Select Page

casamento espiritualCASAMENTO DIVINO

Do livro de Sri Chinmoy, Amor


Página central com todos os tópicos e posts sobre o amor.


 

 

O que é o casamento?

O sorriso do amor

Que permite a duas almas

Voarem além.

 

O que é o casamento?

A maldição da noite,

Um cabo de guerra,

Sem saída para Luz.

 

O que é casamento?

A verdade satisfação de Deus –

Em Silêncio e Poder

De Sua Visão perfeita.

Casar-se é pedir por mais karma?

 

Na vida ordinária, não apenas o casamento, mas todas as atividades põem a roda do karma em movimento. Por exemplo, se você pensa em algo ou alguém além de Deus, então o karma já está criado. Normalmente, no casamento, o karma individual torna-se um todo, que as pessoas naturalmente compartilham. A mulher oferece ao homem toda a capacidade e força de sua alma, mas ela também dá a ele os efeitos das suas ações e pensamentos acumulados – o karma dela. O inverso é igualmente verdadeiro. E quando os pais trazem abaixo mais almas em forma de crianças, o karma da criança é adicionado ao deles.

Sem ser casado, você tem muitos problemas. Você pode acreditar que se casar resolverá todos os seus problemas. Ou você pode dizer, ‘’Eu sou um herói, vou conquistar os problemas dela.‘’ Ela, por sua vez, pode pensar, ‘’Eu sou uma heroína; vou conquistar os problemas dele. ‘’ Mas isso é proveniente de um senso do ego.

A maior parte dos casamentos é consolidada ou na necessidade de amenizar a solidão ou na necessidade de satisfazer as exigências do vital inferior. Casamento pode ou não pode ser compatível com a vida espiritual em cada caso particular. Algumas almas sentem que através do casamento elas serão capazes de fazer progresso mais rápido, enquanto outros sentem que o casamento será um impedimento para o seu progresso espiritual. Eu frequentemente digo que pessoas solteiras podem correr o mais rápido na vida espiritual. Mas Deus e as almas individuais devem decidir, e não a mente humana.

 

Qual é o significado espiritual do casamento?

 

Casamento divino não é possessão, mas unicidade. Amor divino é todo doação; não há exigências. No amor divino, fazemos constante sacrifício e vemos toda nossa visão ampliando.

Quando é um casamento divino, uma cabeça se torna duas cabeças, duas mãos tornam-se quatro. Tudo é dobrado: nossa capacidade automaticamente aumenta. Mas se há uma batalha constante acontecendo entre o marido e a esposa, se um quer correr mais rápido na vida espiritual e outro não, então um será um fardo pesado no ombro do outro. Como pode um correr o mais rápido quando está carregando algo que é muito pesado e que não quer chegar ao destino?

O indivíduo tem de tomar a decisão, se ele vai casar e se isso será um casamento divino. Se for um casamento humano, poderá conduzir à frustração. Se for um casamento divino, isso poderá conduzir à iluminação.

 

Eu quero encontrar minha alma companheira antes de embarcar na minha jornada espiritual. Eu sinto que deve me ajudar se eu encontrar a pessoa certa com quem compartilhar minha jornada espiritual.

 

Isso é tudo besteira! Se você realmente quer correr o mais rápido até a sua Meta, sua Fonte, que é o Supremo, você tem de sentir que todos os homens são seus irmãos e todas as mulheres são suas irmãs.

 

Você poderia derramar alguma luz sobre a relação homem-mulher? Parece que há uma luta acontecendo, e eu estava questionando como podemos ainda trabalhar juntos.

 

Se nós temos homem e mulher como irmão e irmã, nós sentimos, do ponto de vista espiritual, um vínculo afetuoso. Se acreditamos que Deus criou homens e mulheres como irmãos e irmãs, então nós sentimos apenas constante afeto por e unicidade com os membros do sexo oposto.

Deus não é masculino nem feminino. Novamente, se queremos separá-Lo dentro de aspectos masculino e feminino, então temos de dar igual valor a ambos. Nem homens nem mulheres devem sentir que são superiores ou inferiores uns aos outros. Se sentimos que alguém está ficando para trás, então ficamos tristes por termos que arrastar aquela pessoa. Novamente, se sentimos que alguém está à nossa frente, podemos ficar invejosos e inseguros. Mas, se vemos homens e mulheres ao mesmo nível, lado a lado, então não há problema. Então a relação entre homem e mulher tem de ser baseada em doçura mútua e auto-doação mútua. Então há paz, alegria e satisfação.

Páginas relacionadas

Amor: o caminho do coração O CAMINHO DO CORAÇÃO Do livro de Sri Chinmoy, Amor Página central com todos os tópicos e posts sobre o amor.     Não ...