Select Page

Samadhi

Não mais meu coração soluçará ou se afligirá.

Meus dias e noites se dissolvem na própria Luz de Deus.

Acima da labuta da vida,

Minha alma é um Pássaro de Fogo voando no Infinito.

.

Conheci o Uno e Seu Jogo secreto

E ultrapassei o mar do Sonho-Ignorância.

Em ressonância com Ele, eu brinco e canto;

Possuo o Olho dourado do Supremo.

.

Inebriado profundamente de Imortalidade,

Sou a raiz e os ramos de uma vastidão que assoma.

Minha Forma eu conheci e realizei.

O Supremo e eu somos um; a tudo sobrevivemos.

– Sri Chinmoy, Revelation, do livro My Flute

Sri Chinmoy em estado de samadhi

Samadhi: o estágio mais elevado da consciência divina

textos de Sri Chinmoy, do livro Meditação

O que é samadhi?

Samadhi (ou samádi) é um estado espiritual de consciência. Existem vários tipos de samadhi. Entre os inferiores, o savikalpa samadhi é o mais elevado. Depois do savikalpa, vem o nirvikalpa samadhi. Todavia, há um grande espaço entre os dois: eles são radicalmente diferentes. Há também um estado que vai além do nirvikalpa samadhi, chamado sahaja samadhi.

Tipos de samadhi

Savikalpa samadhi

No savikalpa samadhi, durante certo tempo você perde toda a consciência humana. Nesse estado, os conceitos de tempo e espaço são totalmente diferentes. Durante uma ou duas horas, você fica completamente em outro mundo. Você vê que quase tudo está pronto. Aqui neste mundo, existem vários desejos que ainda não foram satisfeitos, em você mesmo e nas outras pessoas. Milhões de desejos não foram satisfeitos, e milhões de coisas ainda não foram feitas. Entretanto, quando está em savikalpa samadhi, você verá que praticamente tudo está pronto, que não precisa fazer nada. Você é apenas um instrumento. Caso seja utilizado, muito bem. De outra maneira, tudo já foi feito. No entanto, a partir do savikalpa samadhi, todos precisam voltar para a consciência comum.

Até mesmo no savikalpa samadhi existem níveis. Assim como existem alunos brilhantes e fracos na mesma classe, no savikalpa samadhi também há alguns aspirantes que atingem o grau mais elevado. Outros, com menos aspiração, chegam a um degrau menos alto da escada, no qual as coisas não são tão claras e vívidas como no nível mais elevado.

Nirvikalpa samadhi

No savikalpa samadhi, há pensamentos e idéias que vêm de vários lugares, mas que não o afetam. Ao meditar, você não é perturbado, e o seu ser interior funciona de uma maneira dinâmica e confiante. Porém, quando você chegar a um estado um pouco mais elevado, quando se tornar uno com a alma em nirvikalpa samadhi, não haverá nenhuma idéia ou pensamento. Estou tentando explicar em palavras, mas a consciência do nirvikalpa samadhi nunca pode ser explicada ou expressa adequadamente. Estou tentando ao máximo falar numa consciência bem elevada sobre esse estado. Ainda assim, minha mente o está expressando. Entretanto, no nirvikalpa samadhi não existe mente. Há somente paz e bem-aventurança infinitas. Ali, a dança da Natureza cessa, e o conhecedor e o conhecido se transformam num só. Lá, você aprecia um êxtase supremamente divino de amor a si próprio, um amor que a tudo permeia. Você se torna o objeto da apreciação, o apreciador e a própria apreciação.

Ao entrar em nirvikalpa samadhi, a primeira coisa que você sente é que o seu coração é maior do que o próprio universo. Geralmente, você vê o mundo ao seu redor, e o universo parece infinitamente maior do que você. Contudo, isso acontece porque o mundo e o universo são percebidos pela mente limitada. Ao estar em nirvikalpa samadhi, você verá o universo como um ponto minúsculo dentro do seu enorme coração.

No nirvikalpa samadhi, há infinita bem-aventurança. Para a maioria das pessoas, bem-aventurança é um termo vago. Elas ouvem que há uma coisa chamada bem-aventurança, e algumas pessoas afirmam que já a sentiram. No entanto, a maioria não a conhece em primeira mão. Quando você entra em nirvikalpa samadhi, porém, não só sente bem-aventurança, mas também se transforma nela.

O poder é a terceira coisa percebida no nirvikalpa samadhi. Todo o poder de todos os ocultistas juntos não é nada comparado ao poder que você tem no nirvikalpa samadhi. Mas o poder desse estado que pode ser utilizado na Terra é ínfimo se comparado com o total.

O nirvikalpa samadhi é o estágio mais elevado que a maioria dos Mestres realizados consegue. Ele dura por algumas horas ou alguns dias, e então é preciso voltar de novo. Quando se sai dele, o que acontece? Muitas vezes, nos esquecemos do nosso próprio nome e idade. Não podemos falar ou pensar de maneira correta. Contudo, por meio da prática contínua, aos poucos nos tornamos capazes de descer do nirvikalpa samadhi e, ao mesmo tempo, funcionarmos de uma maneira normal.

Geralmente, quando alguém entra no nirvikalpa samadhi, não quer voltar para o mundo novamente. Se o corpo permanece ali por dezoito ou 21 dias, há todas as chances de que a alma deixe o corpo. Houve Mestres espirituais no passado venerável que atingiram o nirvikalpa samadhi e não mais voltaram. Eles alcançaram o seu mais elevado samadhi, mas acharam impossível entrar na atmosfera do mundo novamente e agirem como seres humanos. Não é possível operar no mundo enquanto se está nesse estado de consciência. É simplesmente impossível. Porém, há um ordenamento divino. Se o Supremo quiser que uma alma em particular aja aqui na Terra, mesmo depois de 21 ou 22 dias, ele pode levar esse indivíduo para outro canal de consciência dinâmica e divina, e tê-lo de volta no plano terreno para agir.

buda samadhi nirvana
samadhi contemplação yoga

O Absoluto


Nem mente, nem forma, apenas existo;

Cessaram agora toda vontade e pensamento.

O derradeiro fim da dança da Natureza,

Sou Aquilo por que busquei.

Um reino de deleite descoberto, definitivo,

Além de ambos, conhecedor e conhecido.

De um descanso imenso desfruto enfim;

Apenas o Uno encaro.

Cruzei os secretos caminhos da vida,

Tornei-me a Meta.

A Verdade imutável está revelada;

Sou o caminho, a Alma-Deus.

Meu espírito conhecedor de todas as alturas,

Estou calado no âmago do Sol.

Nada barganho com o tempo ou com as ações;

Meu jogo cósmico está concluído.

 

Sri Chinmoy

Sahaja samadhi

O sahaja samadhi é, de longe, o mais elevado tipo de samadhi. Nesse estado, estamos na mais sublime consciência. Todavia, ao mesmo tempo, somos capazes de agir no mundo físico denso. Mantemos a experiência do nirvikalpa samadhi, enquanto simultaneamente entramos nas atividades terrenas. Nós nos tornamos a alma e, ao mesmo tempo, estamos utilizando o corpo como um instrumento perfeito. No sahaja samadhi, não vemos as coisas triviais como um ser humano comum as vê. No entanto, nos recônditos mais profundos do coração, somos inundados com luz divina. Quando temos o sahaja samadhi, nos tornamos o Senhor e o Mestre da Realidade. Podemos ir à vontade até o Altíssimo e descermos até a consciência-Terra para manifestarmos.

Mesmo depois de atingir o tipo mais elevado de realização, em raríssimas ocasiões alguém é abençoado com o sahaja samadhi. Pouquíssimos Mestres espirituais chegaram a esse estado. Para o sahaja samadhi, é necessário a infinita graça do Supremo. Esse nível de consciência vem apenas quando alguém estabeleceu uma unicidade inseparável com o Supremo, ou quando ele quer mostrar, em raras ocasiões, que ele é o Supremo. Aquele que atingiu o sahaja samadhi e permanece nesse estado manifesta Deus de modo consciente e perfeito, e é o maior orgulho do Supremo Transcendental.

samadhi estado nirvana

Os samadhis


O que é savikalpa samadhi?

Savikalpa samadhi

É

A experiência do mar-Pureza

E

Céu-Integridade.

O que é nirvikalpa samadhi?

Nirvikalpa samadhi

É a experiência

Da altíssima

Autotranscendência.

O que é sahaja samadhi?

Sahaja samadhi

É

A mensagem da Realidade simplificada:

Ignorância finda

Para sempre

E

Imortalidade alcançada.

No Jogo Cósmico

Você descobre

O que eternamente e supremamente é,

O que sempre,

Desde o início dos tempos

Você tem

Desesperadamente e incansavelmente

Aspirado por se tornar.

Sri Chinmoy, The Dance of Life, part 15, Agni Press, 1973

 

Sri Chinmoy meditando em estado de samadhi

Play video

Perguntas e Respostas sobre samadhi

Pergunta: No mais elevado estado de samadhi, quando você olha para os outros seres humanos, que tipo de consciência sente neles?

Sri Chinmoy: Quando alguém está no mais elevado samadhi transcendental, a personalidade física dos outros desaparece. Não vemos os outros como seres humanos. Vemos apenas um rio de consciência, como um rio que está entrando no oceano. Aquele que está no mais sublime transe se transforma no oceano, e aquele que está num estado de consciência inferior é o rio. O rio corre até o mar e torna-se uno com este. Quem está desfrutando do mais elevado samadhi não percebe nenhuma individualidade ou personalidade nas outras pessoas. O ser humano que não está nesse estágio de samadhi é um rio corrente de consciência, enquanto aquele que está em samadhi se transforma no próprio mar, no mar de paz e luz.

Pergunta: Você ensina alguma técnica específica para os seus discípulos conseguirem o samadhi?

Sri Chinmoy: Não. O samadhi é um estado muito elevado de consciência. Se um iniciante chegar ao jardim de infância e perguntar para a professora como ele deve estudar para conseguir o Mestrado, ela vai simplesmente rir. Ela dirá: “Como posso explicar?” Antes de estarmos prontos para tentarmos atingir o samadhi, precisamos passar por muitas e muitas experiências espirituais interiores. Então, chega um momento em que o Mestre vê que o aluno está pronto para o savikalpa samadhi. O nirvikalpa samadhi está fora de questão para os buscadores no momento. A pessoa tem de ser um buscador muito avançado antes que possa até mesmo pensar em chegar ao savikalpa samadhi. Só se consegue o nirvikalpa samadhi no mais elevado estágio de aspiração. Infelizmente, não há ninguém agora entre os meus discípulos a quem eu possa ajudar a entrar nesse estado. Tenho muito orgulho dos meus discípulos. Alguns são bastante sinceros e devotados, e estão progredindo bem rápido. Mas ainda não chegou a hora de pensarem em entrar no samadhi. Para todos os buscadores, eu gostaria de dizer que a escada espiritual tem alguns degraus. Precisamos subi-la um passo de cada vez. Por enquanto, o samadhi, para os meus discípulos e para a grande maioria dos buscadores espirituais, é uma meta distante.

o que é samadhi

Samadhi e meditação

Como você leu nos escritos de Sri Chinmoy, Samadhi é um conceito muito, muito elevado. Para a maioria de nós, ele ainda está longe da nossa realidade. Mas tudo tem um início. Se quiser, comece com a concentração e meditação.

Páginas relacionadas