Select Page

Meditação guiada

A meditação, como um anjo, veio

Iluminar a sua mente,

Libertar o seu coração,

Imortalizar a sua vida.

– Sri Chinmoy

Meditações guiadas em vídeo

Dois exercícios para você tentar agora

Play video

Acima uma meditação guiada de 13 minutos, ensinada por Sri Chinmoy, em particular para pessoas com menos de 30 anos, do livro 222 técnicas de meditação. Utiliza a concentração em flores e centros de energia sutil do corpo.

Play video

Acima uma meditação guiada de 11 minutos, ensinada por Sri Chinmoy, em particular para pessoas com mais de 30 anos, do livro 222 técnicas de meditação. Utiliza a concentração em centros de energia sutil do corpo.

Técnicas de meditação guiada

Por Patanga Cordeiro, com exercícios de meditação de Sri Chinmoy, do livro 101 técnicas de meditação.

Como usar esta página

Na primeira metade deixamos dicas, motivação e conceitos de meditação

Na segunda metade desta página damos os exercícios com vídeos, música ou leitura. Se quiser, pode ir direto para os exercícios.


Primeiro: por que meditar?


Meditação guiada ou não… mas qual é o motivo que nos impulsionou a procurar a meditação? É porque nossos amigos fazem? Porque ficamos curiosos? Porque temos problemas de saúde física ou mental? É porque temos um anseio interior por nos tornarmos algo mais abrangente e mais perfeito? Não sabemos o motivo?

Pouco importa. Mergulhemos fundo. Chegando à fonte, reconheceremos a força que nos atraiu e inspirou a mergulhar: o nosso Eu interior, nossa alma, Deus, o Senhor, Buda, Allah ou qualquer outro nome que você prefira dar.

A meditação poderá nos dar resultados que procuramos. Mas ela poderá também dar resultados muito além do que procurávamos. Lembram-se dos primeiros portugueses a chegar no Brasil? Eles só levavam o pau-brasil nos barcos. Depois, começaram a ir mais fundo e encontraram prata, depois ouro e até pedras preciosas.

Assim, sempre em frente! Não paremos até que a meta seja descoberta e alcançada! A cada passo uma nova descoberta, um novo despertar, uma nova visão!

O que é meditação guiada?


Meditação guiada é quando deixamos que um fator externo conduza a nossa meditação. Ele pode ser tanto uma voz, um vídeo, uma música ou nossos pensamentos. Os exercícios e técnicas de meditação guiada que apresentamos nesta página são idealmente feitos individualmente, no seu espaço eleito para meditar. E o que é meditação?

Como fazer meditação guiada


Escolha um dos exercícios grátis de meditação guiada que trouxemos aqui (estão mais ao final da página), e leia-o algumas vezes. Depois, faça cada parte do exercício por alguns momentos, talvez 1 a 5 minutos, dependendo da técnica.

Dicas para fazer a meditação guiada


Postura

Mantenha sempre a postura ereta. Medite sentado de pernas cruzadas ou numa cadeira. Meditar deitado é pedir para entrar no mundo dos sonhos!

Respiração

Durante a meditação guiada, respire tranquilamente. De preferência, lentamente e de forma que não consiga ouvir o barulho da sua respiração.

Tempo

Para iniciantes, no mínimo cinco minutos, no máximo quinze. Com a prática você pode ir aumentando esse tempo de forma sincera – isso é, quando sentir que, ao ficar mais tempo sentado, a sua meditação será ainda melhor, e não simplesmente vai ficar sentado pensando em outras coisas.


Vantagens da meditação guiada

  • Você não precisa conhecer o exercício anteriormente
  • Alguém dá o ritmo e o lembra de se manter concentrado

Desvantagens

  • Se estiver usando áudio/vídeo, irá depender dele para a sua meditação
  • Precisa controlar os aparelhos, volume, etc
  • Se estiver fazendo com outra pessoa guiando, irá depender dela para o exercício

Recomendação geral

A meditação guiada é um bom exercício para variar ou para tentar a meditação pela primeira vez. Depois de algum tempo, o melhor é você se acostumar a fazer a sua meditação independente de qualquer orientação externa. Assim você terá mais versatilidade.

 

 

Concentre-se corajosamente. Deus, o Poder, será seu. Medite devotadamente. Deus, o Amor, será seu. Contemple abnegadamente. Deus, o Deleite, será seu.

Sri Chinmoy

Meditações guiadas em vídeo

Meditação guiada no coração – como fazer

A primeira parte é uma meditação guiada, e a segunda mostra Sri Chinmoy em meditação profunda. Observando a imagem em meditação facilitará que você mesmo entre na sua própria meditação. Download

Play video

 

Meditação guiada no sol

Basta manter silêncio, observar o sol e, quando Sri Chinmoy estiver entoando os mantras, eles nos ajudarão a ficar num estado meditativo. Tente ouvir os mantras e observar o Sol com os ouvidos e olhos do coração. A meditação não acontece na mente.

Play video

 

Exercícios de meditação guiada

exercicios de meditacao guiada
meditacao guiada

por Sri Chinmoy

Meditação guiada para Paz, Luz e Deleite

Paz: No topo da cabeça fica o centro da coroa –‘Sahasrara chakra’ nós o chamamos. Imagine que esse centro se abre sete vezes – imagine, mas não conte. A cada vez que ele se abre, um círculo faz um giro completo. Enquanto ele estiver rodando, cante ‘paz’ ou ‘Aum’ ou ‘Supremo’, ou pode tentar duas dessas três opções.

Luz: No terceiro olho, tente imaginar um disco. Imagine que o disco gira em sentido horário e, sete vezes, cante ‘luz’ ou ‘Aum’ ou ‘Supremo’, qual você preferir.

Então, dentro desse disco que gira, imagine sete chamas muito, muito brilhantes. Tente se imaginar brincando com essas sete chamas, e às vezes tente sentir que você se tornou um com essas pequenas chamas, ao invés de brincar com elas.

Deleite: Por favor, imagine um disco rodando na altura do centro do seu coração. Agora, você irá cantar ‘deleite’ ou ‘Aum’ ou ‘Supremo’. Dentro desse círculo, que é o centro do coração –Anahata nada, de onde vem o som sem som – por favor, imagine que o seu coração é um jardim-flor, absolutamente maior do que o maior. Dentro desse enorme jardim, tente ver a mais linda piscina, muito grande. A água da linda piscina é prateada. Lá, você está nadando, mergulhando e fazendo todo tipo de coisas que lhe dá alegria. Então veja dentro da piscina, um barco dourado. Entre nele, e enquanto estiver entrando, tente imaginar que todo o seu ser se torna inteiramente dourado.

Meditação guiada para buscadores abaixo de 30 anos de idade:

Hoje faremos um tipo especial de meditação. Focaremos nossa atenção em vários lugares.

Jasmim no umbigo: Será seguro e sábio começar na área do umbigo. Então por alguns segundos, por favor, medite na área do umbigo e imagine uma flor de jasmim. A flor de jasmim significa pureza. Flores de jasmim nos ajudarão a purificar nossa impura realidade-corpo.

Lótus no Coração: Venha para o centro do coração e lá imagine uma linda flor-de-lótus. A beleza e fragrância da flor-de-lótus ajudará a nos identificar com a alma.

Rosa na mente: Quando focarmos nossa concentração na mente, dentro da cabeça, delicadamente imagine uma linda rosa. A beleza e fragrância da rosa nos ajudará a iluminar nossa obscura vida humana.

Concha no centro da coroa: Venha para o topo da cabeça e imagine uma concha, a vitória divina. Quando meditarmos no centro da coroa, nos ajudará se soprarmos a concha, o som da vitória divina. Imagine que a concha está anunciando a vitória divina, a sua vitória.

Meditação guiada para buscadores acima de trinta anos de idade:

Vamos primeiro focar nossa concentração no coração e depois no topo da cabeça.

Barco dourado no coração: Vamos começar com o coração. Imaginemos um barco dourado dentro do coração. Esse será nosso barco da Eternidade, nosso próprio barco da Eternidade, o qual está velejando dentro de nós.

Céu no terceiro olho: Quando meditamos no terceiro olho, devemos imaginar o céu e nossa própria Infinidade. Devemos observar nossa própria auto-expansão da Infinidade.

Sol no centro da coroa: Vamos meditar no centro da coroa e imaginar o sol, o qual é nossa nova criação da Imortalidade.

Meditação guiada para Concentração, Meditação e Contemplação no terceiro olho

Concentração: Vamos nos concentrar no terceiro olho, localizado entre e um pouco acima das sobrancelhas. Enquanto nos concentrarmos, imaginemos por alguns minutos, bem no terceiro olho, uma chama, uma chama dourada queimando. O que chamamos imaginação, não é nada menos do que uma realidade-existência, um mundo próprio. Então, vamos nos concentrar e, enquanto nos concentramos, vamos sentir chamas ardendo em nosso terceiro olho.

Por favor, inspire tão lentamente quanto possível, tão silenciosamente quanto possível, e enquanto inspirar, tente sentir que você não está inspirando pelo seu nariz; está inspirando pela sua testa. Enquanto expira, também estará expirando pela sua testa. Então, por favor, sinta a presença de chamas ardentes dentro dela, precisamente, dentro do terceiro olho.

Meditação: Agora vamos meditar no terceiro olho. Dessa vez também, por favor, inspire e expire pela sua testa e então imagine o planeta sol ou o sol interior, que é infinitamente mais brilhante que o planeta sol. Por favor, imagine ao menos um sol dentro da sua testa, no terceiro olho, e dentro desse sol, por favor, imagine incontáveis chamas ou raios de luz. Dessa vez, por favor, mantenha seus olhos totalmente abertos, pois assim você pode sentir a vastidão do sol junto com sua luz e poder.

Contemplação: Agora vamos contemplar. De um ponto de vista espiritual, a contemplação é a mais doce forma da unicidade inseparável. Essa é a unicidade do amante divino com o Amado Supremo. A unicidade que existe entre o amante divino e o Amado Supremo é chamada contemplação. É através da contemplação, contemplação apropriada, que chegamos a realizar que não somos apenas buscadores divinos, mas também amantes divinos e que Deus é nosso Amado Supremo. Somos como gotinhas e Deus é o oceano. Incontáveis gotas formam o oceano e também, o oceano abarca as gotas. Primeiro imaginamos chamas, depois o próprio sol.

Quando pudermos contemplar apropriadamente, nos tornaremos um com o Próprio Deus. Quando os buscadores, Deus-amantes e Deus, juntos, brincam, cantam e dançam, nesse momento, Deus está cantando a canção da multiplicidade na unidade. Quando o Uno Absoluto permanece em Seu aspecto transcendental e os buscadores e Deus-amantes se aproximam Dele, Deus está cantando a canção da unidade na multiplicidade.

Vamos contemplar no terceiro olho. Por alguns minutos, vamos sentir que somos os amantes-chamas; então sentiremos que somos o Sol-Amado. E mais, nós mudaremos nossos respectivos papéis.

Meditação guiada para Poder-concentração, Paz-meditação e Deleite-contemplação

Se eu quiser adquirir poder, me concentrarei numa realidade bem pequena. Devo focar toda a minha atenção numa pequena chama, e assim sem falha, vou adquirir poder-concentração.

Se eu quiser ter paz, meditarei numa realidade muito grande. Meditarei no vasto céu, e a vastidão do céu irá inundar o meu ser interior com paz.

E se eu quiser obter deleite, contemplarei a mais doce, mais querida e íntima Realidade-Unicidade aqui na terra e lá no Céu – o meu Amado Supremo.

 

 

Técnicas e meditações guiadas

Se quiser saber mais, veja nossos outros artigos sobre a meditação guiada.

Páginas relacionadas