Select Page

O significado espiritual das cores


Mesmo antes que eu soubesse

Quem Deus era,

Deus começou a pintar minha vida

Com Suas Cores-Compaixão.

– Sri Chinmoy, do livro Deus é

por Patanga Cordeiro

Vídeo explicando o significado espiritual de 42 cores

(clique na imagem para assistir)

 

 

Novidades – siga-nos aqui

  • Newsletter gratuita mensal (artigos, vídeos, eventos e curiosidades)
  • Instagram (notícias, eventos e artigos)
  • Youtube (vídeos e cortes dos curso)
  • Tiktok (vídeos e aforismos)

Veja também o curso de meditação gratuito e a página de material para download – música, vídeos, audiobooks, livros e mais sobre espiritualidade.

O significado espiritual das cores

As cores têm diferentes significados. A cor prateada por exemplo, tem um significado especial, que é aplicável em todos os campos. Prateado significa pureza. Quando vir essa cor durante a meditação, saiba que alcançou um grande progresso na sua vida em termos de pureza. Ao ver a cor prateada, saiba que a sua mente, o seu vital e a sua consciência-corpo estão se tornando puros. Isso também se aplica quando vê a cor prateada na arte.

O buscador sincero pode se concentrar e meditar nessas cores [no livro de Sri Chinmoy, Colour Kingdom – Reino da Cor – que dá a qualidade espiritual associada a várias cores diferentes] para acessar as qualidades que as cores incorporam. A cor que irá lhe ajudar a trazer à tona a qualidade da qual está carente nesse momento é a cor certa para se concentrar. Você mesmo tem que fazer a escolha. A cor que lhe der a maior alegria ou alegria imediata ou a cor com que sentir que tem afinidade, é aquela que você escolherá, naturalmente. Se puser algumas das cores à sua frente, e uma delas o puxar como um ímã, essa é a cor para você – para a sua realização e manifestação.

Você vê cores diferentes durante várias meditações porque cada cor tem um significado próprio. O seu ser interior quer ser alimentado a toda hora com alimentos diferentes. Assim como existe a comida terrena, também há a comida Celestial. Essa comida é cor, luz e etc. Você não come a mesma comida todos os dias. Aqui, o ser interior quer ser alimentado por uma comida em particular. Ele escolhe a cor como um tipo de alimento. Você escolhe apreciar uma variedade de cores ou a mesma cor novamente. Fica a seu critério como satisfazer a si próprio.

 

vida apos a morte experiencia espiritualQual o significado de ver cores num sonhos?

Cada cor tem um significado espiritual. Num sonho você pode não enxergar ninguém ou ouvir quaisquer palavras; talvez só veja lampejos de luz. Quando ver luz nos seus sonhos, saiba que essa luz entrará em você e se manifestará em e através de você. Quando você conhecer o significado dessa luz, imediatamente será capaz de interpretar esses sonhos.

Ao ver uma cor branca pura no seu sonho, saiba que a pureza divina e consciência divina da Mãe estão entrando em você. A Mãe Universal possui todas as cores, mas a luz branca pura é a Sua cor predileta, e é através dessa cor que Ela Se manifesta. Portanto, a sua consciência virá como uma luz branca pura.

De forma parecida, se ver uma cor azul pálida, saiba que ela indica Infinidade, espiritualidade e grande poder. O verde significa nova vida, vitalidade e dinamismo. Ver luz verde quer dizer que uma nova vida despertou. Quando vê a cor vermelha, saiba que o poder divino está entrando em você.

Qual o significado espiritual de sonhar em cores e sonhar em preto e branco?

Sonhar em cores representa as diferentes fases da vida, diferentes tipos de consciência na vida da pessoa, sejam elas progressivas ou destrutivas. Sonhar em preto e branco significa a união da escuridão e da luz, da noite e do dia, das forças destrutivas e das forças positivas e construtivas.

 

Vendo luzes e cores durante a meditação

P: Em diferentes ocasiões vi luzes vermelhas, azuis e brancas durante algumas meditações. Você poderia explicar qual é o significado de cada uma delas?

R: O vermelho é o aspecto dinâmico de Deus. Representa o poder divino que você está vendo em seu próprio interior. Quando o poder da divindade entra na sua existência, você fica com energia.

O branco é a cor da pureza. Ele representa a consciência da Mãe Divina. Ao ver a cor branca ao seu redor, você sente que a sua existência física inteira está inundada de pureza, da ponta dos pés até o topo da cabeça.

Quando você vê uma cor azul clara, isso significa que a Infinidade está entrando na sua consciência aspirante. Você não consegue compreender a Infinidade com a sua mente. A mente imaginará uma grande distância, aumentará ela um pouquinho mais e parará por aí. Mas a Infinidade aumenta continuamente. Ao ver a cor azul, tente sentir que a sua consciência está se expandindo na Infinidade, e que a Infinidade está entrando na sua consciência aspirante.

 

P: Eu costumava ver e sentir uma luz dourada ao redor do meu coração, mas não consigo mais. Como posso recuperar essa presença maravilhosa?

R: Quando essa luz dourada – que é a luz da manifestação divina – toca a Terra, talvez ela não consiga permanecer por muito tempo. Se ela sentir que não pode permanecer no coração porque ele não é puro o suficiente, ela retrocederá. Entretanto, quando o coração é puro, essa luz funciona primeiro na região do coração. Depois ela se dirige ao vital e ao físico.

Recuperar a presença visível da luz não é necessário. Se você quiser seguir um caminho espiritual, não é a luz que você quer – é o constante cuidado de Deus por você, o verdadeiro amor e bênçãos Dele. Quando você tem o cuidado do Supremo, ele pode assumir a forma de luz, paz, poder ou qualquer outra qualidade divina.

Quando um iniciante enxerga uma luz, ele sente que está progredindo de modo extraordinário. Até certo ponto, é verdade. Se Deus lhe mostrar alguma luz, certamente você ficará inspirado a mergulhar profundamente no mar da espiritualidade. Porém, se Deus sentir que você precisa de paz e não de luz, Ele agirá através de você de uma maneira diferente.

Você quer readquirir a presença maravilhosa da luz. Mas não terá uma maior satisfação ao ver essa luz, porque não estará satisfazendo a Deus à maneira Dele. A sua meta mais elevada é agradar a Deus do Seu próprio modo. Quando Deus lhe proporciona uma experiência, você deve ficar extremamente grato a Ele. E quando Ele não lhe oferecer uma experiência, você deverá ficar igualmente grato, porque Ele sabe o que é melhor para você. Compete a você meditar com toda a alma, e compete a Ele lhe conceder luz, paz ou poder. Deus lhe oferecerá o que Ele tem e o que Ele é, se você oferecer a Deus o que você tem e o que você é. O que você tem é ignorância, e aspiração é o que você é. Portanto, peço que você agrade a Deus à maneira Dele e não se importe com as coisas que você teve uma vez e de que agora sente falta.

 

soul-birds-para-meditar-mandala-sri-chinmoyAs cores dos chakras

O chakra raiz, ou a lótus muladhara, tem quatro pétalas, que são vermelho e laranja na sua coloração. O chakra do baço, svadhisthana, tem seis pétalas. As pétalas são laranja, azul, verde, amarelo, violeta e vermelho-sangue. Vermelho-sangue é a cor mais protuberante neste chakra. O chakra do umbigo, manipura, tem dez pétalas. Elas são rosa, laranja e verde, mas primariamente verde. O chakra do coração, anahata, tem doze pétalas. Aqui a cor é brilhante dourada. O centro da garganta, o vishuddha lótus, tem dezesseis pétalas. Azul e verde são as cores. Mas dentro de cada pétala há quarenta e oito pétalas. Aqui a cor é rosa. O centro da coroa, sahasrara, tem 1000 pétalas, ou mais preciso, 972. Tem todas as cores, mas a cor violeta é predominante.

 

Azul: a cor da paz

Entre as cores, azul é a melhor para invocar a paz, porque azul indica a Infinidade. Quando alguém tem a Infinidade, automaticamente invoca a paz. Cada cor tem paz, mas pode-se invocá-la melhor com o azul.

 

As cores da aura de um Mestre

Pergunta: Quais são as cores principais da sua aura?

 Sri Chinmoy: As cores da minha aura são azul, para elevação espiritual e realização, e dourado para manifestação.

 

Livro Colour Kingdom

Recentemente descobri um livro muito interessante do autor indiano Sri Chinmoy, Colour Kingdom. Nele, o autor explica sobre as cores e seus significados espirituais. Quero dizer com isso que não seria com uma visão psicológica, compreensível pela mente, mas sim interna, mântrica, do coração e alma. Isso é: não precisamos compreender o significado; devemos mergulhar na essência da qualidade que a cor incorpora. O livro também está disponível em vídeo (legal, né?) com todas as cores representadas nele e um aforismo sobre cada qualidade que a cor simboliza. Link para o significado das cores para assistir, download e compartilhar.

Abaixo deixarei algumas cores das que mais gostei e os aforismos que acompanham elas. A seguir, algums perguntas e respostas sobre o significado espiritual das cores, retiradas também dos livros de Sri Chinmoy. Se tiver interesse, você pode ler o artigo sobre mantras visuais (algo como mandalas).

felicidade-para-meditar-mandala-sri-chinmoyBELEZA (Rosa)

“Uma vida de dever constante é uma vida de beleza suprema.” (Sri Chinmoy)

CONSCIÊNCIA (Azul Claro)

“O papel da consciência é aprofundar o silêncio e expandir o som.” (Sri Chinmoy)

VITÓRIA (Laranja)

“A vitória do amor humano é confusa. A vitória do amor divino é iluminadora. A vitória do amor supremo é preenchedora.” (Sri Chinmoy)