Select Page
meditacao bh

Sri Chinmoy, nosso professor

 

O mundo interior me prepara. O mundo exterior me utiliza.

O mundo interior me alimenta. O mundo exterior me anuncia.

No mundo interior, sou todo aspiração. No mundo exterior, sou todo revelação. O que é aspiração? Aspiração é o anseio interior da minha vida eterna. O que é revelação? Revelação é o frutífero sorriso da minha alma imortal.

No mundo interior sei o que eternamente sou. No mundo exterior sei do que sou constantemente capaz. Eternamente sou o instrumento de Deus. Isso é o que sei no mundo interior. Sou capaz de servir a Deus, agradar a Deus e satisfazer Deus da Sua própria Maneira. Isso é o que sei no mundo exterior.

No mundo interior, tento ser a Altitude de Deus, Sua Elevação transcendental. No mundo exterior, tento enxergar a Vastidão de Deus, Sua ilimitada Amplitude.

No mundo interior, tento entrar no Barco Dourado de Deus. Em Sua infinita Generosidade, Ele me permite entrar no Seu Barco. No mundo exterior, Deus me carrega e pilota à Sua Margem-Realidade, à Sua Hora.

Chega a hora em que o meu mundo interior e o meu mundo exterior tornam-se inseparavelmente um. Sinto então que a minha realidade e a Realidade de Deus são inseparavelmente um, que a altitude da minha realidade e a Altitude da Realidade de Deus são inseparavelmente um, que o meu mundo-visão e o Mundo-Visão de Deus são inseparavelmente um. Como um buscador, torno-me um com o meu Mestre; como um sonhador, torno-me um com a minha realidade; como um amante divino, torno-me um com o meu Supremo Amado.

No meu mundo interior preciso amar mais o meu mundo exterior de uma maneira divina. No meu mundo exterior preciso ouvir mais ao meu mundo interior de uma maneira devotada. Se não sentir a necessidade do meu mundo interior, do meu mundo aspiração, não serei capaz de compreender o meu mundo exterior. A determinação, manifestação, perfeição e satisfação do meu mundo exterior dependem completamente da paz, harmonia e unicidade do meu mundo interior.

-Sri Chinmoy

25 de outubro de 1978
Capela de São Paulo
Universidade de Columbia
Nova Iorque, NY, Estados Unidos.