Select Page

Mirabai foi uma devota do mais alto, altíssimo grau. Dentre os santos da Índia, ela foi inigualável. Ela compôs muitos e muitos bhajans, que são canções devocionais para Deus. Cada canção de Mirabai expressou sua inspiração, aspiração e incansável auto-doação.

– Sri Chinmoy

Se quiser ouvir uma canção de Mirabai enquanto lê, segue uma gravação muito simples e bonita:

A história e devoção de Mirabai – o amor de uma criança por Deus

Por Sri Chinmoy, em tradução

Estou contando esta história para crianças. Mas como somos todos filhos de Deus, esta história é aplicável a todo e cada um de nós. Vocês ouviram muitas histórias sobre o amor que as crianças podem ter por Deus. Mas esta história é particularmente significativa, especialmente para aqueles que aceitam a vida espiritual numa tenra idade. Desta história vocês aprenderão como o amor de uma garotinha por Deus aumentava e aumentava enquanto ela crescia.

a santa mirabai

Fonte Wikipedia (link)

Tenho certeza de que vocês ouviram o nome Mirabai. Mirabai foi uma devota do mais alto, altíssimo grau. Dentre os santos da Índia, ela foi inigualável. Ela compôs muitos e muitos bhajans, que são canções devocionais para Deus. Cada canção de Mirabai expressou sua inspiração, aspiração e incansável auto-doação.

Mirabai veio de uma família real no Rajastão. Seu pai se chamava Ratna Singh. Ele passava muito tempo longe de casa, lutando contra os imperadores Mogóis. Ele era um guerreiro muito valente. Num certo dia, um sadhu veio visitar seus pais. Ele ficou no palácio por um dia como convidado especial. O sadhu ficou muito satisfeito com a nobreza e qualidades santificadas do pai. Assim, quando foi embora, ele presenteou Ratna Singh com uma boneca ou estátua muito bela do Senhor Krishna. O Senhor Krishna é a personificação de Deus.

Mirabai tinha então apenas três anos de idade. Ela estava morrendo de vontade de ter a boneca que seu pai tinha ganho, mas ele não queria lhe dar a boneca. Vocês podem pensar que o pai era malvado. Mas havia dois motivos especiais para ele guardar a boneca. O primeiro é que, por ter sido um presente de um sadhu, ou homem santo, ela tinha bênçãos especiais. Ratna Singh queria preservar essas bênçãos, não de forma egoísta, mas para que pudessem ser assimiladas corretamente. O outro motivo que tinha para não dar a boneca é que ele pensou que Mirabai ficaria todo o tempo brincando com ela.

Quando Mira viu que seu pai não ia lhe dar a boneca, ela deixou de comer. O que o coitado do seu pai poderia fazer? Já que ela tinha se recusado a comer, ele lhe deu a boneca. Desde então, Mira estava sempre brincando com a sua boneca. Ele costumava falar com a boneca e cantar para ela; Mira realmente gostava da boneca.

Quando ela tinha cinco anos de idade, uma procissão matrimonial passou diante do palácio do seu pai. Mira perguntou para a sua mãe: “O que está acontecendo?” Sua mãe respondeu: “É um casamento. Esses dois estão se casando.”

Por curiosidade, Mirabai perguntou para a mãe: “Com quem eu vou me casar?”

Por algum motivo, a mãe respondeu: “Você já está casada, minha filha.”

“Quem é o meu esposo?”, gritou Mira.

“Essa boneca, o Senhor Krishna, é o seu amado esposo,” disse a sua mãe. Mira ficou tão feliz em saber que Krishna era o seu esposo.

Com o passar do tempo, as orações de Mira cresceram e se tornaram mais devotadas. Todos os dias, por horas a fio, ela conversava com a boneca, cantava e cantava diante da boneca. Ela agia como se a boneca fosse um ser humano de verdade. No seu caso, a boneca era um ser real. A Presença viva do Senhor Krishna estava dentro da boneca.

Seu avô e os outros membros da família estavam confusos. O que fazer com essa garotinha? Eles decidiram que, quanto mais cedo pudessem dá-la em casamento, melhor. Com o amor que crescesse pelo seu marido, talvez a devoção à boneca diminuísse. Além disso, ela teria muitos deveres domésticos para tomar conta.

Nessa época, Mira tinha apenas oito anos de idade. Mas nesse tempo era bastante aceitável que os pais decidissem sobre o casamento quando os filhos ainda eram muito jovens. E assim Mira foi dada em casamento ao príncipe Bhoja Raj. Ele era o filho mais velho de Rana Sanga de Chittor. O governante de Chittor era considerado o líder das casas reais hindus, e portanto esse casamento ergueu Mira a uma posição social muito alta.

O marido de Mira era um grandioso guerreiro. Durante o dia, Mira fazia suas obrigações e ouvia devotadamente a sua sogra. Durante a noite, ela levava a sua boneca para o templo. Lá Mirabai conversava, cantava e dançava com a boneca.

Infelizmente, a sua sogra não concordava com nada disso. Ela disse para Mira: “Você não pode ficar acordada assim até tarde. Você é apenas uma garotinha e precisa ficar em casa e dormir.”

Mas Mira insistiu: “Eu quero ir para o templo e orar todas as noites.”

Sua sogra trouxe mais uma objeção. “Você está orando a Krishna, mas Krishna não é a deidade da nossa família. Nossa deidade é Gauri, um aspecto de Durga, e Durga é a consorte do Senhor Shiva. Portanto, você não pode continuar orando a Krishna na nossa família.

Mira não deu atenção à sua sogra. Ela disse: “Eu não farei isso que está dizendo. O meu Amado é o Senhor Krishna. É para Ele que eu devo orar.” Assim, Mira e sua sogra tiveram uma briga séria. Mas a partir de então, a sogra não se manifestou mais e deixou que Mira continuasse suas atividades espirituais.

Mira estava agora muito feliz. Ela trabalhava durante o dia e à noite ela podia ir para o templo meditar, cantar e dançar com o seu Senhor Krishna.

Ela adorava Krishna como Gopala Giridhara – o jovem pastor que tocava Sua flauta às margens do rio Jamuna em Brindaban. Brindaban foi o lar de Krishna durante a sua infância. Uma vez, para proteger Seus devotos de um dilúvio, Ele ergueu uma montanha, para que pudessem se abrigar debaixo dela. É esse o significado do epiteto ‘Giridhara’. Quando Mira adorava a boneca, o Senhor Krishna aparecia diante dela nessa forma, brincando e falando com ela.

A irmã do marido de Mira ficou com muita inveja de Mira. Ela tinha ouvido sua mãe falar que Mira era muito espiritual e conversava com Deus o tempo todo. Essa cunhada queria punir Mira, e começou a espalhar rumores de que Mira tinha vários amantes. Ela dizia que Mira os levava ao templo durante a noite para ficar com eles. Mira escutava os boatos da corte, mas não deu ouvidos. Ela tinha doze ou treze anos de idade então. Num certo dia, essa cunhada horrível disse ao marido da Mira: “Você está cego? A sua esposa tem tantos namorados. Eu posso provar facilmente. Basta ir até o templo durante a noite e ver.”

O marido de Mira ficou furioso e naquela noite ficou esperando fora do tempo. Quando ouviu Mira falando com alguém, ele arrombou a porta do templo e correu para dentro com a espada desembainhada. Mira estava falando com o Senhor Krishna. Ele havia aparecido a ela em Sua forma Celestial. Assim que o marido chegou, Ele desapareceu. O marido de Mira viu apenas a sua esposa e sua pequena boneca; mais nenhum ser humano estava presente. Ele riu e disse: “Minha irmã não passa de uma mentirosa!”, e então foi embora. Depois de ele sair, Mira começou a chorar e chorar pelo seu Senhor Krishna: “Para onde Você foi, para onde Você foi?”

Mesmo depois desse episódio, sua cunhada continuou contando histórias malvadas sobre Mira. Isso fazia Mira se sentir mal, mas o que poderia fazer? Pelo menos ela podia ir ao templo todas as noites e adorar o seu Amado Senhor do seu próprio jeito.

Nessa época ela já havia escrito diversos bhajans devocionais e repletos de alma. As pessoas estavam cantando seus bhajans nas ruas. Foi assim que todos no reino ficaram conhecendo o nome Mirabai. Todos tinham muito orgulho dela. Foi quando Akbar sucedeu seu pai como Imperador Mogol. Apesar de ser muçulmano, ele gostava da cultura hindu. Na sua corte ele tinha todos os tipos de pessoas talentosas e extraordinárias de várias religiões. Akbar sempre apreciava as boas qualidades dos outros. Com o passar do tempo, ele ouviu falar de Mirabai, e por isso quis visitá-la.

De início, parecia impossível satisfazer o seu desejo. A família de Mirabai e os imperadores Mogóis sempre foram os piores inimigos! Se fosse visitar Mirabai, ele estaria arriscando a sua vida, bem como colocando Mirabai em grande perigo. Mas Akbar estava decidido a ir. Ele disse: “Não irei como o imperador, com meu exército. Irei disfarçado.”

Ele e o músico da corte, Tansen, disfarçaram-se com robes ocres, como sannyasins itinerantes. Com esse disfarce eles se aproximaram do templo onde Mirabai adorava. Havia devotos no templo, cantando e dançando. Bem no meio estava Mirabai, cantando muito devotadamente.

Akbar e Tansen ficaram muito movidos pela voz e orações de Mirabai. Para mostrar sua gratidão, Akbar deixou um colar de diamantes aos pés da estatueta de Krishna que pertencia a Mirabai. As pessoas presentes ficaram surpresas com o gesto do pedinte. Eles imaginavam se talvez alguém muito rico não tivesse vindo na forma de um pedinte. Akbar e Tansen foram então embora.

Em poucos dias tornou-se conhecido que o próprio imperador tinha vindo. O marido de Mirabai ficou furioso e disse à sua esposa: “Você cometeu o pior pecado. Você é uma princesa hindu, mas permitiu que um muçulmano visse o seu rosto. Não posso mais olhar para você. Você deve ir até o rio e se afogar lá.”

Pobre Mirabai! Ela ficou tão triste com os acontecimentos. Ela nem mesmo foi responsável pelo que aconteceu. Apesar disso, ela estava pronta para entrar no rio e se suicidar. Mirabai caminhou para o rio, acompanhada por alguns dos seus seguidores e devotos. Ela estava prestes a entrar no rio quando o Senhor Krishna apareceu e a agarrou. Ele disse à Sua mais querida devota: “Eu não quero que você cometa suicídio. Você não fez nada de errado. Por favor, deixe este lugar e venha para Brindaban. Lá você Me verá.”

Mirabai então deixou o seu marido e, com alguns seguidores, foi para Brindaban. Lá ela podia passar todo o tempo adorando Krishna e cantando Krishna bhajans. Seus bhajans eram os mais simples possíveis. Às vezes tinham apenas quatro ou cinco palavras. Às vezes eram só o seu nome e do Senhor Krishna: “Mira Gopala Giridhara.” E assim ela cantava e cantava, da sua forma devocional. Toda a comunidade gostava muito dela, tinha muito orgulho dela e era muito grata a ela.

Enquanto isso, o marido de Mirabai ficou muito triste. Ele percebeu o quão pura e devotada era a sua esposa. Seu nome rapidamente se tornava conhecido em todos os lares. Ele nem mesmo queria mais ouvir o conselho dos familiares. Assim, ele foi até Brindaban e trouxe Mirabai de volta para o palácio. Lá ele a tratou bem e permitiu que continuasse louvando no templo. Mas os demais familiares a tratavam muito mal.

Quando Mirabai tinha apenas vinte e três anos de idade, Bhoja Raj faleceu. O trono foi passado para um parente que se comportava de forma muito não divina com relação a Mirabai. Quando viu que todos apreciavam as qualidades espirituais dela, isso foi a gota d’água para ele. A chama da inveja incendiava dentro do rei, e ele desejava matá-la. Ele sabia que de manhã cedo ela costumava orar por horas a fio ao Senhor Krishna e enfeitar o altar com as mais belas flores. Num dia, ele enviou um cesto de flores como presente, mas escondeu uma serpente mortal junto com as flores. O rei sabia muito bem que a serpente a morderia assim que tocasse as flores. Mas algo milagroso aconteceu. Quando Mirabai tocou as flores com a mão, a serpente se transformou em flores também. E nada aconteceu com ela. O rei não conseguia acreditar que o seu estratagema havia falhado.

Alguns dias depois, ele a enviou um copo de leite, dizendo que estava muito satisfeito e feliz com ela. Mas o copo de leite dito puro havia um veneno muito poderoso.

O Senhor Krishna veio a Mirabai e contou que havia veneno no leite. E então disse que deveria beber mesmo assim. O Senhor disse que a protegeria. Assim, após terminar o louvor, ela bebeu o que havia no copo. Mas Krishna havia transformado o veneno em néctar. Não é preciso dizer que nada aconteceu com ela.

O rei tentou muitas outras formas para torturar Mirabai, mas o Senhor Krishna a salvou todas as vezes. Por fim, Mirabai perguntou a alguns Mestres espirituais o que ela deveria fazer. Todos recomendaram que ela deixasse o palácio. Assim, após muitos anos de sofrimento, Mirabai voltou para Brindaban a pé. Nessa época, ela tinha muitos, muitos seguidores, e toda a Índia ressoava com seus bhajans. Os amantes de Krishna em particular sentiam-se gratos a ela, pois seu tema principal era: “Krishna é o meu todo; Gopal é o meu todo!” Num certo dia, muitos anos depois, Mirabai estava no templo, cantando. Havia vários devotos ao seu redor, e eles também estavam cantando. O Senhor Krishna estava tão satisfeito com ela que apareceu em Sua forma humana sutil. Essa forma é tão tangível quando seu terceiro olho está aberto. Mirabai foi capaz de ver o Senhor, mas os outros não tinham a visão sutil para enxergá-Lo. Mas eles enxergaram algo nela.

O Senhor Krishna abriu o Seu chakra do coração. Mirabai entrou no Seu coração e desapareceu. Foi assim que ela faleceu. Ela estava numa consciência de êxtase muito elevada. E com o seu corpo físico ela se fundiu na forma divina de Krishna e desapareceu. É assim que a história acaba.

Comentário de Sri Chinmoy à história “O amor de uma criança por Deus”

O Supremo é o seu Guru, o meu Guru, o Guru de todos. Ele vive dentro do coração de todos. Se você quiser seguir a vida espiritual, se quiser inspirar o mundo inteiro, então o Supremo deve ser o seu único Amado. Se realmente precisa de Deus, como Mirabai precisava, então Ele deve ser a sua única alegria, o seu único amor, a sua única satisfação e o seu único preenchimento.

 

 

Mais histórias sobre Mirabai


Poemas devocionais de Meera             

Traduzidos por Patanga Cordeiro do livro “Mirabai – Ecstatic Poems”, versions by Robert Bly e Jane Hirshfield

 

 

Porque Mirabai não pode voltar para sua antiga casa

 

As cores do Escuro penetraram o corpo de Mira;

todas as outras cores desapareceram.

Amar Escuro e pouco comer

são minhas pérolas e turmalinas.

Rosário de meditação e a marca na testa,

tais são os meus adereços e anéis.

Isso é beleza feminina suficiente para mim;

aprendi isso com o meu professor.

Aprovada ou reprovada, eu louvo a Energia da Montanha

dia e noite.

Tomo o caminho que os seres humanos extasiados

tomaram por séculos.

Não roubo dinheiro e não agrido ninguém;

do que me acusarão?

Senti o balanço dos ombros do elefante;

e agora você quer que me sente num asno?

tente agir com seriedade.

 

 

O colar

 

Ó amiga, sento-me só enquanto o mundo dorme.

No palácio que abrigou o prazer do amor dorme a abandonada.

Ela que uma vez juntou um colar de pérolas hoje tece lágrimas.

Ele me deixou. A noite passa enquanto eu conto estrelas.

Quando chegará a Hora?

Essa tristeza precisa acabar. Mira diz:

“Sustentador de Montanhas, volte.”

 

A flecha

 

Meu professor atirou uma flecha

Que me trespassou.

Agora a sua ausência fere o meu coração

E meu corpo inquieto.

 

Minha mente não vaga mais – o amor a mantém coesa.

Agora estou acorrentada.

Quem conhece a minha dor, senão ele?

 

Um choro indefeso, interminável.

Amigas, digam-me – o que mais posso fazer?

 

Mira diz ao seu Senhor: conceda-me a sua presença ou a morte.

 

 

Não me proíba, mãe

 

Não me proíba, mãe; estou indo visitar homens santos.

Conheço um com o rosto negro; eu sou dele, o resto é nada.

Onde eu vivo, todos dormem; meus olhos abertos noite adentro.

Se o mundo não admira o Senhor, ele é louco; que sabedoria possui o mundo?

O que estou dizendo? O Senhor está dentro de mim; ao invés do sono.

Algumas lagoas têm água durante quatro meses do ano; mas eu fico longe delas.

A água de Hari verte; isso é o que basta para a minha sede.

Você diz que ele é negro; eu digo belo. Estou indo ver o seu rosto.

A dor de Mira vem da separação; o que ela quiser fazer, ela fará.

 

 

Mira só quer se unir aos elefantes e papagaios

 

Ó Amado, foi prometido que todos que disserem o Nome serão salvos.

Pelo seu poder, as rochas perdem a dureza,

Derretendo como gelo virando água; a terra fica macia, cedendo.

 

Eu também sinto essa atração.

 

Não guardei mérito, sei bem o peso dos meus pecados.

Uma cortesã ensinou o papagaio a repetir o Seu nome

E foi levada ao céu de Vishnu.

 

Um elefante que se banhava balbuciou o Seu nome e você voou para a terra

Das costas de Garuda, correndo para ajudá-lo –

Abriram-se as mandíbulas do crocodilo.

Libertou-se também aquele elefante do renascimento; chega de úteros animais para ele.

 

Ajamil deu ao seu filho o Seu nome, chamando-o no leito de morte.

Você respondeu. O medo da morte desapareceu.

 

Todos conhecem essas histórias,

E você sabe quais seres lhe deram seus corações por completo.

Sua serva Mira faz uma pergunta:

Por que você não me salva?

 

 

É tudo mentira minha

 

Em todas as minhas vidas você esteve comigo; lembro disso durante o dia e durante a noite.

Quando você some da minha vista, fico inquieta durante o dia e durante a noite, ardendo.

Subo as colinas; busco sinais do seu retorno; meus olhos inchados de lágrimas.

O oceano da vida – isso não é real; laços de família, obrigações mundanas – isso não é real.

É a sua beleza o que me deixa embriagada.

O Senhor da Mira é a Grande Serpente Negra. Esse amor brota do solo do coração.

 

 

Mira, a abelha

 

Ó minhas amigas,

O que poderiam me ensinar sobre o Amor,

Cujos caminhos são repletos de estranheza?

Quando oferece ao Grandioso o seu amor,

Ao primeiro passo seu corpo é esmagado.

Esteja pronta para oferecer sua cabeça como assento.

Esteja pronta para orbitar sua lamparina como uma mariposa cedendo à luz,

Viver como o cervo correndo em direção ao caçador,

Como o perdiz que engole brasas por amor à lua,

Como o peixe que afastado do mar morre feliz.

Tal como a abelha presa para sempre no fechar da doce flor,

Mira ofereceu-se ao seu Senhor.

Ela diz: o Lótus solitário a engolirá viva.

 

 

Quem foi Mirabai?

Por Patanga Cordeiro

Mirabai foi uma santa hindu do século XVI. Por se tratar de uma mulher, a história não é certa quanto a diversos detalhes sua vida, mas é comum referir-se à parte da Índia chamada de Rajastão, nascida como uma princesa.

Minha versão favorita da sua história é a de Sri Chinmoy, acima, que conta a história desde os primeiros anos de Mirabai até o fim da sua vida neste trecho, inclusive explicando sobre como ela começou a sua vida de busca.

Há diversas versões da sua história. Uma versão diferente é que Mirabai possuía uma devoção extrema por Krishna, o seu Senhor, o seu Amado, o seu Todo. Ela carregava uma estatueta de Krishna, chamando-o de seu esposo. Mirabai não tinha interesse por questões de família real, ou familiares de qualquer forma. Um possibilidade é que tenha sido forçada a se casar com o Rei Rana, o que mais uma vez tornou-se uma fonte de tensão, pois Mirabai recusava-se a enxergá-lo como esposo – ela já era casada com Krishna. Quando o rei morreu, possivelmente por causa da vergonha que a família sentia por ela ser tão devotada a Krishna ao invés de valorizar as conquistas exclusivamente materiais, tentaram fazer com que ela cometesse ‘sati’, que é quando uma viúva se queima viva na pira funerária do falecido esposo. Ela se recusou, naturalmente, pois o seu esposo é Krishna, e Krishna está mais do que vivo em seu coração.

E foi no coração de Krishna que sua vida acabou. Um certo dia, enquanto Mirabai cantava no tempo, Krishna abriu o chakra do seu coração e a absorveu. Mirabai fundiu-se com a forma divina de Krishna e desapareceu.