Select Page

ensinamento silencioso da meditaçãoO livro Astrologia, o Sobrenatural e o Além, de Sri Chinmoy, fala muito sobre assuntos que são bastante curiosos ou populares, incluindo sobre astrologia e meditação. Abaixo deixamos algumas perguntas referentes ao ocultismo, poderes psíquicos e seu contexto na prática de meditação e espiritualidade.

     Pergunta: Disseram-me que estou em vias de desenvolver poderes psíquicos. Eu deveria continuar visitando centros espiritualísticos com essa meta?

Sri Chinmoy: No seu caso, gostaria de dizer francamente que não seria sábio desenvolver essas faculdades psíquicas agora. Por quê? Porque eu posso ver em seus olhos que você é uma pessoa bastante sincera. Não deveria ficar satisfeita com esses poderes psíquicos. A sua alma quer ir em frente, adiante, além. Existem pessoas que não têm a aspiração para seguir ao Mais Elevado, ao Derradeiro. Estão satisfeitas com lascas de poder psíquico e não querem ir além. Eu poderia recomendar que certas pessoas desenvolvessem as suas faculdades psíquicas. Mas no seu caso, se desenvolver essas faculdades, elas serão um empecilho e você não será capaz de ir além e alcançar o Derradeiro em sua vida. É você quem deve fazer a escolha: se quer ficar satisfeito com uma pequena guloseima ou se quer esperar pela Verdade infinita, o infinito Tesouro do Todo-Poderoso.

Ao ser dotado de faculdades psíquicas, meramente as experimentará e logo ficará encantado. É muito comum que pessoas recebam um pouquinho de capacidade psíquica, sintam-se satisfeitas e tentem utilizá-la nessa e naquela pessoa, a toda hora. É como uma criança que possui brinquedos fascinantes e brinca com eles o tempo todo. Ela negligenciará os estudos e acabará se tornando um tolo. No entanto, se a criança for sincera ou honestamente dedicada e der valor aos seus estudos, ela deixará de brincar e começará a estudar, porque sabe que precisa estudar para se tornar uma pessoa de sabedoria.

Um outro problema dessas faculdades psíquicas é que elas geralmente são ameaçadas por espíritos. Aqueles que desenvolvem as faculdades psíquicas podem não ser fortes de uma maneira espiritual ou ocultista. As faculdades psíquicas vêm do mundo psíquico. Elas são muito sutis, suaves, ou talvez delicadas, e frequentemente são ameaçadas por poderes ocultos, que podem ser muito ferozes, dinâmicos, arrogantes e destrutivos. Os espíritos famintos e insatisfeitos tentarão penetrar nas faculdades psíquicas do aspirante e levar embora toda a aspiração que ele tinha antes de interromper a sua vida espiritual para desenvolver seus poderes psíquicos. Mas, quando faz verdadeiro progresso espiritual, progresso interior, sem se preocupar com capacidades psíquicas, a pessoa irá sem dúvida obter todas essas faculdades ao final da sua jornada, após ter realizado Deus.

Você nunca sairá perdendo se não der atenção a essa capacidade psíquica, porque ela se desenvolverá automaticamente quando todos os seus centros se abrirem durante a sua meditação profunda. Para alcançar esta meditação, você deve buscar um Mestre espiritual Deus-realizado que possa ensiná-lo individualmente e que possa também protegê-lo do ataque das forças ruins.

Para ser franco com você, neste exato momento existem quatro forças que o estão atacando constantemente. Por favor, seja muito cauteloso com essas forças. Elas já estão pairando ao seu redor. E não são bondosas. São forças não-divinas. Por um lado, as suas faculdades psíquicas estão sendo reveladas, ou estão a ponto de serem reveladas; por outro lado, existem forças, forças negativas que estão tentando destruí-lo. Procure buscar em seu interior profundo. Clame interiormente pela proteção de Deus e pela iluminação de Deus, e as quatro forças o deixarão. Elas estarão fadadas a deixá-lo.