Select Page

Como aprender a meditar em casa

Todos os dias acordo e medito em casa antes de tudo. Dentre tudo que já fiz, a meditação é a coisa que mais me satisfaz. É o melhor momento, mais feliz, do meu dia todo.

Como meditar em casa – aprendendo a meditar em casa

Aprender a meditar não é como aprender geografia, história ou letras. Você não aprende a meditar juntando informação. Você aprende ao praticar, aprende em silêncio com o seu Mestre espiritual e aprende com os corações alheios (todo mundo sabe meditar um pouco e, ao meditar junto com os outros, o seu coração aprende com os outros como meditar). É por isso que os cursos de meditação são presenciais e que sentimos que não há substituto.

No entanto, isso não quer dizer que não deva começar agora se não conhecer ninguém que pratica, não tiver ainda um livro sobre meditação ou estiver (como quando estou escrevendo este artigo, sob quarentena por causa da pandemia do corona virus em 2020). Comece sim, agora mesmo! Esse começo fará com que os outros passos se coloquem diante de você em breve.

E por isso escrevemos esta página, com dicas para você começar a aprender a meditar em casa.

Primeira meditação em casa

Comece aqui.

Tome um banho, sente-se totalmente sozinho, e com os olhos abertos e coluna ereta, foque um ponto qualquer na sua visão. Se tiver algo inspirador, como a chama de uma vela ou uma flor, melhor. Respire tranquilamente, sem esforço. Tente manter-se sem pensamentos. Isso é concentração, que é um “aquecimento” para a meditação.

Agora, tente se identificar com o objeto focado. Identificar-se quer dizer sentir que você e a outra coisa são na verdade um só. Não sinta que você está olhando para aquilo. Sinta que você e aquilo são um.

Continuando o aprendizado da meditação em casa

Agora vamos deixar várias dicas, e você pode ir assimilando elas na velocidade que entender. Sugiro já começar fazendo todas no primeiro dia, mas, se por algum motive achar melhor não, vá adicionando-as gradualmente.

Na noite anterior
Escolha um lugar limpo do seu quarto para fazer um local de meditação
Assim, toda vez que sentar ali, a sua mente vai saber que é hora de se concentrar. Se quiser, coloque flores, incenso, etc. Isso vai inspirar você.

Tente não dormir tarde, de preferência até das 23h.
Quando dormimos muito tarde, nosso corpo não consegue aproveitar as horas de sono corretamente.

Acorde até as 6h da manhã
Às seis horas, a natureza e as cidades estão menos ativas, e isso ajuda que tenhamos uma meditação mais profunda. Teremos menos pensamentos e será mais fácil concentrar-se bem.

Ao acordar, vá ao banheiro e tome uma ducha rápida ou lave bem o rosto e orelhas com água fria.
A água ajuda o corpo a ficar desperto e pronto para colaborar com a nossa meditação. Lembre-se que sono e meditação são coisas diametralmente opostas.

Faça a sua meditação em casa por 5-20 minutos, de acordo com a sua capacidade de se manter concentrado.
Pratique o quanto for possível sem forçar, mas no mínimo 5 minutos. A meditação matinal é o momento mais importante do dia.

Exercícios de concentração |

Cante alguns mantras por 5-10 minutos
Depois da meditação, é ideal cantar alguns mantras para inspirar você para o dia pela frente.

Leia livros sobre o assunto por 15-30 minutos, ou mais
A nossa mente não participa ativamente da meditação. Assim, para que ela não se sinta excluída do processo e coloque dúvidas em você, é importante ler um pouco, de preferência livros escritos por Mestres espirituais ou discípulos muito avançados.

Faça exercícios físicos por 20-30 minutos (sugestão: corrida na rua)
O mesmo vale para o corpo. Para termos uma vida satisfatória, todas as partes do ser têm de cooperar. Assim, um pouco de exercício físico é o que irá trazer dinamismo e purificar o nosso corpo físico.

Tome um café da manhã sem carne, frango, peixe, etc

Horário do almoço (se possível medite por uns 5 minutos)
A dieta vegetariana é um auxílio importante para quem quer ter uma boa meditação e ter mais paz de espírito durante o dia. A carne de todos os animais carrega uma energia pesada e agressividade. Quando a comemos, essa energia entra em nós e passa a fazer parte do nosso dia. Simplesmente evitar de ingerir qualquer tipo de carne vai ajudar, e muito, para termos um dia mais satisfatório e harmonioso. Muitos atletas de ponta são vegetarianos, e sua performance não é nem um pouco reduzida pela dieta – pelo contrário, costuma aumentar.

Leitura espiritual por mais alguns minutos
Se ainda tiver um tempinho no horário do almoço, aproveite para juntar inspiração para terminar o dia!

Fim da tarde (ao retornar do trabalho/escola) e medite por 5 minutos
Isso vai complementar a sua transição de “estar trabalhando” para “estou em casa, e comigo”.

Jantar sem carne, frango, peixe, etc

Antes de dormir, medite por 5-20 minutos

Tente ir para a cama até as 23h.

Como foi o seu dia? Escreva o seu diário!
Antes de dormir de fato, escreva num diário ou folha solta de papel como foi o seu dia. Guarde isso para si mesmo. Quando estiver precisando de motivação, basta olhar o seu diário – provavelmente, sua vida está melhorando com a meditação e esse programa!

Repita no dia seguinte!
Se quiser realmente aprender a meditar, sugiro tentar esse programa, em sequência: 1 dia, depois uma semana, depois um mês. Após um mês, você já vai estar pegando o jeito para um iniciante. Continue firme!

E, na verdade, em muitos casos vemos diferenças com um, dois ou três dias de prática.

Podemos sugerir fazer um curso de meditação presencial e gratuito. Muita gente que faz meditação sozinho em casa comparece ao curso e sente uma melhora drástica (na verdade incrível) após uma ou duas aulas praticando com um grupo sincero.

Abaixo deixamos uma lista de links selecionados para ajudá-lo a aprender como meditar em casa

Meditação para iniciantes

Estabelecendo uma prática diária de meditação

Como fazer meditação

Lista de ideias e inspiração para se manter conectado

Técnicas de meditação

Como se concentrar: exercícios e técnicas de concentração

Meditar de olhos abertos ou meditar de olhos fechados?

Exercícios de meditação guiada com qualidades espirituais

Meditação é

Exercícios de meditação para fazer em casa