Select Page

deus

Deus e os mundos superiores

Abaixo algumas perguntas do livro Meditação, Yoga e a Arte de Viver: a Aventura da Vida

 

O propósito da vida é manifestar a divindade interior. O propósito da vida é se tornar um instrumento consciente, um instrumento escolhido de Deus. O propósito da vida é manifestar a Verdade altíssima que personificamos. Primeiro temos de enxergar a Verdade e sentir a Verdade. Então temos de revelar e manifestar a Verdade.

 

Encontrando Deus

Realização-Deus ou siddhi é a Auto-descoberta no sentido mais elevado da palavra. A unicidade com Deus é realizada de forma consciente. Enquanto o buscador permanece na ignorância, ele sente que Deus é outra coisa, que possui Poder infinito, ao passo que ele, o buscador, é a pessoa mais frágil na terra. Todavia, na hora que realiza Deus, ele passa a saber que ele e Deus são absolutamente um na vida interior e exterior. Realização-Deus é a identificação com o próprio absolutamente mais elevado Eu. Identificar-se com o próprio Eu mais elevado e permanecer nessa consciência para sempre, conseguir revelar e manifestá-lo à vontade: isso é realização-Deus.

Você estudou livros sobre Deus, e pessoas lhe disseram que Deus está em todos. Mas não realizou Deus na sua vida consciente. Para você, é tudo especulação mental. Todavia, quando se é Deus-realizado, conhece-se o que Deus é, com o que Ele se parece, o que Ele deseja. Ao alcançar a Auto-realização, a pessoa permanece na Consciência de Deus e fala com Deus face a face. Ele enxerga Deus tanto no finito quanto no infinito; ele vê Deus como pessoal e impessoal. Nesse caso, não é alucinação mental ou imaginação; é uma realidade direta. Essa realidade é mais autêntica do que o meu ver você diante de mim. Quando falamos com um ser humano, há sempre um véu de ignorância: escuridão, imperfeição, desentendimento. Mas entre Deus e o ser interior daquele que O realizou não há ignorância, não há véu algum. Ele pode falar com Deus mais claramente, mais convincentemente, mais abertamente do que com um ser humano.

Como seres humanos comuns, sentimos que a infinita Paz, infinita Luz, infinito Deleite e infinito Poder divino são apenas pura imaginação. Somos vítimas da dúvida, medo e forças negativas, coisas que sentimos ser bastante normais e naturais. Não conseguimos amar nada puramente, nem nós mesmos. Estamos no finito, discutindo e lutando, e não há coisa tal como Paz ou Luz ou Deleite em nós. Mas aqueles que praticam meditação mergulham fundo no interior e enxergam que lá realmente existe paz, luz e deleite verdadeiros. Eles obtêm ilimitada força interior e descobrem que a dúvida e o medo realmente podem ser desafiados e superados. Quando alcançamos a realização-Deus, a nossa existência fica inundada de Paz, Serenidade, Equanimidade e Luz.

 

Iluminando nossa vida

No dia a dia, falamos frequentemente de limitação e liberdade. Mas a realização diz que não há tal coisa como limitação e liberdade. O que existe na verdade é consciência – consciência em diversos níveis, a consciência desfrutando-se em suas várias manifestações. No campo da manifestação, a consciência possui diferentes graus. Por que oramos? Oramos porque a nossa oração nos leva de um nível inferior de iluminação ao um nível mais elevado. Oramos porque a nossa oração nos deixa mais próximos de algo puro, belo, inspirador e preenchedor. A iluminação mais elevada é a realização-Deus. Essa iluminação deve acontecer não apenas na alma, mas também no coração, mente, vital e corpo. Realização-Deus é uma união consciente, completa e perfeita com Deus.