Select Page

Marathon-Swim 2011_ Switzerland_3-011.jpg

Acima, a travessia do Lago Zurique,

organizada pelo Sri Chinmoy Marathon Team

texto por Adriano Passini

Esporte e meditação são coisas que, para muitos, são desconexas. Alguns acreditam que estão diretamente relacionados, mas, para alguém que segue a filosofia de Sri Chinmoy, é impossível pensar em um sem praticar o outro. Muitas vezes as pessoas acham que a meditação ajuda no esporte, mas a proposta aqui é de enaltecer exatamente o oposto: que os esportes ajudam na meditação.

Qualquer tipo de esporte pode ser encarado uma meditação, pois é um momento de disciplina e concentração. Neste pequeno relato, manifestarei minha experiência na natação e tentarei mostrar como a meditação e a natação estão ligados.

Em minha mais recente auto-transcendência na natação, tive a oportunidade de nadar 24km no Canal de Bertioga, a Travessia 14-Bis. Foi uma experiência única nadar e ao mesmo tempo procurar meditar. A natação tem uma grande diferença em relação a corrida e ao ciclismo, que são dois esportes que também pratico. Na corrida e no ciclismo, é muito mais fácil de distrair a mente enquanto se pratica. Nessas duas atividades, existe sempre o fator da novidade, pois o atleta passa por diversos lugares, distraindo a mente, e isso faz com que ela não tente derrotá-lo de imediato.

Na natação, ocorre exatamente o oposto. O nadador muitas vezes não enxerga nada, só sabe a direção para onde tem que nadar. Isso faz com que seja um grande desafio mental nadar durante, por exemplo, 5 horas e 27 minutos, que foi o tempo que levei para completar a prova. O fator concentração e meditação é fundamental para que se consiga dominar a mente nesse desafio. Concentrar-se em cada braçada, cada respiração, esvaziar a mente e ter somente pensamentos positivos é a peça chave para o sucesso. Muitas vezes o treinamento mental é tão importante quanto o treinamento físico.

Nadar é algo divertido, mas que exige muita capacidade física e mental. Nas maratonas aquáticas, é algo que coloca o nadador diretamente em contato com a natureza. Esse contato, somado ao desafio físico e mental, fazem das maratonas aquáticas grandes eventos para aqueles que procuram desafios.

A natação de piscina também é algo que exige muita concentração, pois são provas muito disputadas, e qualquer erro pode definir o sucesso ou o fracasso. Na natação de piscina, todos os fundamentos da natação devem ser milimetricamente calculados para se obter êxito. Portanto, se o nadador não estiver totalmente concentrado, pode acontecer de ele não alcançar o seu objetivo – seja ele melhorar o seu tempo ou atingir um índice para alguma competição.

O que a natação e a meditação têm em comum é a concentração. A palavra concentração é o início da meditação. Essas duas palavras tem um grande poder, que não somente o ajudará na sua atividade física, mas que trará grande felicidade na vida espiritual – o atalho para se atingir o contato e unicidade com o nosso piloto interior. Portanto, os esportes são de grande benefício para a vida espiritual, pois ele nos lembra de nossa jornada interior, e nos fornece a disciplina que poderá nos auxiliar em nossas vidas espirituais.

Pergunta: A natação nos ajuda a entrar em uma consciência mais elevada?

Sri Chinmoy: Sim. A natação tem o seu próprio valor simbólico. Eu sempre digo que nós estamos navegando no Barco Dourado, com o Barqueiro Dourado, rumo à Margem Dourada. O significado espiritual da água é consciência. Nós todos estamos ansiosos para estar em uma boa consciência. Sempre que estamos na água, a consciência entra. Então, a natação tem sua própria realidade e divindades especiais. Enquanto estamos nadando, podemos imaginar que estamos atravessando o mar-ignorância em direção ao mar de luz e sabedoria.

Sri Chinmoy, Sri Chinmoy Answers, Part 33, Agni Press, 2002.