Select Page

por Patanga Cordeiro

 

irma niveditaTítulo: The Master As I Saw Him / O Mestre como Eu o Via

335p, Udbodhan Office, Calcutá, Índia

Você pode encontrar o livro em inglês.

 



 

Li o livro original em inglês. É uma leitura fascinante, pois trata da própria trajetória da Nivedita, uma irlandesa que encontra em Swami Vivekananda seu Mestre espiritual. O livro descreve viagens que fizeram junto com demais discípulos, momentos onde Vivekananda desobstrui a visão interior e exterior da discípula, indicações sobre qual era o seu papel de transformação no mundo e mais. Ela descreve trechos também onde Vivekananda discorre sobre o Hinduísmo, sobre o Buda, o Cristo, sobre o papel das mulheres, sobre como ocidentais podem ser treinados na espiritualidade. Santos, abordagens da Mãe divina e mais.

nivedita-livroO livro começa falando um pouco sobre como ela conheceu o Mestre. Ele tinha idoa uma reunião na casa de conhecidos, onde Vivekananda respondia perguntas após perguntas, com referências aos textos em sânscrito para ilustrar suas respostas. Em resposta à pergunta da Nivedita, Vivekananda tinha vindo ao ocidente porque acreditava que havia chegado a hora em que as nações estavam prontas para compartilhar seus ideais, assim como já estavam trocando mercadorias no comércio internacional. Ele explicou como o panteísmo oriental demonstrava diversos aspectos da manifestação do Uno, citando o Bhagavad Gita: “Tudo isso está entrelaçado em Mim, como pérolas numa corrente.” Anos depois Nivedita foi para a Índia para o conhecer melhor.

Deixarei uma citação que ela escreveu e presenciou pessoalmente, sobre o tema do desenvolvimento comercial de ideais religiosos, que estes logo acabariam por amor ao dinheiro:

“O homem progride da verdade para a verdade, e não do erro para a verdade.” – Swami Vivekananda

E a citação que desfecha o assunto, explicando o papel dos Avatares, grandes Mestres espirituais, como era o caso do Mestre do próprio Vivekananda, Sri Ramakrishna, diretamente do Bhagavad Gita:

Bhagavad Gita – comentário, original e pdf

“Quando a religião decai e a irreligião prevalece, manifesto a Mim mesmo. Para a proteção do bem, para a destruição do mal, para o firme estabelecimento da verdade, eu nasco por vezes e mais vezes.”

É impossível descrever tudo o que passa pelo livro, mas recomendo a leitura. É quase como se estivéssemos lendo um livro do próprio Swami Vivekananda, apenas através da ótica da Irmã Nivedita. É um livro inspirador e altamente espiritual, vindo de um Mestre tal como ele.

Na peça teatral de Sri Chinmoy sobre Swami Vivekananda, tal é a sua descrição:

Vivekananda the wonder-warrior

Sri Ramakrishna’s unstinting Grace and Naren’s volcanic Will combined to create Vivekananda, who created a commotion all over the world. The never-to-be-forgotten words of Sri Aurobindo run:

“…the Master marked out Vivekananda as the heroic soul destined to take the world between his two hands and change it.”

Sri Chinmoy, Vivekananda: an ancient silence-heart and a modern dynamism-life, Agni Press, 1993