Select Page

Uma pessoa não-aspirante pensa que o desejo imorredouro é a única realidade. Uma pessoa aspirante sente que uma experiência divina é a única realidade (…)

3100milerace.jpgA vida espiritual nunca será uma fuga da realidade. Pelo contrário – a vida espiritual é a aceitação consciente e espontânea da realidade em sua totalidade. Para um buscador epsiritual, a idéia de uma fuga da realidade é  o absurdo somado ao impossível, pois espiritualidade e realidade precisam uma da outra para serem supremamente satisfeitas. Sem a alma da realidade, a espiritualidade é mais do que inútil. Sem o alento da espiritualidade, a realidade é mais do que sem sentido. Espiritualidade com realidade representa o choro interior do homem pela perfeita Perfeição. Realidade com espiritualidade representa a Vontade onipotente de Deus para a completa e absoluta manifestação.

A aceitação da vida com uma postura divina não é apenas uma idéia elevada, mas sim o próprio ideal da vida. Esse ideal de vida é realizado, revelado e manifestado através da inspiração alma-elevadora de Deus e da aspiração vida-construidora do homem. Aceitação da vida é o orgulho divino da verdadeira espiritualidade. Viver uma vida espiritual é a nossa única responsabilidade.

sri-chinmoy-jharna-kala.jpgFuga é um pensamento baixo. Ela age como um ladrão, o pior ladrão possível. Ao coração de escuridão tenebrosa, ela recebe fácil e livre acesso. Aquele que indulge na idéia de uma fuga instantânea infalivelmente comete um suicídio lento.

Não, não devemos nunca bater uma fuga covarde. Devemos sempre ser corajosos. Coragem divina é nosso direito de nascimento. Somos os heróis-guerreiros da suprema Realidade, escolhidos para lutar contra a abundante, crescente e ameaçadora noite-ignorância.

Sri Chinmoy

trechos de Beyond Within – a Philosophy for the Inner Life