Select Page

Vida e morte

Textos de Sri Chinmoy, do livro Morte e Reencarnação

 


 

o que e meditarMORTE

 

A morte é natural. Nada natural pode ser prejudicial. Morte é descanso. Descanso é força disfarçada para uma aventura posterior.

 

No presente estágio de evolução humana, conquistar a morte pode ser uma impossibilidade. Mas superar o medo da morte não é apenas praticável, mas inevitável.

 

A morte é normalmente o sinal de que a alma, sob certas circunstâncias, exauriu as possibilidades para seu progresso num dado corpo.

 

Quando a força da possibilidade perde para a força da impossibilidade, isso se chama morte.

 

Uma vida inútil é um cordial convite à morte.

 

A morte é o hífen entre o crescente medo do homem e suas energias-vida que se retraem.

 

Aquele que prefere a morte à vida apenas tem de escalar a árvore. Mas aquele que prefere a vida à morte não apenas tem de subir, mas também deve retornar para fazer o trabalho de Deus.

 

Quando a morte se aproxima do homem, seu ser psíquico diz a ela: “Morte, espere, deixe-me ver o que desejo fazer em meu próximo nascimento.” A morte diz: “Desculpe-me, mas você está pedindo o favor à pessoa errada. Um segundo de atraso da minha parte pode adicionar algo valioso à sua experiência com essa vida.”

 

A morte diz que é imortal. As conquistas do homem dizem: “Morte, você está certa. Mas a verdade sobre o assunto é que nós brilharemos perpetuamente em seu próprio seio. Não apenas isso, nós brilharemos para sempre em você, através de você e além de você.”

 

 

VIDA

 

Vida é amor.

Amor é vida.

A vida satisfaz a Deus através do amor.

O amor satisfaz a Deus na vida.

 

A vida tem uma porta interior. A aspiração a abre. O desejo a fecha. A aspiração abre a porta por dentro. O desejo a fecha por fora.

 

A vida tem uma chama interior. Essa chama interior recebeu o nome de aspiração. E quando mantemos nossa aspiração acesa ela irá, sem falta, transmitir o seu brilho refulgente para toda a criação de Deus.

 

A vida tem uma voz interior. Essa voz é a Luz do Supremo. A vida é proteção, a vida é perfeição, a vida é satisfação, quando nos abrimos para a Luz do Supremo.

 

Deus está na vida. Mas a vida precisa despertar para a Luz de Sua Presença, Seus Pés Transcendentais.

 

Cada dia é a renovação da vida. Cada dia é o renascimento de nossa certeza interior de que cada indivíduo é o instrumento escolhido do Supremo para revelar e satisfazer o Divino infinito aqui na Terra.

 

Uma vida que se volta para o exterior não encontra nada além de problemas, tortura, tristeza e frustração. A vida que flui para o interior descobre o mar de paz e bem-aventurança.

 

Para iluminar nossa vida nós precisamos de pensamentos puros. Cada pensamento puro é mais precioso do que todos os diamantes do mundo, pois o Alento de Deus reside apenas nos pensamentos puros do homem.

 

Como iniciar a jornada interior da vida? Com a simples idéia, o pensamento espontâneo de que Deus-realização é seu direito de nascença. Por onde começar? Aqui, do interior. Quando começar? Agora, antes do próximo segundo.

 

A vida está sempre trabalhando. Ela é sempre-ativa, dinâmica, e procura ajudar a alma a completar sua tarefa ainda não cumprida, a Missão divina. A alma necessita da ajuda da vida para se revelar completamente. A vida precisa da ajuda da alma para sua plenitude, tanto física quanto espiritual.

 

A preocupação renitente e a desesperança são as piores inimigas, a acabar com a vida em toda sua inspiração divina. Na ausência da preocupação não haverá desesperança. Sua vida se tornará a beleza de uma rosa, a canção do despertar, a dança do crepúsculo.

 

O nascimento e a morte brincam, brincam juntos. A sua brincadeira é o jogo da harmonia. E brincam sempre no seio infinito da vida.