Select Page

mundos superiores

Ciência e tecnologia

Por Sri Chinmoy, do livro Meditação, Yoga e a Arte de Viver: a Aventura da Vida

 

Pergunta: A tecnologia age como um obstáculo à realização-Deus?

Sri Chinmoy: A resposta é sim e não. Quando a tecnologia moderna serve como uma expressão da alma interior, quando ela sente que possui um elo com a vida interior, a existência interior, então a tecnologia é um auxílio à realização-Deus. Mas é frequente vermos que a tecnologia e a vida interior não caminham juntas. O mundo exterior, com todo o seu sucesso, corre em direção a uma meta diferente. Temos de tomar muito cuidado com isso, pois não importa quanto sucesso alcancemos com a tecnologia, a satisfação infinita não acontecerá se a alma não estiver presente. Do outro lado, a alma fica aleijada se a vida exterior não acompanhá-la através do progresso científico e tecnológico.

A ciência e a espiritualidade devem caminhar juntas, seja hoje ou num futuro distante. Hoje elas são inimigas. Mas, para a satisfação absoluta da Visão e Realidade de Deus aqui na Terra, a ciência e a espiritualidade devem andar juntas.

Podemos esperar da espiritualidade libertação e realização. Da ciência e tecnologia, podemos esperar perfeição material – a personificação material da Verdade altíssima. É apenas quando a realização estiver dentro do sucesso material que o mundo material encontrará morada nos valores eternos. Mas, se faltar perfeição no mundo interior, o sucesso material deverá inspirar a realização interior a tomar a frente.

 

Pergunta: Qual a sua opinião sobre a televisão?

Sri Chinmoy: Com a exceção das notícias, se me perguntar qual o percentual da televisão que é bom, eu diria que apenas dois por cento poderia ser considerado uma bênção. Noventa e oito por cento da televisão é uma maldição, uma força hostil. Chegará o dia em que as pessoas concordarão comigo com relação a quanto o computador e a pesquisa científica também afastaram o coração das suas vidas. No mundo do coração, elas ficaram falidas.

O mundo material é bom, até certo ponto. Ele acelera a prosperidade material. Mas não importa o quão ricos nos tornemos num sentido material, a realização-Deus nunca, nunca virá do sucesso material, das conquistas materiais. Os dois podem ir lado a lado, mas a realização-Deus em si só surgirá a partira da vida interior, da vida espiritual.

Se eu quero saber tudo sobre a história do mundo, tenho de estudar história. Geografia não adiantará. Similarmente, aqueles que querem estudar ciência devem seguir naquela direção. Mas eu não penso que um dia a ciência ou o computador surgirá e dirá: “Aqui está Deus. Ele está diante de você.” Se fosse o caso, todos os Mestres espirituais teriam retornado do Céu e se rendido ao computador.

O computador

Inimaginavelmente encurta

A minha jornada exterior.

O computador

Imperdoavelmente alonga

A minha jornada interior.