Select Page

Pergunta: Falando praticamente, de que forma uma pessoa deve buscar aprender a meditar?

Sri Chinmoy: Para iniciar, se a pessoa não tiver um professor e nem quiser ter um, ela tem que ler alguns livros espirituais escritos por Mestres espirituais que tenham realizado Deus, não por simples professores. Se você ler livros escritos por Mestres espirituais verdadeiros, obterá inspiração. Quando lê os livros escritos por vários Mestres, seus escritos estarão carregados com a consciência divina e a luz deles. Essa consciência entrará em você e o inspirará. Mas chegará um momento em que vai sentir a necessidade de aprender diretamente de alguém que já sabem como meditar. Nessa hora, terá que ter a ajuda de um guia espiritual.

Se você quiser aspirar intensamente e meditar regularmente, precisa de mais inspiração e aspiração. Isso tem que vir de um Mestre espiritual em quem tenha fé implícita. Só a presença Dele vai lhe dar inspiração e aspiração abundantes. Você pode falar com Ele ou, se Ele o aceitou no Seu caminho, interiormente e silenciosamente, Ele poderá lhe ensinar a meditar. Ele próprio irá meditar em você. Se Ele meditar em você por um minuto ou dois diariamente, lhe dará a capacidade de meditar por meia hora ou uma hora por dia. É o Mestre quem aumenta o poder da meditação e da aspiração no buscador.

Mas para começar no campo da meditação, eu lhe aconselho a ler livros. Quando sentir que não recebe inspiração suficiente dos livros, mesmo escritos por Mestres espirituais, deve procurar por buscadores que já encontraram algum caminho espiritual. A reunião deles é chamada satsanga – a companhia de buscadores sinceros. Se estiver com eles, conversar, se misturar com eles, da inspiração e aspiração deles, você obterá a sua prórpia força para meditar. Por fim, quando tiver o seu próprio Mestre, verá o quão rápido será capaz de progredir.