Select Page

o amor de deusO AMOR DE DEUS POR NÓS

Do livro de Sri Chinmoy, Amor


Página central com todos os tópicos e posts sobre o amor.


 

Uma positiva semente-pensamento

Salvou-me,

Minha vida inteira:

Meu Senhor Supremo

Sempre me amará

Não importa o que eu faça

Ou o que eu diga

Ou o que eu me torne.

 

 

 

Deus nos ama. Ele nos ama constantemente e incondicionalmente. Não importa o que temos feito, o que estamos fazendo ou o que venhamos a fazer, Ele sempre nos amará. Deus nos ama muito mais do que Ele ama a Si mesmo. Se usarmos nossas mentes pensantes e duvidantes, isso poderá parecer difícil de acreditar. Mas, se usarmos nossos corações amantes e entregues, estaremos destinados a sentir que Deus nos ama infinitamente mais do que a Si mesmo.

Por que Ele nos ama tanto? Ele ama porque Seu Sonho permanece não cumprido sem nós, Sua Realidade permanece não manifesta sem nós; assim Ele é incompleto. Agora mesmo sentimos que somente nós realmente amamos a nós mesmos. Então pode chegar um tempo em que pensaremos que Deus também nos ama. Mas acreditar que Deus nos ama infinitamente mais do que amamos a nós mesmos parece ser uma completa impossibilidade.

Houve muitas, muitas vezes em nossas vidas em que nos sentimos miseráveis porque contamos uma mentira, enganamos alguém ou nos tornamos invejosos dos outros. Depois de fazermos algo errado ou não-divino, nossa consciência vem à tona e sente-se miserável. Amaldiçoamo-nos e tentamos punir a nós mesmos, mas o Amor de Deus por nós permanece exatamente o mesmo. Odiamos a nós mesmos por nossos erros, mas Deus ainda nos ama e continuará a nos amar sempre. Nosso poder-justiça nos condena, mas o Poder-Compaixão de Deus nos perdoa, nos ilumina e transforma nossa fraqueza em força. Deus obtém satisfação quando, com Seu Sorriso repleto de bênçãos, Ele nos dá Sua Inundação-Compaixão, Seu Céu-Cuidado e Seu Mar-Amor, de modo que possamos nos tornar Sua própria Imagem.

Deus nos ama e, em retorno, nos quer sorrindo, amando e transcendendo. No momento em que oferecemos a Ele um sorriso repleto de alma, Deus fica satisfeito conosco. No momento em que oferecemos a Ele uma parcela mínima do nosso amor, Deus fica satisfeito conosco. No momento em que queremos transcender nossa consciência prisão-Terra, Deus fica satisfeito conosco.

Deus nos dá o que Ele tem e o que ele é. O que Ele tem é Paz, Luz e Beatitude infinitas, e o que Ele é, é constante Cuidado – Cuidado pela nossa libertação das malhas da ignorância e Cuidado pela nossa perfeição.

Deus nos ama. Nós amamos a Deus. Amando Deus, obtemos vitória sobre nossa era-ancestral ignorância. Amando Deus, Ele faz nos sentir conscientemente que nós somos eternos jogadores, jogadores divinos, em Seu Jogo Cósmico.

 

 

Em sigilo supremo eu vejo Você.

Você vive nos meus olhos, no meu sono,

Nos meus sonhos, na minha doce vigília.

No estupendo contentamento da vida,

No abismal colo da morte,

Você eu contemplo.

Seu Jogo-Amor é meu mundo.

 

O que você quer dizer com jogadores no Jogo Cósmico de Deus?

 

Deus é o Amado Supremo e nós somos os amantes divinos. O Amado Supremo e o amante divino apreciam jogar um jogo divino juntos. Esse jogo não tem começo nem fim. É um jogo sem nascimento e sem morte. Quando o Jogo está muito avançado, algo inimaginável acontece. O Amado Supremo diz ao amante divino, ‘’Troquemos nossos respectivos papéis. Deixe-Me ser o amante divino e você será o Amado Supremo.’’ O buscador-amante naturalmente obedece, e eles começam a apreciar um jogo novo, um jogo completamente sem precedentes.

Quando eles querem adicionar mais alegria ao jogo deles, o original Amado Supremo diz ao amante divino, ‘’Vamos assumir mais uma vez nossos papéis anteriores e joguemos agora um jogo novo. Apreciemos esconde-esconde. Eu devo Me esconder e você deve procurar por Mim. Você terá alegria ilimitada quando Me achar novamente. Uma vez que você for bem sucedido e Eu descoberto, devemos reverter o curso do jogo. Você deve esconder-se e eu procurá-lo.’’

Desde a Alvorada-Visão de Deus, esse Jogo de esconde-esconde está em curso. Esse é o Jogo da Eternidade, Infinidade e Imortalidade. Aqui, Eternidade é Paz eterna e Silêncio eterno. Infinidade é Beleza, Graça e Luz infinitas. Imortalidade é Deleite imortal, Deleite-Néctar.

Além da concentração e da meditação está a contemplação. Na contemplação, você entra no seu Amado Supremo e torna-se inseparavelmente um com Ele. Em um momento estará jogando na função de amante divino e Ele estará jogando na função de Amado Supremo. No momento seguinte vocês inverterão os papéis. Com base na vossa unicidade, e na infinita Generosidade Dele, Ele fará você sentir que é o Amado Supremo e Ele o amante divino.

 

Como podemos sentir que Deus nos ama infinitamente mais do que amamos a nós mesmos?

 

O humano em nós sente que somos o menos ou o mais elevado. Quando ele se identifica com o menos elevado, diz: ‘’Eu sou inútil, eu sou nada.’’ Desse modo tentamos ganhar simpatia.

Quantas vezes duvidamos de nós mesmos, menosprezamos ou criticamos nós mesmos! No momento em que duvidamos que Deus está dentro de nós, uma mancha escura aparece no tabuleta dourada de nosso coração. Quando não amamos a nós mesmos, a face do sol está coberta por nuvens. No momento em que menosprezamos a nossa capacidade e duvidamos de nós mesmos, no momento em que esquecemos quem eternamente somos, estamos a milhões de milhas da Verdade. Porque, a partir da nossa mente humana, amamos a nós mesmos somente quando sentimos que alcançamos algo com êxito.

Quando o humano em nós identifica-se com o mais elevado, com Deus, com nossa parte mais iluminada, não duvidamos de nós mesmos. Sentimos que incorporamos Deus, então nem mesmo sonhamos em minimizar as nossas capacidades. Estamos espontaneamente incorporando e revelando o divino.

 

Como posso superar o sentimento de que não mereço o Amor de Deus?

 

Quando se trata de amor humano, às vezes esperamos amor pelo que temos feito e às vezes recebemos amor sem fazer nenhum esforço real para sermos amados. E, é claro, às vezes não temos o amor que sentimos que devidamente merecemos. No mundo espiritual, não funciona assim. Deus está constantemente bem na nossa frente com Seu Amor tudo-preenchedor. Ele é todo Amor; Ele não poderia ser diferente.

Muito frequentemente um ser humano comum tem de fazer um esforço consciente para tentar amar aos outros. Mas se uma pessoa já é dotada com algumas qualidades divinas, então o amor – que é a mais essencial no nosso mundo humano e no nosso mundo divino – ele terá em medida ilimitada.

Mas, no caso de Deus, Ele não tem que ter vontade ou desejar amar a nós. Amor é a própria essência de Deus, que flui Dele eternamente.

 

Como posso ser mais receptivo ao amor de Deus? Às vezes sinto que Ele está me ignorando!

 

Deus não pode nunca nos ignorar. Ele está manifestando Ele mesmo em e através de nós, então não pode nos ignorar. Deus sabe que somos Seus instrumentos, Seus instrumentos escolhidos. Como poderia nos ignorar? Nós somos Suas crianças.

Às vezes oramos a Deus mais intensamente, mas Deus não responde por dias ou meses. Talvez nossos entes queridos estejam prestes a morrer, e assim choramos e oramos para que Deus os salve. Então vemos que Deus não escuta a nossa súplica. Deus é assim tão cruel? Não. Ele tem Seu próprio Modo de operar. Mas somente porque oramos e meditamos, sentimos que há Alguém que é um pouco mais elevado do que nós. Se somos sinceros, temos de sentir que há Alguém que ama nossos entes queridos mais do que nós amamos. Há Alguém que tem a capacidade de simpatizar com o sofrimento de um ser humano mais do que nós.

Deus nos ama do Seu próprio Modo, e não da nossa própria maneira. Agora mesmo, sentimos que Deus nos ama se Ele satisfaz nossos desejos ou aspirações. Mas quando vamos profundamente ao interior e experimentamos o Amor verdadeiro, o Amor divino, sentimos que somos as crianças escolhidas de Deus, e quer Ele satisfaça nossos desejos imediatamente ou não, saberemos que, não importa o que Ele faça, estará fazendo para o nosso próprio bem.

 

Há alguma técnica em especial que posso usar para sentir o Amor de Deus?

 

Se quer sentir o Amor infinito de Deus por você, pense na cor azul. Você pode imaginar qualquer cor, mas azul é muito bom porque representa o Infinito. Quando você invoca o Infinito, se o Infinito vê que seu recipiente-receptividade é muito limitado, ele tenta aumentar a sua receptividade dando a você mais entusiasmo ou anseio para amar a Deus e receber o Seu Amor.

 

Meu Senhor Supremo,

Se eu sempre escrever a Você uma carta com toda a alma,

Você irá me responder?

‘’É claro, Meu filho, é claro.

Mas, Minha criança, você não tem de ter

A dificuldade de Me escrever.

Eu já lhe respondi em um frutífero silêncio:

Eu amo você.

Eu realmente e verdadeiramente amo você.’’