Select Page

por Patanga Cordeiro

 

madre teresa livroTítulo: Everything Starts from Prayer / Tudo começa com a prece

Meditações da Madre Teresa sobre a vida espiritual para pessoas de todos os credos.

170p, White Cloud Press, Ashland, Oregon, EUA

Você pode encontrar o livro em inglês e em português para comprar.

 



 

 

Li o livro original em inglês. Ele é uma coletânea muito inspiradora de reflexões sobre como podemos nos portar com a dignidade, amor e carinho representativos do Criador. O material é uma compilação das palavras da Madre Teresa, colocados em formato de aforismos no livro.

Madre Teresa e Sri Chinmoy compartilhavam a data de aniversário (27 de Agosto), mas as similaridades não paravam por aí. Eles tinham uma relação próxima, frequentemente trocando cartas sobre os serviços à humanidade, sobre a vida de oração e meditação, e auxiliando mutuamente nas suas iniciativas pela paz. Lendo os aforismos da Madre Teresa fui imediatamente lembrado, por vezes e mais vezes, da filosofia de Sri Chinmoy durante as semanas que utilizei para degustar o livro, por vezes em meio a lágrimas.

Ao fim do livro há uma lista de recomendações de livros não cristãos sobre a vida espiritual, que é uma coisa muito bela a se fazer num livro escrito por uma Madre católica.

U Thant Peace Award for Mother Teresa

Vídeo e foto do artigo: Sri Chinmoy e Madre Teresa orando na casa dos missionários de caridade em Roma, 1994.

 

No primeiro capítulo, ela fala sobre “a necessidade de orar.”

“Para ser capaz de dar, você precisa ter.”

“Quaisquer religião tenhamos, temos de orar juntos. Os filhos precisam aprender a orar e precisam que seus pais orem juntos com eles.”

 

Seguindo com “começando com o silêncio”:

“Tudo começa com a oração que nasce no silêncio dos nossos corações.”

 

Depois, “como uma pequena criança”:

“Como rezar? Você deve ir até Deus como uma pequena criança. Uma criança não acha dificuldades em expressar o que pensa em palavras simples e repletas de significado. Se uma criança não é mimada e não aprendeu a contar mentiras, ela simplesmente falará tudo. É isso o que quero dizer com ser como uma criança.”

 

“Abrindo o coração”:

“Ofereça a Deus cada palavra que você diz, cada movimento que faz. Precisamos cada vez mais nos apaixonar por Deus.”

 

E “terminando em silêncio”:

“O fruto do silêncio é a fé.

O fruto da fé é a oração.

O fruto da oração é o amor.

O fruto do amor é o serviço.

O fruto do serviço é o silêncio.”

Esta frase foi musicada por Sri Chinmoy.

O Dreamers of Peace — Mountain-Silence

 

O capítulo final é o “fruto da oração”.

“A verdadeira razão da nossa existência: ser o brilho da luz do amor de Deus, ser a esperança da felicidade eterna. É tudo.”

Páginas relacionadas

Marcadores de página / marcador de livro com poema... Segue abaixo uma coleção de marcadores de página que fiz uns anos atrás. Você pode clicar neles para fazer o download dos marcadores gratuitamente. ...
Livro Bhagavad Gita – capítulo 9 – O S... do livro de Sri Chinmoy, Comentários sobre o Bhagavad Gita   Livro Bhagavad Gita - capítulo 9 - O Segredo Supremo   O segredo su...
Glossário de termos utilizados por Sri Chinmoy nos... Notas explicativas (tiradas dos escritos de Sri Chinmoy)   AUM Aum é uma sílaba com um significado e poder criativo especiais. O Aum é ...
Livro Bhagavad Gita – capítulo 17 – Ab... do livro de Sri Chinmoy, Comentários sobre o Bhagavad Gita   Livro Bhagavad Gita - capítulo 17 - Abstinência e Renúncia   Lenta,...