Select Page

Kundalini yoga é uma forma de yoga ancestral que lida com a abertura dos chakras em busca da iluminação. Alguns mestres do século XIX e XX como Sri Ramakrishna, Sri Aurobindo e Sri Chinmoy explicam que não é necessário para os buscadores que se identificam com seus ensinamentos procurarem abrir os chakras, como no kundalini yoga – na verdade, quando as condições interiores de aspiração, devoção e entrega se manifestam, esses centros serão abertos e satisfeitos de forma natural, segura e espontânea.

Segue abaixo quatro perguntas e suas respostas relacionadas aos temas de kundalini yoga e seus poderes.

Perguntas sobre kundalini yoga

curso meditação joinville sc

       Pergunta: É verdade que os poderes psíquicos não se desenvolvem ou não se manifestam espontaneamente nos Yogis, mas que devem ser desenvolvidos através de exercícios ou outros meios?

Sri Chinmoy: Existem sete centros psíquicos principais no nosso corpo. Eles não estão no físico, mas sim no corpo sutil. Na coroa da cabeça está um centro, chamado Sahashara, o lótus de mil pétalas. Um pouco acima do ponto entre as sobrancelhas fica a sede da visão, o centro chamado Ajna chakra. Na base da garganta se localiza o chakra da fala e exteriorização. Chamamos ele de Vishuddha. No centro do peito está o Anahata, o chakra do coração, e muitas pessoas obtêm grande parte dos seus poderes psíquicos daqui. No umbigo está o Manipura. No baço há outro centro, o Svadhisthana. E abaixo, na base da coluna, temos o chakra chamado Muladhara. Muladhara, Svadhisthana, Manipura, Anahata, Vishuddha, Ajna e Sahashara: são esses os sete chakras.

Quando um buscador conscientemente ou inconscientemente se concentra nesses centros, ele desenvolve poder psíquico. Ele pode não saber o nome do centro, mas caso se concentre no lugar correto, automaticamente irá adquirir algum poder intuitivo. Para abrir os chakras e fazer com que a Kundalini comece a funcionar, você deve se concentrar em cada chakra. Essa é uma maneira de adquirir poder psíquico, através de disciplina espiritual.

Especialmente no ocidente, escuto muitas pessoas dizerem que fulano tem poder psíquico ou que fulana tem poder psíquico, mesmo que tal pessoa não tenha uma gota de poder. Algumas pessoas recebem um leve sentimento intuitivo vindo do plano da intuição ou da mente física, onde há intuição sutil, e afirmam possuir poder psíquico. Mas não é tão fácil adquirir poder psíquico. Deve-se trabalhar duro para obtê-lo.

Caso um Guru ou Mestre espiritual queira, ele pode injetar aquele poder em você, sem que você precise meditar ou praticar Kundalini Yoga. A capacidade de conceder esses poderes é privilégio de Mestres espirituais. Porém, tudo depende da Vontade de Deus. Se Deus quiser dar a você poder psíquico, durante o sono você receberá um tipo de mantra que lhe é adequado. A figura ou ser que aparecer no sonho então lhe dirá quantos milhares de vezes você deve repetir aquele mantra específico. Não será necessário se concentrar em um centro específico. Você apenas precisa repetir aquele mantra um certo número de vezes e logo possuirá poder psíquico. Isso acontece até mesmo no caso da realização. A maior parte das pessoas realiza Deus praticando a espiritualidade por toda a vida, mas existem algumas pessoas que simplesmente não precisam praticar a vida espiritual. Em um sonho, Deus entra na pessoa e ilumina a sua consciência, e qualquer um dotado de visão espiritual verá que aquela pessoa é liberta e realizada.

Igualmente, não é sempre necessário clamar conscientemente por poder psíquico. Quando alguém se torna um Yogi, os seus centros normalmente se abrem, de forma espontânea, e o poder psíquico aparece automaticamente. Mesmo se alguém não busca poder psíquico, ele frequentemente aparece quando se está avançando rápido, muito rápido, em direção à meta. Se o poder oculto vier como uma benção e não impedir alguém de manifestar a sua divindade interior, nesse poder não haverá mal. Porém, caso se coloque como uma maldição ou um obstáculo, caso alguém sofra tentação, ou caso faça com que a pessoa perca a sua velocidade ou se desvie do caminho, então essa pessoa deve corajosamente rejeitar o poder e colocar a sua concentração primeiro no alcançar da sua meta.

   Pergunta: Na Índia, os faquires que possuem tal tipo de poder os dedicam aos bons princípios da Yoga ou os utilizam para fazer negócios?

Sri Chinmoy: É certo que muitos se desviaram do caminho da verdade. Para aqueles que assim procederam, o poder psíquico que possuem é como magia negra. Não serve a nenhum propósito espiritual. Se alguém está doente e Deus diz a você que deve curá-lo, ou se alguém está sob perigo iminente e Deus quer que você o salve, então você deve utilizar os seus poderes psíquicos. O poder psíquico deveria ser usado apenas quando requisitado ou aprovado por Deus. A maior parte das pessoas que estão utilizando esses poderes, na Índia e em outros lugares, não o faz de acordo com a Vontade de Deus. Apenas satisfazem o próprio orgulho, ego e vaidade. Elas agem contra a Lei de Deus. Cometem um engano terrível, e a punição será muito severa na próxima vida.

Poderes místicos e yoga

Sri Chinmoy: A astrologia não tem o poder de mudar o nosso destino, mas a espiritualidade ou Yoga tem esse poder. A diferença entre a astrologia e a Yoga é que a astrologia apenas indica; ela indica o futuro com base no passado, mas não pode transformá-lo. No entanto, a Yoga pode superar o passado e moldar o futuro. A astrologia faz o seu papel o mais efetivamente até o momento em que se entra para uma espiritualidade mais profunda. Então a astrologia se curva, da mesma maneira que você se curva diante de mim. Antes de aceitarmos a espiritualidade, a astrologia é muito poderosa, como um leão. Então, quando entramos para a vida espiritual mais profunda, ela se torna um pequenino gatinho de estimação.

Kundalini e a abertura dos chakras

Sri Chinmoy: Caso você pratique Kundalini Yoga apenas um pouco – digamos, quinze minutos diariamente –, juntamente com a sua verdadeira meditação e aspiração, verá que os seus centros psíquicos ou do oculto estarão se abrindo. No entanto, se tiver entrado para a vida interior apenas para obter poder oculto e mostrar ao mundo a sua capacidade, a verdadeira espiritualidade nunca despertará em sua vida. Se quiser abrir o seu chakra cardíaco e demonstrar milagres para que as pessoas o apreciem ou admirem, e se acha que receberá mais inspiração através do apreço e admiração deles, estará cometendo um engano. Em outros casos, quando você faz algo e é exaltado aos céus, poderá receber mais inspiração para fazer ainda melhor. Mas nesse caso não é assim. Se mostrar um pouco do seu poder oculto e os outros demonstrarem apreciação, você pode ter certeza de que será o seu fim. Não ficará inspirado; pelo contrário, ao invés de buscar profundamente em seu interior para obter a verdadeira realização, você continuará aumentando o seu poder oculto. O poder oculto é todo tentação.


Lista de links e informação sobre yoga nos sites de meditação: