Select Page

O que é nirvana?

Pergunta: Você nos explicaria o que é nirvana?

Sri Chinmoy: Centenas de milhares de livros foram escritos sobre o Nirvana. Ouvimos falar do Nirvana primeiramente através do Senhor Buda. Foi ele quem compartilhou com o mundo o conceito do Nirvana.

O que é Nirvana? É a extinção dos desejos, sofrimento, amarras, limitações e morte. É um estado muito elevado de consciência, onde o Deleite transcendental reina supremo. Quando se está em Nirvana, o seu jogo cósmico está concluído, e não se barganha com tempo ou ações. O Dia Dourado amanhece quando, através da sua aspiração, o buscador entra na consciência Nirvânica. Ele vai além dos limites do tempo e espaço. Explicamos que, no Nirvana, o Divino desfruta do Seu estado auto-amoroso. Nirvana é a extinção dos desejos, sofrimentos e tristezas terrenas, e ao mesmo tempo o Deleite e desfrutar divino do transe mais elevado.

(vídeo para meditação: Sri Chinmoy demostra estágios altíssimos de consciência, além do Nirvana)

 

Nirvana e reencarnação

Se alguém teve uma vida de bondade e alcança o Nirvana, isso significa que ele não reencarnará novamente?

Sri Chinmoy: Reencarnação não significa que se alguém faz coisas boas, coisas divinas, ele não retornará, e que se alguém faz coisas ruins, coisas indevidas, ele retornará. Não, todos retornarão ao mundo, mas aquele que faz coisas boas terá na sua próxima encarnação uma vida melhor do que alguém que faz coisas ruins.

Nirvana é o caminho da negação. Aqueles que seguem o caminho do Nirvana desejam permanecer na derradeira Bem-Aventurança, ou você pode chamar de extinção. Mas não deveríamos usar o termo “extinção” – é a derradeira Bem-Aventurança. Essas pessoas não querem reencarnar. Quando entram em Nirvana, a jornada acaba para elas. A alma sente que não caminhará ou correrá mais. Ela não quer se envolver com atividades terrenas. Ninguém exceto o Supremo pode compelir a alma a reencarnar. Mas apesar do Supremo ter poder para obrigá-la, Ele não o faz. O Supremo não obriga ninguém.

Entretanto, existem almas que querem tomar parte consciente na Lila de Deus ou Peça divina. Sabem que a reencarnação é absolutamente necessária para aqueles que querem servir a Deus aqui na Terra. Realiza-se Deus na Terra – em nenhum outro planeta ou plano pode haver realização. Então, após a realização, algumas almas fazem a promessa de que retornarão, como fizeram Swami Vivekananda e Sri Ramakrishna ao dizer que, mesmo se uma única pessoa não realizada permanecesse na Terra, eles estariam prontos para retornar.

São as mesmas almas que continuam retornando à Terra?

As mesmas almas retornam, mas o Supremo também cria novas almas. Por várias razões, muitas almas pediram para descansar antes de completar a sua parte no Jogo Cósmico. Aqueles que seguem rigorosamente o caminho do Senhor Buddha e entraram em Nirvana não retornaram. Então o Supremo envia novas almas ao mundo para substituí-las.

 

Alcançando o Nirvana através de um Mestre

Incomoda você receber essas vibrações de nós vinte e quatro horas por dia?

Sri Chinmoy: Não, e pelo contrário, ficarei muito feliz se meu filho espiritual estiver pensando em mim. Se estiver pensando mal de mim, ficarei triste. Mas mesmo que alguém passe seu tempo pensando mal de mim, isso é uma bênção para a pessoa. Havia um indivíduo que odiava o Buda. Mas o Buda disse que esse indivíduo iria alcançar o Nirvana, pois pelo menos ele estava pensando no Buda vinte e quatro horas por dia. Estava sempre pensando em como capturar o Buda ou destrui-lo. Era uma abordagem negativa. Mas ao menos ele focava toda a sua atenção no Buda. Agora, é claro que é sempre melhor abordar o Mestre de uma maneira positiva.

___________________________