Select Page

recontado por Patanga Cordeiro

Hoje estávamos fazendo treinamento no meu ambiente de trabalho. O professor contou uma história que é muito interessante, e pareceu-me que vale em grande parte para a nossa vida espiritual, então acho que posso recontar aqui.

Uma parábola espiritual: a resposta está nas suas mãos

Na Índia antiga, tanto o ensino formal quando o ensino espiritual de meditação, yoga e oração era feito no sistema “Gurukul”, onde os jovens alunos iam morar com o professor em seu ashram, e efetivamente tornavam-se filhos até a sua graduação, por volta dos 16-18 anos. Era uma forma muito intensiva e amorosa de ensinar, e os professores eram vistos como verdadeiros pais e reverenciados tutores.

Num desses ashrams, um dos alunos que estavam prestes a graduar queria pregar uma peça no seu professor no dia da graduação. Ele queria fazer que o professor errasse uma pergunta que ele fizesse.

O plano era o seguinte. Diante de todos os alunos e o professor, no momento solene da graduação, ele estaria segurando uma borboleta dentro da sua mão. Com o abrir da mão, a borboleta sairia voando, viva. Se ele a apertasse um pouquinho mais, ela morreria. Assim, ele poderia perguntar ao mestre se ela estava viva ou morta, e, qualquer a resposta dada, ele poderia apertar ou abrir a mão e a resposta estaria errada de qualquer forma. Era um plano infalível.

Chegada a hora, ele fez a pergunta ao professor: “Tenho uma borboleta na minha mão. Se você é tão sabido, quero que me diga se ela está viva ou morta.”

O professor reclinou-se, ponderando profundamente o questionamento e a postura do aluno, até que a resposta lhe surgiu. “A resposta para a sua pergunta está nas suas mãos,” disse o mestre.

Páginas relacionadas

O amor entre o professor espiritual e o aluno O AMOR ENTRE O PROFESSOR ESPIRITUAL E O ALUNO Do livro de Sri Chinmoy, Amor Página central com todos os tópicos e posts sobre o amor. &...
Livro Bhagavad Gita – capítulo 12 – O ... do livro de Sri Chinmoy, Comentários sobre o Bhagavad Gita Livro Bhagavad Gita - capítulo 12 - O Caminho da Devoção   Arjuna está ex...
O significado da vida textos de Sri Chinmoy ...Na vida espiritual estamos procurando por uma península espiritual. A península é o Amor, a Devoção e a Entrega – Amor...
Três poços – uma história Tem uma história que ilustra bem o princípio da concentração dos esforços. Talvez vocês já tenham ouvido ela. É uma versão pessoal de uma história...