Select Page

yoga passos

AMOR HUMANO E AMOR DIVINO

Do livro de Sri Chinmoy, Amor


Página central com todos os tópicos e posts sobre o amor.


 

 

 

Possua e seja feliz:

De fato,

Essa é a definição

Do amor humano.

 

Torne-se um e seja feliz:

De fato,

Essa é a definição

Do amor divino.

 

 

Há dois tipos de amor: amor humano e amor divino. Com o amor divino, nós vamos primeiro à raiz, ao Um, à Fonte e, a partir daí, nós vamos à multiplicidade, aos ramos e folhas, as flores e frutos. Amor divino é a canção da multiplicidade na unidade.

No amor humano há uma exigência ou, no mínimo, expectativa. Muito frequentemente começamos com uma exigência. Mesmo quando uma sabedoria mais elevada desperta, ainda esperamos algo dos outros. Convencemos a nós mesmos que essa expectativa é justificada. Já que nós fizemos algo pelos outros – oferecemos nosso amor – sentimos que é bastante legítimo esperar algo em retorno.

Mas, no amor divino, não existem tais coisas como exigência e expectativa. No amor divino nós apenas damos e damos. Na vida humana, antes de darmos nosso amor, nós tentamos descobrir o amor dos outros por nós. Na vida divina, antes de darmos nosso amor aos outros, tentamos descobrir o amor, em sua realidade e integralidade, dentro de nós mesmos. Somente então estamos em posição de oferecer amor aos outros. No começo, nossa satisfação alvorece quando sentimos que aqueles para quem oferecemos o nosso amor o aceitaram de todo coração. Mas há uma forma mais elevada de amor divino, que é quando vamos além desse sentimento e damos amor em puro altruísmo. Nós damos e, mesmo se nosso amor não é aceito, nós não nos importamos. Continuaremos dando, porque nossa Fonte é todo Amor.

No amor humano não há somente exigência e expectativa, mas há algo pior: afastamento. Primeiro nós exigimos e então esperamos algo. Quando nossa espectativa não é cumprida, tentamos nos afastar da pessoa a quem nós oferecemos o nosso amor. No amor divino, nunca é assim. Com o amor divino, tentamos nos tornar um com as imperfeições dos outros. Desse modo podemos entendê-los e servi-los, com uma intenção de transformar as imperfeições deles.

No amor humano há frequentemente o sentimento de supremacia. ‘’Eu devo amar você, sem dúvida, mas eu desejo permanecer um centímetro mais alto do que você.’’ O superior ama o inferior porque ele está satisfeito com sua posição nessa relação. O inferior muito frequentemente ama o superior por causa da sua insegurança. Então o amor humano amarra os dois e dá a ambos algum sentimento de satisfação. Mas no amor divino não há tal coisa como superioridade e inferioridade. Amor divino sempre se doa livremente e de todo o coração.

No amor humano, muito frequentemente a mente física, a mente duvidante, a mente suspeitadora, vem à tona. Mas, no amor divino, nós vemos apenas o coração amoroso. A mente ama a realidade porque ela enxerga a realidade de acordo com seu próprio entendimento e visão. Mas o coração ama uma realidade porque ele enxerga a realidade na própria forma da realidade.

No amor humano, sentimos que a satisfação existe em algum outro lugar – não dentro de nós, mas em outro alguém. Muito frequentemente a frustração vem porque sentimos que outro alguém não está nos dando o amor de que nós precisamos ou queremos.

Mas, no amor divino, satisfação é encontrada em lugar nenhum a não ser em nós mesmos. O amante e o Amado são um e o mesmo – o Supremo habitante dentro de nós e o Supremo dora de nós.

Viemos do Uno e existimos para a multiplicidade. Tal é a quintessência do amor divino.

 

Você poderia, por favor, falar sobre apego e desapego no amor?

 

Amor humano é apego; amor divino é desapego. Por que o amor humano é apego? Porque o amor humano exige constantemente. Amor humano quer possuir e ser possuído; caso contrário, não estará satisfeito. Mas, mesmo quando somos possuídos e possuímos, não há satisfação, porque vemos as limitações dentro da outra pessoa e as limitações em nosso próprio ser. Quando vemos limitações em nós mesmos ou nos outros, não ficamos satisfeitos, porque a alma em nós nunca pode ficar satisfeita com imperfeição. Ela quer constante iluminação e perfeição.

Quando amamos divinamente, não estamos apegados a ninguém. Nos importamos apenas com a expansão da nossa própria consciência e da consciência dos outros. Sentimos que não é certo limitar os outros. Ao limitar um indivíduo não estamos aperfeiçoando nada. Quando amamos verdadeiramente, sentimos que devemos expandir nossa consciência até o infinito e que devemos ajudar aqueles, com quem estamos intimamente ligados, a expandir a consciência deles também. Amor divino é a canção da expansão. Constantemente tentamos expandir nossa realidade e ajudar os outros a expandir a realidade deles. E, enquanto estamos expandindo, um dia, na Hora escolhida de Deus, nós nos tornaremos um com a Sua Consciência Universal, a Sua Consciência Transcendental.

O apego está no corpo; o desapego está na alma. Se vivemos na consciência corporal, sempre seremos apegados a pessoas e objetos à nossa volta. Mas, se nós vivemos na consciência da alma, tentaremos iluminar as coisas em nós que tem de ser iluminadas e manifestar as coisas que tem de ser manifestadas completamente aqui na Terra para o propósito de Deus.

 

Obcessão não é amor.

Possessão não é amor.

Compulsão não é amor.

Somente a plenitude-entrega

Na luz-unicidade

É amor.

 

Como podemos dizer se o nosso amor é amor humano ou amor puro espiritual?

 

Você pode facilmente dizer. No amor humano, há uma exigência consciente ou, ao menos, uma expectativa consciente pelo amor que oferece aos outros. Quando seu amor é puro ou espiritual, não há exigência, não há expectativa. Há somente o mais doce sentimento de unicidade espontânea com os seres humano ou os seres em causa. Temos de usar amor não para prender ou possuir o mundo, mas para libertar e ampliar nossa própria consciência e a consciência do mundo.

 

Como podemos conscientemente dar amor puro?

 

Você pode conscientemente dar amor puro aos outros se sentir que está dando uma porção do seu alento-vida quando fala com os outros ou pensa sobre eles. E esse alento-vida você está oferecendo apenas porque sente que você e o resto do mundo é totalmente e inseparavelmente um. Onde há unicidade, tudo é amor puro.

Você pode usar amor divino para transformar seus apegos humanos se você constantemente tentar aumentar a sua pureza.

 

Cada vez que você ama incondicionalmente,

Um anjo alado vem voando

E lhe diz:

‘’Sente-se rapidamente na minha asa.

O Senhor Supremo está esperando por você. ‘’