Select Page

Chakras, poderes ocultos e Kundalini Yoga

Por Sri Chinmoy, do livro Meditação, Yoga e a Arte de Viver: a Aventura da Vida

Aqui no ocidente há muitos que sentem que os poderes do Kundalini Yoga são apenas superstição. Eu gostaria de dizer que aqueles que acalentam essa ideia estão completamente enganados. Mesmo os Mestres espirituais genuínos examinaram essa Yoga e descobriram através da experiência a autenticidade dos seus poderes ocultos subjacentes.

 

Kundalini, o Yoga da pureza

Kundalini é um processo de Yoga. Yoga é a união consciente com Deus. Dentro do nosso corpo sutil há seis centros psíquicos principais [chakras]. Quando abrimos esses centros, obtemos poderes ocultos. O processo para abri-los é chamado de kundalini, ou Kundalini Yoga.

Há vários caminhos que levam à Meta. Kundalini é um caminho que oferece um poder especial, mas há outros caminhos que também oferecem poderes similares. Digamos que há três estradas levando ao mesmo destino. Uma estrada tem várias árvores e flores, a segunda estrada tem algumas árvores e flores e a terceira não tem nenhuma. Trilhando o caminho kundalini, você vê poder, mas esse poder certamente não é o poder derradeiro. Para aqueles que não possuem poder espiritual ou poder oculto, o poder kundalini parece muito vasto. Mas, em comparação com o poder da Meta, o poder kundalini não é nada.

Em alguns caminhos, esse tipo de poder oculto não está presente. A estrada é desimpedida, e você simplesmente segue adiante e alcança a Meta. Uma vez que alcança a Meta, você obtém o poder onipotente, o poder espiritual. Mas o seguidor da kundalini costuma ficar apenas com o seu poder limitado. Apenas em muito raras ocasiões os buscadores caíram no caminho espiritual porque alcançaram o poder espiritual. Mas o poder kundalini, o poder oculto, levou muitos, muitos buscadores sinceros para longe da Verdade.

Na maior parte do tempo, o poder kundalini é uma maldição e não uma bênção. Caso utilize-o de forma inadequada, você será arruinado. Acabará destruindo todas as suas possibilidades de realizar o Altíssimo, e só Deus sabe quantas encarnações a mais serão necessárias para que você retorne ao caminho correto novamente. Noventa e nove por cento do tempo, o poder kundalini é utilizado erroneamente. Contudo, se o utilizar corretamente, terá a inspiração para fazer algo bom para o mundo.

Algumas pessoas costumam cometer um erro. Elas tentam fazer a kundalini ascender da maneira tradicional, começando pela base da espinha. Mas seu vital ainda está impuro, e elas se deparam com muitos problemas do vital. Eles dizem: “Antes do Yoga eu estava melhor. Eu era muito puro, mas agora toda a minha pureza sumiu.”

Ao se abrir os chakras sem a purificação do vital, principalmente do vital inferior, é possível se tornar desequilibrado, louco, insano. Muitas pessoas ficam loucas quando abrem os chakras antes de terem alcançado a purificação. Despertar o poder kundalini sem primeiro estar purificado é como dar uma faca a uma criança. Há toda a possibilidade de que ela a use erroneamente. Ela pode cortar o seu dedo ou fazer algo muito prejudicial e danoso. Contudo, quando se é maduro, pode-se utilizar a faca para cortar um fruto e oferecer aos amigos.

Se alguém realmente quiser aprender ocultismo, duas coisas devem ser totalmente evitadas. Estou falando do ocultismo ao pé da letra, e não magia negra e esse tipo de coisas que qualquer um pode praticar. O que deve ser afastado é o medo e o sexo. Se houver qualquer medo, seja no físico, mental ou psíquico, os grandes poderes dinâmicos ocultos nunca serão desenvolvidos. E, se houver qualquer movimento no vital inferior, indulgência em sexo e pensamentos impuros no ser, nenhum poder oculto poderá entrar.

Se você deseja seguir o caminho do kundalini, meu humilde conselho é primeiro tentar despertar o chakra do coração. O centro do coração é consideravelmente puro. O vital e as emoções perturbadores serão purificados pela abertura desse centro. Se puder primeiro abrir o centro do coração e, a partir disso, tomar a pureza de lá e entrar nos centros inferiores, não haverá perigo.

Se você deseja seguir o caminho do kundalini, meu humilde conselho é primeiro tentar despertar o chakra do coração.

Kundalini Yoga é o Yoga de pureza absoluta. É um dos Yogas mais sagrados, e nele a pureza física, vital, mental e psíquica é de importância fundamental. Os três principais nervos – ida, pingala e sushumna – sofrerão imensa e intensamente se houver qualquer indulgência sexual. E não são apenas as relações físicas prejudiciais. Ter pensamentos do vital inferior, pensamentos impuros na mente também é prejudicial.

Temos de saber se nos é recomendável despertar o poder kundalini.

Em todos os Yogas é necessário um professor espiritual. No Kundalini Yoga, a necessidade de um professor espiritual é primordial. Ao seguir outros Yogas, certamente precisará de um Mestre; mas, se não quiser um Mestre, se quiser ir bem devagar, sem parar, como um carro de bois, não há problema. Outros caminhos não apresentam perigo. Você alcançará o seu destino após mil anos, em outra vida, mas não haverá perigo especial em viajar sem um guia. Mas, no Kundalini Yoga, se não tiver um Mestre verdadeiro para lhe ensinar, estará brincando com fogo. Se os centros espirituais, principalmente os centros inferiores – muladhara, svadhisthana e manipura – forem abertos fora do tempo, sem um preparo completo, eles poderão criar um sofrimento inimaginável para o buscador. O professor usa a sua vasta sabedoria para encurtar a longa estrada para o seu aluno. O professor usa a sua vasta compaixão para transformar a estrada árdua numa estrada fácil e plana para o aluno. O professor usa a sua iluminadora luz para remover a incerteza da mente do aluno e substituí-la por certeza absoluta. O professor usa o seu poder indomitável para afastar todo o perigo do aluno, do início ao fim da jornada. Ele também faz um caminho sol-iluminado, para que o aluno possa correr o mais rapidamente sem perigo ou obstruções no caminho.

 

Poder oculto costuma ser drástico e vulcânico. O poder espiritual é sempre puro e absolutamente seguro.

 

Pergunta: Qual dos sete chakras é o mais importante para um iniciante abrir inicialmente?

Sri Chinmoy: Deve-se tentar abrir o chakra do coração, o centro espiritual, primeiro. Não apenas iniciantes, mas todos os que praticam a vida espiritual e que querem abrir os chakras. O termo do sânscrito para esse chakra é anahata, o Som Sem Som. O som-semente do chakra é Yam. É o seu nome secreto. Mas você não precisa usar a palavra yam. Você pode cantar “Supreme” [Supremo] ou “God” [Deus]. Algumas pessoas sentem mais alegria ao entoar o nome de Deus, do Supremo. No seu caso, “Supreme” será o melhor para abrir esse chakra. Quando esse chakra se abre, ele traz uma sensação de Alegria, Paz e Deleite. As emoções exteriores, emoções vitais ou perturbadoras, serão purificadas pela abertura desse centro. Para um iniciante, ou para qualquer um que deseje abrir os chakras, o melhor é abrir o chakra do coração primeiro.