Select Page

Pergunta: A meditação com mantra pode levar à Meta?

Sri Chinmoy: Certamente um mantra pode levar à Meta. Um mantra tem poder. O poder mântrico pode facilmente levar a pessoa ao Mais Elevado, tanto quanto a oração e a meditação. Cantar um mantra também é uma forma de aproximação com Deus. Tem a sua própria eficácia e abordagem na direção do Altíssimo. Existem muitas pessoas que realizaram Deus simplesmente repetindo um mantra. Muitos, muitos indianos realizaram Deus apenas repetindo a mãe de todos os mantras, o Gayatri Mantra:

Aum bhur bhuvashvah

Tat savitur varenyam

Bhargo devasya dhimahi

Dhiyo yo nah pracodayat.

Outros mantras também são de grande ajuda mas, se puder cantar o Gayatri todos os dias, com toda a alma, isso definitivamente o levará para o Altíssimo. É pela mais alta iluminação que os buscadores cantam este mantra.

Se um Mestre espiritual lhe der um mantra específico, estará lhe oferecendo o seu próprio poder espiritual através dele. Se repetir o mantra devotadamente, será capaz de ter experiências satisfatórias e, por fim, de realizar Deus. Mas se praticar um mantra, ele deve vir direto de um Mestre espiritual que seja uma alma Deus-realizada. Ele tem que dá-lo pessoalmente a você. Não pode haver uma terceira pessoa envolvida. Se alguém na Índia disser a um dos seus discípulos não realizados: “Já que você está me representando na América, você pode dar mantras.”, o mantra que receberá desta pessoa não irá iluminá-lo nunca, nunca! Uma pessoa comum que tenha meramente estudado as escrituras, não será capaz de lhe dar a iluminação através de um mantra. Se um Mestre espiritual, uma alma realizada lhe der um mantra, apenas assim, o mantra irá lhe dar um poder sem tamanho.