Select Page

por Patanga

mounttop.jpg

A espiritualidade e meditação são coisas que existiram desde que o ser humano se identificou como indivíduo. É assim pois, identificado com si mesmo, ele busca a sua Fonte. Essa busca pode ser consciente ou inconsciente.

We search for God in the inner world;
We search for God in the outer world.
It is easier to search for God
In the inner world
Than in the outer world.
– Sri Chinmoy

A busca consciente abraça a religião, meditação e disciplina. A busca inconsciente abraça também essas coisas, mas inclui aspectos de pouca consciência. Isso acontece porque (justamente) a consciência não existe em abundância na situação descrita de insconsciência. Nas buscas inconscientes, além do ganho, há também o risco.

Esse risco é o de fazer coisas que são contra produtivas. Todas as coisas que destroem o corpo e a mente, por exemplo, são contra produtivas (pense em exemplos na sua vida). O buscador que procura alcançar o máximo rendimento em sua vida os evita conscientemente (disciplina). O buscador que não enxerga diante de si uma estrada com um objetivo é facilmente distraído por coisas que atrasam a sua jornada (o ˜caminho fácil˜ é para baixo). É por isso que é em todos os casos aconselhável ter uma conexão interior segura com um Mestre espiritual. Ele irá orientá-lo e corrigi-lo.

Question: Can there be freedom without discipline ?
Sri Chinmoy: No, there cannot be any freedom without discipline. Discipline is self-control; self-control is self-perfection. In self-perfection only does the real freedom abide. One thing we have to know in regard to discipline – discipline is not something austere or demanding. Discipline is something self-illumining and God-fulfilling.

flowers.jpg

A internet é um instrumento que surgiu nas últimas décadas. Fator de integração mundial, biblioteca de conhecimento, é uma fonte de novidades, praticidades e até mesmo inspiração espiritual.
Mas ela também é solo fértil para o “caminho fácil”. Hoje alguém pode olhar algo, depois outra coisa. Tudo é muito curioso. Mas sem mergulhar fundo no mesmo ponto, onde chegaremos? Ficaremos sempre na superfície.

Sendo aberta para qualquer pessoa escrever qualquer coisa sobre qualquer situação, a tendência é a superficialidade: hoje eu nada sei; amanhã estou escrevendo artigos na internet sobre os Grandes Mestres espirituais. Tipo “Diploma Instantâneo de Espiritualidade”. Ou talvez seja um sentimento tal que tenhamos: “Não preciso praticar; é só acreditar que sou.” É o “caminho fácil”. Sempre, a auto-ilusão é doce por um momento, mas depois pagamos o preço.

Assim, colegas, tomemos o lado positivo: o que estou vendo hoje na rede me inspira – no entanto, amanhã irei mais fundo!

For sincere seekers
There is only one way:
Forward, forward, forward.
– Sri Chinmoy

 

Páginas relacionadas

O significado da morte e experiências de quase mor... O significado da morte e experiências de quase morte Textos de Sri Chinmoy, do livro Morte e Reencarnação Mais sobre morte e reencarnação &nb...
Livro Bhagavad Gita – capítulo 16 – As... do livro de Sri Chinmoy, Comentários sobre o Bhagavad Gita   Livro Bhagavad Gita - capítulo 16 - As Divinas Forças e as Forças Não-Divina...
Livro Bhagavad Gita – capítulo 15 – O ... Livro Bhagavad Gita - capítulo 15 - O Supremo Purusha do livro de Sri Chinmoy, Comentários sobre o Bhagavad Gita   Livro Bhagavad Gita...
Eu aprecio a beleza… Preciso apenas de Deus   Eu admiro a beleza, Mas Preciso apenas de Deus.   Eu admiro a grandiosidade, Mas Preciso ap...