos, podemos superar se aumentarmos o anseio e a intensidade do nosso amor por Deus. Nossas fraquezas duram porque nosso amor por Deus não é sólido, não é completo, não é duradouro. Mas se há um anseio e intensidade tremendos em nosso amor por Deus, então nenhuma fraqueza pode durar.

 

Deus é o Jardineiro divino.

Dentro de cada alma-flor

Ele vê

Sua própria, nova e única, Beleza.

 

É difícil para mim me concentrar no meu coração por mais do que apenas alguns minutos. Há algum conselho que possa me dar?

 

Se você se concentrar no seu coração e, repleto de alma, repetir algumas vezes, ‘’amor, amor, amor,’’ então você verá que o amor está estendendo seu próprio horizonte. Ele está identificando-se com o tempo e, novamente, indo além do tempo, porque precisa de satisfação. Quando o amor quer satisfação, ele não permanece com o tempo por cinco ou dez minutos. Ele se estende por toda a Eternidade. Se você sabe disso e medita em seu coração, então a expansão do tempo vem, a expansão do deleite vem e a satisfação da alma vem. Se você tenta sentir amor, você estende a capacidade de sua realização e estende a capacidade de sua unicidade com o mundo inteiro.

 

O coração que ama Deus

Incondicionalmente

É o coração que irradia luz

Eternamente

No Céu e na Terra.

 

 

Eu tenho amado a humanidade.

A humanidade diz,

‘’ Você não é mais um estranho para mim.’’

 

Eu tenho amado a Infinidade.

A Infinidade diz,

‘’ Você não é mais aprisionado pelo espaço.’’

 

Eu tenho amado a Eternidade.

A Eternidade diz,

‘’ Você não será mais capturado pelo tempo.’’

 

Eu tenho amado a Imortalidade.

A Imortalidade diz,

‘’ A morte não será mais capaz de prender você.’’

 

Enfim, eu tenho amado Deus.

Deus diz,

‘’Minha criança, a partir de agora,

Você Me consolidou no seu abraço divino.

Você consolidou a Imortalidade, Infinidade,

Eternidade e a humanidade.’’