Select Page

O caminho e os oito passos do yoga

yoga passos

O caminho e os passos do Yoga

Por Sri Chinmoy, do livro Meditação, Yoga e a Arte de Viver: a Aventura da Vida

Somos um com o Espírito, mas não percebemos. Podemos perceber isso apenas quando praticamos conscientemente a espiritualidade, e para isso precisamos de aspiração. Quando desejamos, nos amarramos; quando aspiramos, nos libertamos.

 

Na jornada do yoga

De acordo com o sistema tradicional hinduísta, há três tipos principais de yoga – Karma Yoga, Bhakti Yoga e Jnana Yoga. Karma Yoga é o yoga do serviço dedicado. Bhakti Yoga é o yoga do amor e devoção. Jnana Yoga é o yoga do conhecimento e sabedoria. No Jnana Yoga vemos uma importante e poderosa ramificação, chamada de Raja Yoga. No ocidente, é ao que chamamos de misticismo, yoga para os místicos.

Há oito passos no sadhana ou disciplina espiritual: Yama, Niyama, Asana, Pranayama, Pratyahara, Dharana, Dhyana e Samadhi. Yama é autocontrole e abstinência moral; Niyama é a manutenção rigorosa de uma conduta e caráter; Asana são posturas físicas para tranquilizar o corpo e torná-lo um instrumento receptivo; Pranayama é a respiração sistemática para acalmar e ajudar a controlar a mente; Pratyahara é o afastamento da vida dos sentidos; Dharana é a fixação da consciência em Deus; Dhyana é meditação; e Samadhi é o transe, a união absoluta da consciência individual com a Consciência universal.

Não precisamos passar por todos os estágios preliminares uma vez que comecemos a aspirar conscientemente. Não precisamos passar pelos asanas e pranayamas de Hatha Yoga para entrar na meditação. Autocontrole, afastamento da vida dos sentidos e fixação da consciência em Deus são necessárias em certo grau para que a verdadeira aspiração comece. Mas, uma vez que a aspiração adentre a vida humana não iluminada, nossa jornada já começou.

Você não precisa passar deliberadamente por Yama, Niyama, Asana e Pranayama. Se realmente entrar no campo da aspiração, automaticamente tentará deixar as coisas ruins para trás. Automaticamente terá uma vida de moral e controlada. Você parará de fazer coisas que são prejudiciais para a sua vida espiritual. O seu choro interior, a sua aspiração, o compelirá a praticar os dois primeiros passos. E você verá que o terceiro e quarto passo não são necessários.

 

O caminho sol-iluminado

Como diz o ditado, devagar e sempre se ganha a corrida, e portanto você pode seguir passo a passo, devagar e sempre. Porém, há um caminho chamado de o caminho sol-iluminado. Todas as estradas levam à mesma Meta, mas há uma estrada que o levará mais rápido que as demais. É certamente possível praticar Pratyahara sem ter praticado antes as outras disciplinas. E caso alguém queira pular Pratyahara e começar com Dharana ou Dhyana, também será possível. Muitos buscadores espirituais o fizeram e foram bem sucedidos nas suas jornadas espirituais. Mas fica a cargo de cada indivíduo deve sentir ou não a necessidade de certos passos.

Eu explico aos meus discípulos que não é necessário começar nos passos anteriores ao Dhyana. Eles meditam comigo e têm experiências elevadas, sublimes, sem as disciplinas anteriores. Mas há outros Mestres espirituais que pedem aos seus discípulos que passem por outros estágios. Eu não tenho nada contra isso. Cada um tem a sua própria maneira de realizar a Verdade e oferecer a Verdade aos outros. Se for sincero o suficiente para seguir um caminho espiritual até o fim, e se tiver um Mestre espiritual ou amigos que sejam muito mais avançados na vida espiritual, poderá tomar suas sugestões e auxílio sobre como fazer mais rápido progresso.

O que é aspiração? Aspiração é o clamor constante por se elevar ao Altíssimo, correr até o mais Longínquo e mergulhar Profundíssimo.