Select Page
Play video

Livro de meditação

– sugestão de leitura para aprender a meditar

“Não existe nada mais poderoso do que a paz.” – Sri Chinmoy, do livro Meditação

Onde comprar

livro meditacao

Livro impresso (R$ 39)

Agbook

Clube de autores

Ebook PDF (R$45)

Amazon.com.br

Clube de autores

O livro Meditação: a perfeição-homem na Satisfação-Deus

por Patanga Cordeiro

O objetivo desta página é compartilhar um pouco sobre esse livro de meditação, que é o meu livro favorito e que considero ao mesmo tempo o mais completo e mais simples. Recomendo o livro impresso ao PDF.

Ele foi escrito por Sri Chinmoy, com seleções de respostas a perguntas feitas a ele durante décadas de ensino. Eu pessoalmente participei, junto com outros colegas, no processo de tradução, revisão e diagramação do livro em português. Por isso, posso recomendar sem dúvida para quem quer aprender a meditar ou melhorar a sua prática atual. E é isso que faço com frequência nos nossos sites e nos cursos que oferecemos.

 

Meditar não quer dizer apenas sentar-se em silêncio por cinco ou dez minutos. Exige esforço consciente. A mente precisa ficar calma e quieta. Ao mesmo tempo, ela tem de ficar atenta, para não permitir a vinda de nenhum desejo ou pensamento que a distraia. Quando fazemos com que a nossa mente fique calma e silenciosa, sentimos que uma nova criação está surgindo dentro de nós. Quando a nossa mente está vazia e tranquila, e toda a nossa existência se transforma num recipiente vazio, o nosso ser interior pode invocar paz, a luz e a felicidade infinitas para preenchê-lo. Isso é meditação.

Sri Chinmoy

livro de meditacao

Um livro que conversa com a gente

Acho que um dos grandes destaques do livro é a forma com que fala com o leitor. Ao invés de ser um simples compilado de técnicas e dicas para meditar bem, Sri Chinmoy deixa transparecer que ele possui um interesse genuíno no bem estar e progresso interior dos buscadores que estão procurando a meditação como instrumento para a autodescoberta.

Você pode ver claramente que ele não usa uma linguagem “comercial”, no sentido de querer agradar o leitor ou explicar algo que ele esperaria ouvir. Não. Ele procura trazer à tona o nosso potencial, explicando a necessidade da autotranscendência se queremos ir longe, voar alto e mergulhar fundo na nossa busca pela espiritualidade.

Ao mesmo tempo, o autor frisa aspectos que nem sempre são abordados em livros técnicos: a Compaixão de Deus. Talvez por causa de um certo preconceito que as pessoas tenham com a religião, e a relação comum entre oração, meditação e religião, alguns livros de meditação preferem deixar de lado a parte mais essencial, que é a de que não estamos sozinhos lutando contra o mundo ao nosso redor e dentro de nós. Não. Somos herdeiros do Trono transcendental, destinados a alcançar a perfeição do Criador, se não por uma Graça incondicional, então pela contribuição dos nossos esforços e da Compaixão de Deus.

Se você for sincero, dirá que a Graça de Deus também veio bem na hora que você começou a sua jornada. De outro modo, não teria nem mesmo se inspirado a entrar no barco. No entanto, ao começar, você sente que está realizando um enorme esforço pessoal. Mas chega uma hora em que percebe que esse esforço pessoal nada mais é do que a Compaixão das alturas. Por que você se levanta de manhã cedo para orar e meditar, enquanto os seus amigos ainda estão afundando nos prazeres da letargia? É porque a Graça de Deus veio até você. Quanto mais profundamente você for, mais claro vai ficar que a Graça de Deus o capacita a fazer progresso através do esforço pessoal. Ou Ele está satisfeito com você, ou Ele está ajudando você em Sua infinita Compaixão.

Sri Chinmoy

Técnicas de meditação guiada, concentração e respiração no livro

O livro de meditação conta com umas boas 20+ técnicas de meditação variadas, nas seções: exercícios para iniciantes,exercícios respiratórios, exercícios de concentração, exercícios de meditação, exercícios de contemplação, exercícios para aumentar a receptividade.

Uma técnica simples do livro Meditação

A vastidão do céu. Mantenha os olhos semi-abertos e imagine o vasto céu. No começo, tente sentir que o céu está diante de você. Mais tarde, tente sentir que você é tão vasto quanto o céu ou que é o próprio vasto céu.

Depois de alguns minutos, feche os olhos e tente ver e sentir o céu dentro do seu coração. Sinta que você é o coração universal, e que dentro de si mesmo está o céu no qual meditou e com o qual se identificou. O seu coração espiritual é infinitamente mais vasto do que o céu. Portanto, você pode facilmente abrigar o firmamento dentro de si.

Temas relevantes abordados no livro de meditação

Os capítulos do livro são os seguintes:

1) Meditação: a linguagem de Deus, 2) Primeiro, o mais importante: como começar, 3) Dominando os fundamentos, 4) A mente silenciosa; Prática: purificando a mente, 5) Seu coração espiritual: o lar da paz, 6) Concentração, meditação e contemplação: três passos para a plenitude, 7) Duas asas para voar: oração e meditação, 8) O poder do mantra, 9) Música e meditação , 10) Receptividade: abrindo-se para a Luz, 11) Estou meditando bem? , 12) Mantendo a sua alegria, 13) Meditação diária: alimento para a alma , 14) Nunca desista!, 15) Meditação: a solução prática de seus problemas, 16) Meditação na prática: servindo aos outros, 17) O guru: seu professor particular, 18) Meditando como um discípulo de Sri Chinmoy, 19) Compreendendo suas experiências interiores, 20) Samadhi: o ápice da consciência divina

Tópicos especiais do livro

O livro de meditação também aborda a fundo assuntos raramente mencionados num livro técnico de meditação. Por exemplo, Mestres espirituais, experiências interiores, Caminhos espirituais, oração e meditação e até mesmo samadhi.

A importância da leitura de livros espirituais

Como vemos no vídeo que abre esta página, a leitura auxilia a nossa mente a ser uma parte ativa da nossa busca interior. Se esquecermos da mente, se não a valorizarmos e não a alimentarmos com um pouco de alimento que ela conheça, que é a informação contida nos livros, ela poderá ir contra os nossos esforços e atrapalhar as decisões do nosso coração espiritual.

Mas lendo um livro escrito por um Mestre espiritual realizado obteremos mais do que informação mental. Ele alcançou a meta final, a mesma meta que estamos procurando mesmo sem saber. Simplesmente pela proximidade com a realização do Mestre, que fica embutida nos seus escritos e livros, podemos fazer progresso.

Outros livros sobre meditação e espiritualidade recomendados

Temos também uma página com mais de 10 livros recomendados sobre temas de espiritualidade e o aprender a meditar. Livro sobre meditação.

Livro para meditar – Ebook e .pdf vs livro impresso?

Recomendamos o livro impresso sempre. Os livros ebook ou .pdf não conseguem dar a mesma experiência ao leitor e buscador que ler um livro no meio eletrônico. O meio eletrônico é, por definição, um removedor de atenção, com todas as suas funções e possiblidades. Já o livro impresso ocupa o seu espaço e, assim ocupando-o, faz com que nos concentremos melhor nele. Assim, recomendamos sempre os livros impressos aos formatos .pdf ou ebook.

Quem não foi na casa de um tio ou avó ou amigo e não encontrou um livro super interessante na estante? Pois é, os livros digitais / .pdf não conseguem ter essa mágica, né?

Páginas relacionadas