Select Page

Sri Chinmoy


“Estou tentando, de acordo com a minha humilde capacidade, ser de serviço dedicado ao mundo. Estive nas Nações Unidas para oferecer meditações desde 1970. Compus muitas canções e poemas e fiz milhares e milhares de pinturas. Eu faço isso tudo para inspirar aos outros… A inspiração é um elemento divino na nossa vida. Quando estamos inspirados, tentamos escalar os Himalaias. Quando estamos inspirados, tentamos nadar o Canal da Mancha. Quando estamos inspirados, vamos de um país para o outro para inspirar às pessoas e ser inspirados por elas. Sinto que quando inspiramos à humanidade, automaticamente nos tornamos bons cidadãos do mundo. Essa é a minha filosofia.”

Sri Chinmoy, A Mystic Journey, Part 1 2000, pp. 1–2

Brasilia, August 26th 2003, Ministry of Culture

On this most auspicious event of your birthday, it is my great pleasure to extend to you my warmest wishes.
The celebration for your 72nd birthday is an event that brings great pride for all those that share the ideals of peace for the humankind.
By recognizing your efforts towards world peace, the country of Brazil joins you in this celebration, keeping in mind your proverbial utterance: peace begins inside each and every one of us.

– Gilberto Gil Moreira  
Minister of Culture, Brazil

 

Quem é Sri Chinmoy

Sri Chinmoy (Chinmoy Kumar Ghose, 27 de Agosto de 1931, Chittagong, Índia – 11 de Outubro de 2007, Nova Iorque, EUA) foi um professor espiritual que incansavelmente dedicou sua vida e trabalhos à causa da paz interior através do desenvolvimento espiritual da humanidade.

 

.

“A verdade está em tudo,

Mas o amor é tudo.

Sri Chinmoy

Professor contemporâneo

Considerado por muitos um professor espiritual moderno, Sri Chinmoy acreditava que uma pessoa buscando por satisfação interior através da espiritualidade não precisa abandonar a sociedade e, na verdade, não deve nunca abandoná-la.

Seus alunos ao redor do mundo possuem profissões normais, desde os mais simples serviços até as mais sofisticadas tarefas na sociedade, e consideram os vários aspectos da vida como parte de um estilo de vida espiritual integral.

A espiritualidade adquirida através da meditação e outras práticas pode ser colocada em ação no nosso dia a dia.

E também pode ser praticada através de serviço altruísta, como, no caso deste site, o ensino gratuito de meditação.

 

As múltiplas áreas de atividade de Sri Chinmoy

Durante a sua vida, os esforços de Sri Chinmoy alcançaram diversos campos. Alguns são comumente associados com professores espirituais, tais como escrever teses, peças de teatro e aforismos, oferecer meditações públicas e responder perguntas.

Você pode ver na Sri Chinmoy TV muitas respostas a perguntas colocadas a ele décadas afora.

Mas o seu repertório de serviço não era limitado aos métodos orientais tradicionais, como veremos mais abaixo.

Sri Chinmoy fala sobre si

Play video

Sri Chinmoy fala sobre esportes

Play video

Esporte e boa forma

Um velocista e decatleta campeão em sua juventude, Sri Chinmoy voltou às provas rasas e às competições depois dos 50 anos de idade, após iniciar no ciclismo e levantamento de pesos. Com o passar do tempo, foram adicionadas as corridas de distância e ultramaratonas. Ele assim se tornou um exemplo vivo de auto-transcendência, com sempre crescentes metas atléticas.

A determinação de Sri Chinmoy para alcançar metas específicas no levantamento de peso veio do interior, em metas “ordenadas pelo Piloto Interior”. Elas se colocam como um poderoso exemplo da sua filosofia “nunca desista” para gerações novas e antigas.

O Sri Chinmoy Marathon Team é uma organização internacional, cujos membros anualmente organizam milhares de eventos esportivos. Dentre eles, inclui-se a maior corrida pedestre do mundo, a the Self-Transcendence 3100-mile Race, em Nova Iorque. Os participantes correm ao redor de uma quadra por até 18 horas por dia em 52 dias consecutivos.

Música

Sri Chinmoy foi um compositor prolífico de mais de 22.000 canções em seu idioma natal bengali, bem como inglês, francês e sânscrito. Sri Chinmoy tocou suas composições na flauta, esraj, violoncelo e sintetizador, bem como improvisações no piano e órgão de igreja. Para ouvir a sua música meditativa, por favor visite a Radio Sri Chinmoy.

sri chinmoy musica

A arte de Sri Chinmoy

Play video

Artes plásticas

Em 1974, seguindo uma “ordem interior do [seu] Piloto Interior”, Sri Chinmoy começou espontaneamente a pintar. Criado como um poeta desde criança, Sri Chinmoy nunca teve educação formal nas artes visuais. Ele dependeu da sua visão interior para ver manifestar realidades interiores através dos seus milhões de coloridas obras de arte. Seus desenhos de pássaros, que simbolizam a liberdade da alma humana, são mais de 16 milhões.

Em junho de 1976, ao conferir a Sri Chinmoy um prêmio da Escola de Manhattan de Artes Visuais, Brian Gormley descreveu o seu trabalho como “arte purificada de todas as ambições e desejos que frequentemente encontramos no mundo da arte.”

De acordo com Sri Chinmoy, “toda a arte, sem exceção, é uma expressão da Beleza do Supremo. Arte é beleza, e beleza é arte. Arte, beleza e alegria são como três irmãs.”

Vitrines expondo o seu trabalho incluem o Carousel du Louvre em Paris, o prédio do Secretariado das Nações Unidas em Nova Iorque e muitos outros.

Concertos da Paz

Em 1984 ele começou uma série de concertos gratuitos pela paz mundial, tocando em locais como o Royal Albert Hall em Londres, Carnegie Hall em Nova Iorque, Nippon Budokan em Tóquio e a Sydney Opera House. Esses concertos, oferecidos a partir de uma “consciência meditativa”, estão entre os mais numerosos dos seus oferecimentos públicos, ultrapassando os 800.*

*Dua 2005, p. 66; “Sri Chinmoy Composes

“Quando cantamos, temos de nos tornar um como o cantor interior. Exteriormente, podemos ser muito habilidosos com a música, mas, se não tivermos a capacidade de nos tornarmos um com o cantor interior, o nosso canto não será repleto de alma.”

Sri Chinmoy

Concerto em Zurique

Play video

A Corrida da Paz

Play video

Sri Chinmoy Oneness-Home Peace Run (a Corrida da Paz)

Dentre as suas iniciativas pela paz interior e amizada exterior, a Sri Chinmoy Oneness-Home Peace Run é a mais bem conhecida. Todos os anos, times de corredores voluntários atravessam os seus países, suas fronteiras políticas e geográficas, carregando uma tocha flamejante que simboliza o anseio eterno de cada ser humano por unicidade e amizade.

Em seu trajeto, a Corrida da Paz visita milhões de pessoas nas escolas, prefeituras, clubes comunitários e escritórios de presidentes. Os corredores compartilham da mensagem que “a paz começa comigo.” Segurando a tocha e fazendo um pedido pela paz, cada pessoa encontrando a Corrida da Paz passa a fazer parte de um time maior, auxiliando ativamente a acalentar unicidade e amizade.

ckg_pope_jp_bw“Eu saúdo os corredores da Corrida da Paz, que estão carregando a tocha até o destino da paz pelas ruas do mundo.”

Papa João Paulo II, 31 de Maio de 1995
(Após segurar a Tocha da Paz Sri Chinmoy e segurá-la com Sri Chinmoy no Vaticano.)

Nações Unidas – ONU

Na primavera de 1970, a convite do então Secretário-Geral U Thant, Sri Chinmoy começou a conduzir meditações bissemanais nas Nações Unidas (ONU). Essas meditações ecumênicas são para o pessoal e membros de delegações e organizações não-governamentais ou ONGs. Desde aquela hora até o dia de hoje, o Grupo de Meditação continuou as meditações regulares e ofereceu uma série de programas, palestras e concertos para promover a harmonia mundial, em apoio às metas e visão das Nações Unidas.

“A mensagem exterior das Nações unidas é Paz. A mensagem interior das Nações Unidas é Amor. A mensagem mais profunda das Nações Unidas é Unicidade. Sentimos a Paz. Tornamo-nos o Amor. Manifestamos a Unicidade.”

Sri Chinmoy

sri chinmoy onu
sri chinmoy ponte da paz peace blossom

Sri Chinmoy Peace-Blossoms

Sri Chinmoy Peace-Blossoms, (Flores-da-Paz Sri Chinmoy) é um programa iniciado em 1989 que envolve uma ligação global entre povos que valorizam a paz e estabelecem locais irmãos em grandes cidades, marcos e locais belos. Com as cerimônias de inauguração nesses locais e as visitas dos passantes, a visão da paz se torna real e tangível e auxilia pessoas de índoles similares ao redor do mundo a se sentirem conectadas. Em Abril de 1995, um artigo do Hinduism Today relata que o Nepal dedicou uma montanha nunca escalada como “Montanha da Paz Sri Chinmoy”. Outros lugares incluem as Cataratas do Niágara (e, claro, as Cataratas do Iguaçu), pontes que unem nações, capitais de diversos estados e 152 países, incluindo o Brasil.

Ensinamentos

Oração e meditação, auto-transcendência, serviço à sociedade e unicidade entre indivíduos e organizações são algumas das pedras fundamentais da filosofia de Sri Chinmoy.

Seus ensinamentos são inclusivos e valorizam profundamente as contribuições feitas por grandes figuras espirituais de todas as fés, como Krishna, Buda, o Cristo e Sri Aurobindo, assim como santos, sábios e visionários da história.

Meditação no coração

De acordo com a Dra. Kusumita Pederson, chefe do Departamento de Estudos Religiosos no St. Francis College em Nova Iorque, “Sri Chinmoy escreveu extensivamente sobre meditação, mas não recomenda uma ‘técnica’ específica para todos. Ele recomenda que cada buscador encontre o seu próprio método de acordo com suas experiências interiores, utilizando certos princípios básicos: a necessidade de focar no coração com uma mente serena e silenciosa; o enorme poder espiritual da gratidão e a necessidade absoluta da ‘aspiração’, aquele clamor por auto-transcendência, descrito como uma chama que sobe buscando por Deus.

Pedersen, “Renaissance Yogi” (http://www.hinduismtoday.com/archives/1989/04/1989-04-04.shtml) Hinduism Today 1989.

Prêmios

Sri Chinmoy recebeu reconhecimento mundial em sua vida de extraordinárias contribuições em muitos campos. Ele recebeu prêmios prestigiosos de líderes governamentais e educacionais, bem como comunidades locais e indivíduos. Alguns deles são o Prêmio Madre Teresa, recebido do presidente da Macedônia, o Medalhão Nehru da UNESCO e o Premio Gandhi da Paz da Índia.

Sri Chinmoy recebeu muitos diplomas honorários. Um notícia da Universidade Internacional do Cambodia diz que “Após um exame cuidadoso dos documentos e filmes sobre o que Sri Chinmoy fez pela humanidade durante quatro décadas, o comitê do Conselho de Ciência, chefiado pelo Prof. Dr. Sam Sophean, decidiu unanimemente conceder um diploma honorário de Doutor em Ciências Humanas em Estudos da Paz.”

Encontros com figuras mundiais

Sri Chinmoy foi convidado por muitos líderes mundiais de diversas áreas para meditar e compartilhar visões sobre unicidade e paz interior. Apesar de Sri Chinmoy não discutir política como tal, ele se encontrou e compartilhou inspiração com muitos líderes políticos e espirituais de renome, incluindo o Presidente Gorbachev, Presidente Nelson Mandela, Madre Teresa, Papa João Paulo II e outros. Ele também manteve correspondência vasta com muitas dessas figuras mundiais.

“Seus feitos são inestimáveis, pois não podem ser medidos por quaisquer parâmetros políticos ou econômicos; eles são nobres e curam a alma humana.“

Carta do Presidente Mikhail Gorbachev, 27 de Março de 1995

Quando estamos inspirados, tentamos nadar o Canal da Mancha. Quando estamos inspirados, vamos de um país para o outro para inspirar às pessoas e ser inspirados por elas. Sinto que quando inspiramos à humanidade, automaticamente nos tornamos bons cidadãos do mundo. Essa é a minha filosofia.”

Sri Chinmoy, A Mystic Journey in the Weightlifting World

Serviço humanitário através do The Oneness-Heart-Tears and Smiles

Sri Chinmoy estabeleceu o “The Oneness-Heart Tears and Smiles,” uma organização de serviço humanitário que envia suprimentos médicos, alimentos e roupas para regiões empobrecidas da Europa oriental, Ásia, África e Micronésia. Um programa “kids-to-kids” organiza que escolas enviem material educacional para escolas irmãs em países desfavorecidos.

“Drawings of Hope” é um projeto especial, onde crianças enviam desenhos e mensagens carinhosas aos seus irmãos e irmãs carentes ao redor do mundo. Isso inclui muitos milhares de crianças na Indonésia, orfanadas pelo tsunami de 2004. Muitas das crianças comentam que ter recebido amor e cuidado do outro lado do mundo lhes trouxe motivação crítica para seguir em frente e tentar uma vez mais reconstruir suas vidas.

Escritos

Sri Chinmoy escreveu prolificamente em muitos gêneros, incluindo poesia, aforismos e prosa. Dentre seus maiores trabalhos está uma coleção de 50 mil poemas chamada “Seventy-Seven Thousand Service-Trees”. Há centenas de volumes de suas respostas a perguntas feitas sobre espiritualidade em geral. A maior parte das suas obras pode ser encontrada integralmente na Sri Chinmoy Library.

centro sri chinmoy

O Centro Sri Chinmoy

O Centro Sri Chinmoy é uma rede internacional de voluntários de todos os âmbitos de vida, unidos na busca comum pela satisfação através de uma vida de meditação silenciosa e serviço à sociedade, como ensinados por Sri Chinmoy. Há membros em todos os continentes, particularmente na América do Norte e Europa. O Centro Sri Chinmoy é o principal organizador detrás de muitas das iniciativas de paz de Sri Chinmoy, como a Sri Chinmoy Oneness-Hone Peace Run and The Oneness-Heart Tears and Smiles

Leia mais na página oficial dos Centros Sri Chinmoy.

Site oficial de Sri Chinmoy

Para saber mais sobre Sri Chinmoy, por favor visite o seu site oficial.

Páginas relacionadas